OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIRINÓPOLIS – GO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- ERIVELTO CARLOS FREITAS SILVA
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Banca |
- MÁRCIO DE OLIVEIRA
- MARIA SILVIA ROSA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” com o objetivo de analisar os impactos da BNCC na prática pedagógica dos professores e suas percepções quanto à formação continuada proposta para a implementação e preparo da utilização deste documento, realizada pela rede municipal de educação de Quirinópolis-GO. Partimos do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de gerar grandes mudanças no direcionamento das aprendizagens dos estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, além das redes e dos sistemas da educação pública e privada do país. Porém, após sua implementação, tornou-se objeto de investigação em todo o país, não sendo diferente junto aos professores do município de Quirinópolis, Goiás, onde indagamos: quais as propostas de formação continuada da rede pública de ensino no município de Quirinópolis, Goiás? O que pensam os professores sobre as formações para inserção da BNCC em suas práticas pedagógicas? Para fundamentação teórica da pesquisa, buscamos os conhecimentos exarados em Nóvoa (1992), Saviani (1994, 1996, 2009, 2020); Aguiar e Dourado (2018); Freitas (2018); Dourado (2019), Libâneo (2019) e Peixoto (2020). Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo como metodologia, percorremos pela pesquisa bibliográfica e documental para qualificar os projetos de formação ofertados para os professores das unidades escolares pesquisadas e, posteriormente, aplicacamos os questionários a 20 professores de duas escolas municipais de Quirinópolis, GO. Os resultados foram tratados em gráficos e tabelas, todavia, além de discutirmos com o referencial, também descrevemos os anseios desta classe profissional que, apesar de estar no espaço escolar e compreender as necessidades de nossos estudantes, pouco é preparada por meio da formação continuada e, muito menos, tem voz ou representatividade na construção e implementação de um documento tão importante que orienta a construção dos currículos escolares de todo o país. Portanto, concluímos a pesquisa sob o posicionamento de que a formação continuada do lócus da pesquisa é precária e não responde às necessidades dos docentes, principalmente, no que tange à BNCC. |
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O FAZEDOR DE POETAS NA ARTE DA PALAVRA ENSINADA: A TRAJETÓRIA DE MARCOS MOLEZ MARIN |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE
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Banca |
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- EVERSON APARECIDO CONTELLI
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
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Resumo |
A dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, vinculada a Área de Concentração em “Educação, Linguagem e Sociedade”. A dissertação analisa a trajetória e as práticas pedagógicas de Marcos Molez Marin, com foco na integração da poesia e das artes no currículo escolar, utilizando como referência a teoria de Paulo Freire. A pesquisa investiga como essa integração impactou a formação dos alunos e o desenvolvimento da comunidade escolar em Santa Albertina, SP, e
Santana da Ponte Pensa, SP, onde Marin atuou como professor e diretor entre as décadas de 1960 e 1990. A metodologia qualitativa se baseia em pesquisa documental, com análise de livretos dos Festivais de Poesia idealizados por Marin, e entrevistas com ex-alunos, colegas e familiares. Os resultados revelam que a paixão de Marin pela poesia e sua crença em seu poder transformador o levaram a criar eventos que transcendiam o ambiente escolar, tornando-se marcos culturais para as comunidades. Os Festivais de Poesia, além de estimular a criatividade e a expressão individual, promoviam a autoconfiança, a capacidade de comunicação e a integração entre escola e comunidade. Relatos de ex-alunos demonstram o impacto duradouro das práticas de Marin, que inspiraram muitos a continuar escrevendo poesia e a buscar o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa conclui que a integração da poesia e das artes no currículo, sob a liderança de Marin, contribuiu significativamente para a formação integral dos alunos, fomentando a criatividade, a criticidade e o senso de comunidade, alinhando-se aos princípios da educação libertadora de Paulo Freire. |
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EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM FOCO: UMA ANÁLISE DA CRUELDADE E VIOLÊNCIA EM TRÊS CONTOS DE RUBEM FONSECA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- DANGLEI DE CASTRO PEREIRA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Sociedade, com o objetivo de examinar a presença da crueldade e da estética do realismo feroz nos contos de Rubem Fonseca, considerando seu impacto na formação docente e literária. Em Rubem Fonseca, a crueldade do tema e dos recursos expressivos se alia com a exposição nua, crua, portanto “realista feroz” (Candido, 1989) das ações da narrativa. Desta forma, a literatura e a arte, com base na noção de crueldade (Rosset, 2002), expõem de maneira ostensiva e sem mediação as complexidades de relações fraturadas estabelecidas entre indivíduos em um determinado ambiente social. Os contos fonsequianos invariavelmente se apropriam dos discursos de violência veiculados por diferentes meios de comunicação como jornais, boletins de ocorrência policial, cinema entre outros. É o que demonstram as narrativas escolhidas como corpus deste trabalho: Nau catrineta, do livro Feliz ano novo, Duzentos e vinte e cinco gramas, conto integrante de Os prisioneiros, e Carne Crua, conto homônimo do último livro do autor, de 2018. Assim sendo, a articulação dessas narrativas fonsequianas em um estilo cruel, agressivo e sádico, demarcado por condições comportamentais desprovidos do peso e da medida ético-moral, permite uma aproximação com a teoria proposta por Candido e Rosset, já que na prosa de Fonseca, os narradores e personagens são indivíduos prisioneiros de suas vontades, fobias, crenças e manias. Dessa forma, o enfoque principal consiste em evidenciar como as narrativas provocativas do autor oferecem insights sobre a sociedade contemporânea e incentivam a reflexão crítica, enfatizando a relevância da literatura na educação. |
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PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E LIDERANÇAS TERENA SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA ARGOLA, MIRANDA - MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/08/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
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Orientando(s) |
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Banca |
- ANTONIO CARLOS SEIZER DA SILVA
- LÉIA TEIXEIRA LACERDA
- MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
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Resumo |
O objetivo que norteou a pesquisa foi a análise do processo de busca da autonomia educacional e diferenciação para a Educação Escolar Indígena, com o levantamento das lutas e da legislação existente, e a compreensão do significado da educação diferenciada para a comunidade indígena da Aldeia Argola em Miranda -MS. A metodologia empregada foi qualitativa do tipo etnográfica, utilizando para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal Indígena Polo Felipe Antônio, localiza-se a 12 km da cidade de Miranda/MS. Na pesquisa de campo, além da análise do pesquisador com anuência da gestão da escola e da liderança local, foi aplicado um questionário semiestruturado, tendo como público-alvo: professores/as indígenas, lideranças indígenas e anciãos/ãs da comunidade que concordaram e assinarem o Termo de Consentimento e Livre Esclarecimento (TCLE). Os resultados apontaram que embora algumas conquistas importantes tenham sido alcançadas na consolidação da Escola Indígena, ainda existem obstáculos a serem superados, principalmente dos recursos humanos, é preciso uma capacitação mais profunda dos professores, uma dedicação mais especial dos coordenadores e diretores escolares para implantar a educação de qualidade nas escolas indígenas. E concluiu-se que como pesquisador e professor indígena acredito que muito em breve será possível vivenciar a escola indígena que almejamos, onde professores e alunos possam interagir em uma educação autônoma, diferenciada, principalmente na comunidade indígena da Aldeia Argola em Miranda -MS. |
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O MACHISMO NO ESPAÇO ESCOLAR: um estudo sobre representações docentes em uma escola da rede municipal de ensino de Paranaíba – MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/08/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- APARECIDA FAVORETO
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
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Resumo |
Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (GEPHEB) e à linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação’’ do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Esta pesquisa tem como objetivo um estudo de representações docentes sobre o machismo numa ambiência escolar, no tempo presente na educação básica de Paranaíba MS sob a perspectiva de gênero. Entende-se a urgência desse tema dadas as inúmeras ocorrências dos mais diversos tipos de violências contra as mulheres e dissidentes que são registradas no país, pois o machismo é preponderante nesses casos. Nesse sentido, parte-se da hipótese que o machismo é produzido de forma consciente ou inconsciente na sociedade e que a escola pode estar contribuindo com esse processo. Neste campo de estudo, a questão norteadora para investigação serão representações de docentes sobre o machismo em uma ambiência escolar, pois é importante atentar-se para os olhares de professores\as e investigar a especificidade local manifestada em suas representações sobre o machismo na escola e, se há ações formativas para diminuir essas relações de poder assimétricas. Assim, se faz necessário abrir discussão sobre essa temática, tendo como sujeitos da pesquisa dez professores/as regentes no ensino fundamental I, de uma escola pública da rede municipal de ensino de Paranaíba. Para tal, recorre-se à pesquisa de ordem qualitativa, valendo-se de levantamento bibliográfico a fim de buscar amparo na formulação de questões e na construção das interpretações, bem como de um questionário estruturado como instrumento para a coleta de dados e o uso do diário de campo conforme proposto por Kroef; Gavillon e Ramm (2020). Além da perspectiva de gênero em Scott (1989), Butler (2003) e da dominação masculina em Bourdieu (2012) far-se á inferências à metodologia da interseccionalidade proposta por Collins e Bilge (2021), bem como da análise de conteúdo de Bardin (2011), pois tais metodologias contribuirão para compreender como o machismo está imbricado nas relações de poder perpassadas por gênero, religião, sexualidade nos sujeitos da pesquisa. Lerner (2019), Segato (2022) e Hintze (2020) fundamentarão a compreensão para adotarmos estudos centrais sobre patriarcado e machismo. A partir desse movimento empírico-científico entende-se ser possível compreender alguns aspectos que contribuem para legitimação e perpetuação do machismo em sua ordem política patriarcal na sociedade. Portanto, conclui-se que o machismo se faz presente na ambiência escolar e dada suas práticas discursivas diversas e espalhadas, nem todos/as professores/as foram capacitados para lidar com o machismo. Acredita-se que alguns eixos de opressões assim como a falta de formação continuada nesse tema preponderam para a manutenção do machismo. |
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A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO INFLUÊNCIA PARA A LEITURA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- KÉZIA BARBOSA DA SILVA PROCÓPIO
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Banca |
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
- OSVALDO COPERTINO DUARTE
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Resumo |
Nesta dissertação apresentam-se os resultados de pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Paranaíba na linha de pesquisa Linguagem, educação e cultura. Tendo como objetivo geral analisar de que modo o uso de ferramentas vinculadas às mídias digitais utilizadas nas práticas de leituras influenciam e despertam o interesse dos estudantes da
educação básica na leitura de textos literários, e como objetivos específicos oferecer pressupostos sobre o uso de um recurso tecnológico, isto é, o uso do vídeo nas aulas de literatura; evidenciar de que forma o uso do vídeo poderá envolver estudantes nas leituras literárias e identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos discentes ao utilizar o vídeo como influência para a leitura e produzir filmes de curta-metragem a partir das obras lidas. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: De que modo o uso de ferramentas vinculadas às mídias digitais utilizadas nas práticas de leituras influencia e desperta o interesse dos estudantes da educação básica na leitura de textos literários? A pesquisa foi realizada junto a estudantes da educação básica da Escola Estadual Dr. Ytrio Corrêa localizada no município de Alto Garças, no estado de Mato Grosso. O aporte teórico focou em pesquisadores brasileiros e estrangeiros que debatem sobre a temática tanto no âmbito nacional como internacional, tais como Compagnon (2009), Candido (2002), Colomer (2001) e Marcuschi (2008), entre outros. Metodologicamente o estudo tem similaridade com a pesquisa-ação baseada no autor Michel Thiollent, adotando a abordagem qualitativa a partir dos dados coletados junto aos sujeitos participantes por meio do Grupo Focal e dos resultados dos questionários aplicados. Constata-se que incorporar ferramentas digitais nas práticas de leitura pode transformar a maneira como os estudantes se relacionam com textos literários, tornando a leitura mais acessível, relevante e
cativante. A combinação de estímulos visuais e auditivos, interatividade, acesso facilitado e oportunidades para aprimorar habilidades tecnológicas contribui para despertar e sustentar o interesse dos estudantes pela literatura, proporcionando uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e significativa. Com o desdobramento da investigação, os resultados e o produto educacional elaborado, espera-se potencializar o debate sobre a leitura de textos literários, bem
como a utilização de textos canônicos no âmbito da leitura, da escrita e da oralidade, considerando também as implicações das mídias digitais na educação e nos processos de ensino. |
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EDUCADORAS NEGRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COSTA RICA/MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- MARIA DE FÁTIMA XAVIER DA ANUNCIAÇÃO DE ALMEIDA
- TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
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Resumo |
Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (Gepheb) e à linha de pesquisa História, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e intenciona responder às indagações sobre as trajetórias de professoras negras, surgidas durante os momentos em que lecionavam História no ano letivo de 2018 na Escola Estadual José Ferreira da Costa. Dessa forma, o trabalho desenvolvido teve como objetivo geral realizar um estudo sobre a participação das professoras negras Ana Alves de Moraes, Suely Bento da Cruz, Rosely Cruz Machado e Luzia Odalha da Cruz no processo de escolarização no Município de Costa Rica/MS após a década de 1980. Quanto aos objetivos específicos, citam-se: compreender a trajetória das professoras negras pesquisadas, observando intercorrências de racismo, dificuldades e superações percebidas no exercício de suas profissões; e discutir sobre o potencial crítico e reflexivo concernentes às relações entre elas e a instituição escolar onde atuaram e com o corpo docente, considerando ampliar os debates sobre uma educação antirracista e antissexista. Para o desenvolvimento desta pesquisa de caráter bibliográfico e de abordagem qualitativa, fez-se necessário o uso de questionários e documentos sobre a vidas das professoras, buscando um diálogo entre observações de campo e os relatos analisados no período, bem como a coleta de dados por meio da análise de documentos. Enquanto obra basilar, pautou-se na trilogia As historiadoras e o(s) gênero(s) na escrita de História dada a imensa contribuição
teórico-metodológica em relação à construção de biografias profissionais. Ao se compreenderem aspectos da trajetória educacional de profissionais negras, é possível encontrar histórias de personagens que construíram uma educação escolarizada em recantos distantes dos grandes centros do Brasil, cujas histórias inspiram e explicam os grandes desafios e as superações nas circunstâncias encontradas. |
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REPRESENTAÇÕES SOBRE A SÉRIE VAGA-LUME NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: FUNDANDO TRADIÇÕES NA LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/05/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
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Orientando(s) |
- JONATAN ALVES DE FREITAS AGUIAR
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Banca |
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
- FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- VIVIANNY DE ASSIS BESSÃO
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Resumo |
Nessa dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PGEDU-UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, cujo objetivo consistiu em realizar um mapeamento da produção acadêmico-científica brasileira sobre a Série Vaga-Lume, publicada pela Editora Ática, de 1973 até os dias atuais. Para tanto, buscou-se compreender e explicar aspectos materiais e editoriais que constituem a Série Vaga-Lume ao longo de sua história, além de localizar, organizar e sistematizar aspectos da produção acadêmico-científica brasileira sobre a Série. No que diz respeito à metodologia de pesquisa, optou-se pela pesquisa de abordagem histórica da Educação balizada, sobretudo, pelo pensamento de Roger Chartier (1991), de perspectiva da História Cultural em que as materialidades e representações, leitura e apropriação não somente de textos, mas de tudo aquilo que lhes traz significações demostram que nenhum texto existe fora do suporte que lhe confere legibilidade. Assim, foram realizados os seguintes procedimentos: localização, recuperação, reunião, organização e análise de fontes históricas sobre a Série Vaga-Lume destacando em quais regiões do Brasil foram realizadas essas pesquisas, quais instituições, quais as áreas de conhecimento, quais os anos de defesa, autor e orientador e quais os programas de origem dessas produções. Dessa forma, as análises das fontes propiciaram o entendimento da produção como sendo majoritariamente destinada ao público jovem no período entre 1973 e 2021, e a análise das referências indicaram fatores importantes sobre a configuração da produção acadêmico-científica, pois, esta não acompanhou a longevidade da Série, todavia, houve um interesse expressivo na área de conhecimento de Literatura/Letras e Artes, com um total de sete dos doze trabalhos analisados. Nestes, com algumas exceções, pode-se afirmar que endossam ou reforçam a intenção da editora que é a de fazer com que essa Série seja classificada como escolar, pedagógica ou paradidática. Assim, a percepção da Série Vaga-Lume no Brasil, como sendo principalmente paradidática ou voltada para as massas, pode ter diminuído seu prestígio no âmbito dos estudos literários, apesar de coexistir com outros estudos abrangentes sobre o assunto. Isso sugere a criação de novas representações e tradições na educação sociocultural e no imaginário acadêmico-científico. A repetição dessa adjetivação paradidática atribuída a Série fundou no meio acadêmico uma nova tradição através da representação na qual se destaca a influência dos pressupostos teóricos de Lajolo e Zilberman (1984). Essa interpretação ressalta a influência dos discursos privilegiados sobre os estudos literários, evidenciando como conceitos estabelecidos por pesquisadores da década de 1980 se tornaram referências fundamentais, influenciando outras pesquisas e contribuindo para a formação de uma nova tradição nos estudos sobre literatura infantil. Além do mais, tornou-se perceptível que há poucos estudos e pesquisas em relação a Série Vaga-Lume, assim, se compreendeu também que a Série Vaga-Lume merece atenção e análise, seja por seu caráter ambíguo, seja por sua longevidade, seja por ter contribuído à sua maneira para a formação de leitores em determinado tempo e lugar em uma realidade histórica e social. |
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O ESTADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM ÁLVARES FLORENCE/SP |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/04/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
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Orientando(s) |
- MARCELO APARECIDO DA SILVA
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Banca |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
- MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, formação de professores e diversidade” vinculada ao Grupo de Pesquisa “NEPEM/CNPq (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar)”. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as políticas públicas de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Álvares Florence, situada no estado de São Paulo. Como objetivos específicos foram propostos: compreender de que forma as diretrizes nacionais foram
adaptadas e aplicadas no âmbito local, oferecendo uma visão detalhada das dinâmicas educacionais em uma comunidade específica; descrever as políticas públicas educacionais atualmente em vigor em Álvares Florence, especificamente aquelas relacionadas à formação continuada de professores. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica qualitativa. Com a utilização dessa técnica bibliográfica, o estudo se respaldou em materiais já publicados com a intenção de fundamentá-lo, sendo feito um apanhado geral sobre os principais trabalhos de autores brasileiros. A fundamentação teórica contou com autores renomados na área, como: Tardif (2012), Imbernon (2018), Novoa (2018), Saviani (2018), dentre outros. Os resultados destacam os desafios identificados no cenário da formação continuada de professores no município. Questões como a disponibilidade de recursos, a adequação dos programas às necessidades reais dos educadores e a efetividade das
estratégias implementadas se apresentam como áreas que requerem atenção especial. A análise das políticas públicas em vigor no Município de Álvares Florence/SP revela a importância de avaliar não apenas a quantidade de programas oferecidos, mas, principalmente, a efetividade
de tais iniciativas. O impacto real na prática pedagógica, o engajamento dos professores e a promoção de práticas inovadoras tornam-se critérios essenciais para aferir o sucesso das políticas educacionais. |
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A RELAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PRIVADA DO NOROESTE PAULISTA NO PERÍODO DE 1988 A 2022 |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/04/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
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Orientando(s) |
- JANAINA RODRIGUES REIS NASCIMENTO
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Banca |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
- MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
Apresentam-se nesta dissertação resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa: Currículo, formação docente e diversidade. O objetivo geral da pesquisa é relacionar algumas políticas educacionais aprovadas após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com a formação continuada em serviço desenvolvida por uma escola privada no noroeste paulista. Os objetivos específicos visam: I) Resgatar, por meio de estudo documental e bibliográfico, a história da formação de professores no período de 1988 a 2022, baseandose nos marcos legais; II) Identificar, por meio de pesquisa documental, ações formativas proporcionadas aos professores de uma escola privada, comparando com as políticas educacionais que mais se destacaram no mesmo período; III) Conhecer as atribuições do formador da escola e os documentos internos que regulamentam a sua prática formativa. Tais objetivos foram traçados com a expectativa de responder à problemática sobre qual é a relação entre as políticas educacionais e a formação de professores de uma escola privada? A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, de procedimento documental e bibliográfico, amparada em estudos já realizados sobre formação continuada em serviço e políticas educacionais e os documentos da escola, que revelam o movimento formativo já realizado ao longo dos anos. O trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I traz um breve histórico das políticas educacionais que direcionaram a formação continuada de professores no Brasil, desde a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 até o ano de 2022. No capítulo II foi realizada uma análise documental,
resgatando os movimentos formativos da escola em estudo no mesmo período estabelecido no primeiro capítulo e realizada a relação das formações com as políticas educacionais. O capítulo III apresenta um levantamento das atribuições do formador da escola e dos documentos internos que direcionam a sua prática, propondo melhoria na escola em estudo. As considerações finais revelam o quanto a formação continuada de professores, em alguns contextos, foi influenciada pelas políticas educacionais, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem da escola. |
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OS USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo sobre o trabalho docente com o ensino remoto na Unidade Universitária de Paranaíba - UEMS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- EVERTON RODRIGUES MARTINS
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Banca |
- ISABELLA FERNANDA FERREIRA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- JULIANA DO PRADO
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se os resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Cultura”. A presente pesquisa consistiu em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes na educação superior em tempos de pandemia e explorou a questão a partir da Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, de modo que, o cenário pandêmico impôs as instituições de ensino a migrar-se repentinamente do ensino presencial para aulas por meio das tecnologias digitais.
Justifica-se o presente estudo em virtude de que, desde a suspensão das atividades presenciais, as aulas por meio dos usos das mídias digitais transpuseram mudanças significativas no campo da educação e exigiu uma nova postura do professor frente ao ensino remoto emergencial.
Assim, o objetivo derivou em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes da educação superior com o ensino remoto emergencial, de modo a revelar os desafios e as experiências vividas pelos professores. A partir de um questionário semiestruturado a investigação se
constituiu a partir de três eixos: análise do perfil dos professores dos cursos de licenciatura – pedagogia e ciências sociais; os usos das mídias digitais pelos docentes; e os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Para a análise do presente estudo a metodologia
adotada foi de ordem exploratória e qualitativa, utilizando-se de pano de fundo autores e estudiosos da temática, para que, assim, a partir de um recorte exploratório sobre a instituição de ensino pré-selecionada, pudéssemos examinar um conjunto de informações, tais como: os
desafios e experiências adquiridas pelos docentes com os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Partindo deste movimento analítico abrangendo os usos das mídias digitais, os resultados indicaram que as mudanças estão ocorrendo de forma acelerada na
sociedade e nem todos estão preparados para acompanhá-las, de modo a exercer efeitos concreto na atuação dos professores, impactando, principalmente, no ensino e na aprendizagem dos estudantes. |
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VIVÊNCIAS E MEMÓRIAS DA ESCOLA REUNIDA TAMANDARÉ EM PARANAÍBA/MS: ORIGEM E INSERÇÃO SOCIAL NA ROTINA DOS MORADORES DO DISTRITO TAMANDARÉ (1969-1982) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIA ANGELA PEREIRA PEDROSO
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Banca |
- ADEMILSON BATISTA PAES
- ALESSANDRA CRISTINA FURTADO
- DIOGO DA SILVA ROIZ
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o cenário do ensino rural primário no Sul do antigo Mato Grosso (MT), que passou a Mato Grosso do Sul (MS), e suas contribuições para o ensino rural primáriono município de Paranaíba (MS), privilegiando a compreensão das representações da cultura escolar e memória da Escola Reunida Tamandaré, situada no distrito Tamandaré, localizada a 90 km da área urbana do município de Paranaíba/MS. A delimitação do período em estudo se constitui entre 1969 a 1982; isso se justifica pela implantação da escola e a permanência do professor Januário Ricardo de Lima nesta instituição de ensino, da qual foium dos primeiros professores. A temática aborda aspectos da História e Historiografia da Educação Rural, apresentando os dados documentais de como a educação rural no Estado de Mato Grosso (MT) e, depois, durante a transição para o Mato Grosso do Sul (MS), tem se organizado ao longodo período que se pretende investigar. Essa pesquisa busca respostas para as seguintes questões: qual a importância e contribuição da criação e da instalação da Escola Reunida Tamandaré para a comunidade local? Quem foram os primeiros professores e alunos dessa escola? Qual era a formação dos primeiros professores? Quais as representações de cultura escolar presentes nas memórias do ex-professor, ex-professora, ex-alunos e antigos moradores no período de 1969 a 1982? Buscando responder à indagação e alcançar os objetivos propostos, a pesquisa teve abordagem teórica fundamentada na História Cultural, valendo-se da história oral como metodologia para produção de dados, juntamente com a análise de fontes documentais provenientes de leis, decretos e resoluções que dispõem sobre organização do estado e o funcionamento das escolas rurais no município de Paranaíba/MS. Tais fontes foram encontradas no arquivo da Secretaria Municipal de Educação– SEMED, na Prefeitura Municipal de Paranaíba, na base de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira/GEPHEB/UEMS, nos documentos preservados pela escola em questão, nos acervos pessoais de ex-professores, ex-alunos e em entrevistas com antigos moradores do distrito, os quais reviveram suas memórias e contribuíram, assim, com a cultura local e regional. Na perspectiva da história oral, foram realizadas entrevistas com o professor Januário Ricardo de Lima, com ex-alunos e com uma ex-professora, os quais vivenciaram experiências de um período histórico; alguns atualmente ainda residem no Distrito Tamandaré. Isso torna suas falas em relatos de memórias que contribuem, antes de tudo, para o diálogo do presente com o passado. Assim, o almejado foi, a partir dos benefícios da história do tempo presente, cooperar com os estudos historiográficos sobre instituições educativas rurais, corroborando a importância da experiência histórica dos sujeitos que vivem em zonas rurais, do corpo docente e dos gestores públicos na construção de uma proposta de ação educativa comprometida com uma educação de qualidade. |
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DENTRO OU FORA DO ARMÁRIO: DISCURSOS DE PROFESSORES HOMOSSEXUAIS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
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Orientando(s) |
- LUCAS MATHEUS SANTANA MEDEIROS
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Banca |
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- MARCOS AURÉLIO BARBAI
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
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Resumo |
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de pós-graduação, stricto sensu, Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, oferecido pela Unidade Universitária de Paranaíba/MS, área de concentração: Educação, Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa: Linguagem, Educação e Cultura. A construção de uma sociedade justa e inclusiva é fortemente ancorada na educação, que deve funcionar como alicerçadora do respeito à diversidade e aos direitos humanos, um princípio inquestionável. Diante a tantos assuntos relevantes na área da educação, propusemo-nos, nesta pesquisa, analisar e problematizar os discursos de professores homossexuais das escolas estaduais da cidade de Jales-SP, acerca de sua sexualidade no ambiente escolar, ancorados nas teorias da Análise do Discurso de orientação francesa, bem como nas teorias de Michel Foucault, a fim de entender como agem e reagem, perante os diversos discursos sobre sexualidade presentes nas escolas; problematizar sobre como os diversos discursos presentes nesse locus intervêm na conformação das identidades de professores homossexuais; e refletir sobre as formas de controle, por parte da escola, frente às sexualidades de professores homossexuais, levando em consideração os ditos e não ditos, ou seja, os silêncios do discurso. Esta pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricometodológicos da Análise do Discurso de orientação francesa, mediante a revisão bibliográfica de pesquisadores dessa linha teórica, tais como Orlandi (1984, 1996, 2007, 2009, 2011), Coracini (2007), Pêcheux (1983, 1997, 1999, 2014, 2015) e outros. Além desses, em Michel Foucault (1977a, 1977b, 1979, 1995, 1996, 1999, 2001, 2004, 2008), filósofo francês que muito contribui na escavação de fatos sobre assexualidades e acerca das relações de poder. Os dados desta pesquisa, foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, primeiramente, gravada por meio da plataforma Google Meet e depois transcritos, apresentam-se sob a forma de descrições narrativas, os entrevistados foram professores homossexuais de escolas da rede estadual do município de Jales-SP, com o fito de melhor problematizarmos o tema em questão e analisarmos os discursos desses professores. Dentre os resultados alcançados, pode-se sintetizar: que a escola seja um dos mais difíceis espaços para que um sujeito possa assumir-se homossexual, pois o ambiente escolar é dotado de discursos heteronormativos e conservadores. O discurso que esses sujeitos possuem acerca de sua sexualidade e a imagem que constroem de si tem relação com as diversas vozes que lhes constituem, tendo a ver também com o seu local de trabalho, a escola. Há professores que por conta dos discursos conservadores predominantes nos espaços escolares, decidem ou são colocados para dentro do armário, sendo uma maneira de se resguardarem da homofobia e de se pouparem de serem vistos como desviantes ao conservadorismo predominante nas escolas. |
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DA FORMAÇÃO INICIAL À “ENFORMAÇÃO” CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- GISLAINE CRISTINA NOGUEIRA
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Banca |
- ELIANE ROSE MAIO
- MILKA HELENA CARRILHO SLAVEZ
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
Nesta dissertação, apresenta-se os resultados finais da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade”. Com objetivos de investigar a formação de professoras tendo em vista a relação da formação inicial com a formação continuada proposta pela Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC-SP), bem como, a implantação do Centro de Mídias São Paulo (CMSP); discutir as políticas públicas e principais legislações voltadas para a formação inicial e continuada nas escolas estaduais do estado de São Paulo; refletir sobre o processo de formação inicial e continuada das entrevistadas; investigar como as professoras entrevistadas se posicionam frente às formações oferecidas pela SEDUC-SP, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; discutir a formação inicial e continuada enquanto um componente fundamental à construção da identidade docente e apresentar um estudo teórico sobre a formação de professores e os impactos que estas trazem para o ensino e, principalmente, para as aprendizagens dos alunos, pertencentes em sua maioria, a segmentos sociais menos favorecidos economicamente. Para que todas essas reflexões fossem possíveis consideramos as contribuições de: BEATÓN, G. A. (2003), DUARTE, N. (1996), DUARTE, N. (2012), DUARTE, N. (2013), FACCI M. G. D. (2004), GRAMSCI, A. (1979), GRAMSCI, A. (1999), LEONTIEV, A. N. (1988), LURIA, A. R. (1988), MARX, K. (2013), TONET (2016). Os resultados permitiram concluir que as formações oferecidas ao longo da carreira interferem na constituição da identidade da professora dos anos iniciais, uma vez que impõem competências e habilidades a serem desenvolvidas pelas docentes, para que, posteriormente, possam atuar junto aos alunos, tais perfis de atuação, moldados pelas “enformações”, promovem o engessamento da profissão e a perda de sentido no fazer pedagógico, visto que, a professora geralmente não se vê como uma colaboradora nesse processo e sim como uma mera executora de políticas que nem sempre estão de acordo com as necessidades vivenciadas na prática. Entretanto, por outro lado, é possível concluir que há práticas de resistência dessas professoras, pois elas não deixam de refletir sobre as formações que lhes são ofertadas, selecionando aquilo que faz sentido, que pode enriquecer sua práxis e buscam para além delas, outras que estejam em consonância com as suas necessidades laborais. |
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CRÍTICAS E POSSIBILIDADES CURRICULARES DECOLONIAIS INTEGRADORAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DE MINAS GERAIS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
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Orientando(s) |
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Banca |
- ALEXANDRE LUIZ POLIZEL
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- LUCÉLIA TAVARES GUIMARÃES
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Resumo |
Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Núcleo de estudos e pesquisas em educão antirracista, direitos humanos e diversidades (NEPEA), apresentada junto a linha de pesquisa “Currículo, formação docente e diersidades”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, unidade universitária de Paranaíba). Trata-se deuma pesquisa qualitativa do tipo análise documental que se atentou às atividades integradoras como parte do modelo de ensino que conta com os princípios de que a ação educativa não se dá somente nas salas de aulas. Além disso, elas proporcionam enriquecimento, aprofundamento e diversificação do currículo. Com isso, surgiu a proposta de realizar uma pesquisa para propor possibilidades por meio de um currículo decolonial que questione as bases das narrativas históricas e epistemologicamente situadas sobre o ensino de Biologia no ensino médio de tempo integral (EMTI). O objetivo da pesquisa foi o de promover uma análise documental referente ao EMTI através da perspectiva decolonial para o currículo do ensino de Biologia e de como essa perspectiva pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes deste nível de ensino. Para isso, o estudo foi dividido em quatro seções: a primeira, composta pela introdução e pela proposta da pesquisa, onde foi possível realizar uma apresentação da vinculaçaõ da autoria com a temática de pesquisa, os objetivos e a metodologia; a segunda, sobre a decolonialidade; a terceira, trazendo perspectivas sobre o currículo, decolonialidade e o ensino de Biologia. Na dinâmica da proposta da pesquisa bibliográfica, apresentamos informações pertinentes à 1) história do currículo; 2) o currículo na perspectiva decolonial; 3) as possibilidades curriculares decoloniais e o ensino de Biologia e, por fim, 4) o currículo e o ensino de Biologia engajado na realidade (as)os estudantesde estudantes da educaão básica. Na quarta seção, foram apresentadas a pesquisa documental, englobando o EMTI no estado de Minas Gerais, o currículo e as atividades integradoras mineiras para essa área e, por fim, a decolonialidade em atividades integradoras do ensino de Biologia no EMTI. Trabalhos como estes podem auxiliar o corpo docente em processo de formação e atuação desses componentes curriculares a trabalharem com a perspectiva decolonial em suas práticas pedagógicas. |
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O LIVRO DIDÁTICO “INTERAÇÃO LINGUAGENS – CORPOREIDADE: SOMOS CORPOS OU TEMOS CORPOS?”: O PNLD 2021 E AS ADAPTAÇÕES DECORRENTES DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
- SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Cultura. O ensino da Literatura no Ensino Médio teve importantes alterações provocadas pela implantação do Novo Ensino Médio (NEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); dividida em quatro áreas de conhecimento, a principal área de estudo nesta pesquisa é Linguagens e suas Tecnologias, onde está inserido o objeto de pesquisa: o livro didático para o Novo Ensino Médio. Essa pesquisa objetivou realizar uma análise do livro didático “Interação linguagens – corporeidades: somos corpos ou temos corpos?”, aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2021), e selecionado pelas escolas públicas da rede estadual, em Parnaíba/MS. Nosso principal objetivo foi descrever e analisar a presença da Literatura e como são apresentados/utilizados os textos literários no livro didático em questão. Enquanto objetivos específicos, buscamos empreender considerações acerca da literatura e da leitura literária. Da mesma forma, buscamos compreender as políticas públicas voltadas ao livro didático, particularmente o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2021), sua relação com o Novo Ensino Médio e com a BNCC, bem como tais políticas interferiram na organização do livro didático. A partir das análises efetivadas, podemos concluir que o PNLD 2021 foi diretamente afetado pelo Novo Ensino Médio e pela BNCC. As adaptações necessárias às políticas públicas levaram à elaboração de um livro didático que contemplasse todas as disciplinas vinculadas à Linguagens e suas tecnologias. Particularmente a incorporação da disciplina Educação Física teve que ser contemplada pelo livro didático. Além disso, observou-se certa diluição de conteúdos relacionados à literatura e, pior, o texto literário que muitas vezes foi utilizado para o ensino de Língua Portuguesa, agora, passou a ser utilizado para outras finalidades, como por exemplo a higiene e o cuidado com o corpo. |
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MULHERES, PANDEMIA E ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre os desafios de permanência de mulheres nos cursos de graduação da UEMS, Unidade de Paranaíba/MS, durante o período pandêmico |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- LUCÉLIA TAVARES GUIMARÃES
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Orientando(s) |
- ESTEFANI GABRIELI ALVES DE SOUZA
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Banca |
- ADRIANA REGINA DE JESUS
- JEMERSON QUIRINO DE ALMEIDA
- LUCÉLIA TAVARES GUIMARÃES
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Resumo |
A pesquisa realizada consistiu em um estudo estabelecendo uma relação entre os desafios de permanências de mulheres estudantes dos cursos de graduação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) da Unidade de Paranaíba durante a pandemia do COVID-19, e os trabalhos de cunho de cuidado desempenhados por elas, de modo a gerar sobrecarga dificultando assim, atividades de estudos. O objetivo primordial do trabalho centrou-se na realização de uma pesquisa inicialmente documental a fim de verificar as ações do Estado brasileiro, a partir de órgãos tais como o Ministério da Educação (MEC) e da UEMS no que tange a organização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as medidas tomadas para garantir a permanência, além de buscar entender o papel do patriarcado com base no feminismo marxista, na construção de uma estrutura que atribui a mulheres o papel do cuidado. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, e posteriores entrevistas com estudantes dos cursos de graduação da unidade universitária mencionada, para que assim, por
meio de entrevistas semiestruturadas, fosse investigado de que forma o período pandêmico apresentou desafios ou dificuldades na permanência dessas mulheres. O aporte teórico utilizado se fundamenta Materialismo Histórico-Dialético embasado em Marx e seus
colaboradores, além de buscar compreensão por meio da Teoria do Care e com base nas teorias feministas marxistas. Por meio da pesquisa foi possível constatar, tendo em mente os objetivos estabelecidos pela pesquisa, que o período pandêmico afetou de forma significativa
a trajetória dessas mulheres, criando e acirrando ainda mais desafios, e isso se deve ao fato da extensa história de designação às mulheres o trabalho de cuidado, por meio da divisão desigual e sexual do trabalho que consequentemente atuam diretamente no acúmulo de
trabalho, e assim, na redução de tempo para os estudos. |
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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS-GO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
- NÁDIA BIGARELLA
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa sobre Currículo, Formação Docente e Diversidade, partindo dessa premissa tem-se que a educação, por ser uma política pública, possui a responsabilidade de estendê-la a todos, uma vez que os dados estatísticos apresentam aspectos relevantes acerca da inclusão. A educação especial e inclusiva considera o indivíduo com deficiência não limitando-se à educação básica mas estendendo a todos os níveis de ensino. Esta pesquisa tem como objeto a formação de professores para a educação especial e inclusiva. Este estudo tem como objetivo geral analisar a educação especial e inclusiva reforçando os aspectos pertencentes à formação de professores no âmbito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições regulares de ensino, na rede municipal de Quirinópolis - GO, tendo em conta que a educação é um direito constitucional. A abordagem metodológica assumida no desenvolvimento da pesquisa foi bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativa, uma vez que a partir da pesquisa de campo, coleta de dados e informações colhidas por meio de questionários, buscou-se dialogar sobre os propósitos das políticas educacionais inclusivas. As análises foram conduzidas a partir dos estudiosos Gatti (2019), Mantoan (2003), Macedo (2010), Rego (2002-2008), e Tardif (2002-2014). Após as discussões e análises conclui-se que, a educação especial e inclusiva é uma modalidade de ensino que urge por formação de professores para o atendimento dos indivíduos, público alvo da educação especial. |
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RELAÇÕES DE GÊNERO E A COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO DA BNCC IMPLEMENTADA NA PROPOSTA DO CENTRO PAULA SOUZA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- LUCÉLIA TAVARES GUIMARÃES
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Orientando(s) |
- KEYSA KATIERE GARCIA SECATTI
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Banca |
- JEAN PAULO PEREIRA DE MENEZES
- LUCÉLIA TAVARES GUIMARÃES
- THEODORO ADRIANO COSTA ZANARDI
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Resumo |
Nesta dissertação, são apresentados resultados de pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa "Currículo, Formação Docente e Diversidade", vinculada ao Grupo de Pesquisa "Políticas Educacionais e Currículo" da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Esta investigação buscou analisar como as relações de gênero e trabalho se manifestam no currículo e nos planos curriculares do Ensino Médio com Itinerários Formativos através da Proposta Curricular Centro Paula Souza, com foco na implementação da Competência Geral nº 6 da BNCC - Trabalho e Projeto de Vida, a fim de compreender a essência do caráter formativo da competência para o trabalho, considerando as questões de gênero, e analisar os resultados desses currículos nos termos da justiça curricular. Para isso, foi utilizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 2021) como instrumento de coleta e categorização do conteúdo, evitando assim os perigos da compreensão espontânea e da projeção da própria subjetividade. Os dados das fontes bibliográficas e documentais foram analisados e confrontados à luz do método materialista histórico-dialético, com aproximações teóricas da teoria crítica de currículo, teoria histórico-cultural e feminismo materialista. Essa abordagem permite compreender a formação do objeto de análise ao longo da história e possibilita a apreensão de sua essência por meio da passagem do concreto ao abstrato e novamente ao concreto. Dentre os resultados alcançados, pode-se sintetizar que historicamente a relação de gênero e trabalho é consubstanciada na opressão das mulheres, decorrente da divisão sexual do trabalho para fins de produção e reprodução da sociedade. Além disso, a educação para o trabalho na sociedade capitalista, em uma perspectiva da totalidade, é alienante para todos os seres humanos, mas tem efeitos ainda mais nocivos para as mulheres devido às particularidades que mediam sua relação com o mundo do trabalho, tão mencionado nos documentos curriculares no Brasil da última década. Ao analisar o caráter formativo do ensino por competências, especificamente a competência para o trabalho, sob uma perspectiva ontológica de formação do ser social, verificamos que esse projeto educativo possui uma compreensão unilateral e utilitarista da formação para o trabalho, e do ponto de vista do conceito dialético de trabalho, apresenta uma concepção reducionista da importância do trabalho para o desenvolvimento e emancipação humana, agravada pelas questões de gênero. Conclui-se preliminarmente que a ausência de diálogo entre os temas gênero e trabalho como conhecimento no currículo e a falta desse saber impactam diretamente o desenvolvimento das mulheres, reduzindo o processo educativo à mera adaptação dos indivíduos a um mercado de trabalho patriarcal e opressor, apesar das diversas incursões de projetos contra hegemônicos. Dessa forma, foi possível traçar uma perspectiva sobre o impacto formativo na constituição das mulheres, mediado pelo processo educativo e pela Competência Geral nº 6 na Proposta do Centro Paula Souza, levando em consideração as particularidades da formação técnica e profissional e o conceito de cidadania e trabalho da própria instituição. |
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A IDENTIDADE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ATUA COM CRIANÇAS COM TEA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- MILKA HELENA CARRILHO SLAVEZ
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Orientando(s) |
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Banca |
- MILKA HELENA CARRILHO SLAVEZ
- MORGANA DE FÁTIMA AGOSTINI MARTINS
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
A aprendizagem é uma característica do ser humano, o processo de ensino e aprendizagem escolar são dois movimentos que se ligam na construção do conhecimento. É uma construção dialógica, cooperativa, que requer respeito e flexibilidade. Atualmente, no Brasil há um crescente movimento em direção à organização de espaços educativos que atendam as demandas da inclusão escolar. Esta proporciona aos professores experiências enriquecedoras e desafiadoras, envolvendo-os em um panorama de mudanças, tornando-se um assunto muito discutido em vários estudos, mas constatou-se que é preciso adaptar currículos, mudar as metodologias pedagógicas, as técnicas de ensino e, principalmente, a formação e a capacitação de educadores, visando o desenvolvimento em conjunto com os docentes e a execução de ações para aceitar, respeitar, dialogar, cooperar, e flexibilizar a metodologia para o processo de ensino e aprendizagem desse público-alvo. Nesse contexto, a educação especial é uma modalidade de ensino voltada para alunos com deficiência, que tem por objetivo proporcionar ao estudante com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades nos aspectos intelectuais, físico, social e do trabalho, mediante conhecimento, habilidades e aptidões, promovendo sua autorrealização. A identidade docente das professoras alfabetizadoras de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), muitas vezes conflitante, leva-as à necessidade de refletir sobre uma nova identidade para atender esse novo momento da educação. A nossa identidade não é aquilo que permanece idêntico, mas o resultado de uma identificação contingente, e ela não é estanque. Essa identidade enquanto construção de signos, significados e simbologias, varia ao longo da vida e das interações. Sobre o autismo utilizaremos como aporte teórico os autores Bosa, Fonseca, Chiote , Brasil e Cunha. Já sobre a identidade docente abordaremos os seguintes estudiosos: Marcelo, Tardif, Dubar, dentre outros. Esta é uma pesquisa qualitativa de procedimento documental e bibliográfico. Os dados foram coletados por meio de uma investigação que fez uso de um questionário semiestruturado com professoras alfabetizadoras que atuam com crianças autistas. Para isso, este estudo propõe-se analisar a constituição da identidade, a trajetória das docentes alfabetizadoras de base comum que atuam no processo de alfabetização de discentes com TEA em sala de aula regular, considerando quais modificações podem ocorrer em sua atuação devido às singularidades próprias desses alunos e como estas influenciam na construção da identidade profissional dos docentes. Conclui-se que as docentes alfabetizadoras que atuam com alunos com TEA, mesmo tendo conhecimentos científicos, precisam de apoio por parte da instituição, da equipe multidisciplinar (por exemplo: a terapeuta ocupacional, a psicopedagoga e a psicóloga), e do próprio aluno e da família, obtendo a continuidade escolar, para que exista a autonomia no processo de alfabetização. Diante desta conjuntura, os professores, as instituições, a equipe multidisciplinar e a família são essenciais para a constituição do sistema escolar que atua com alunos com o TEA. Finalmente, resta acrescentar que a análise da identidade das professoras alfabetizadoras que trabalham com alunos com TEA permite detectar os fatores que interviram nessa identidade e ajudam a pensar em suas implicações para o desenvolvimento de suas práticas, que corroboram a necessidade de orientar e/ou direcionar melhor esses educadores. |
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