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TRABALHO Ações
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10 639/03: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
Tipo Artigo Científico
Data 06/09/2024
Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • NUBEA RODRIGUES XAVIER
Orientando(s)
  • Vitória Francieli Siqueira Mascarenha
Banca
  • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
  • NUBEA RODRIGUES XAVIER
  • WILKER SOLIDADE DA SILVA
Resumo A pesquisa de cunho científico tem como objetivo de analisar as posturas e práticas
pedagógicas acerca das relações étnico-raciais, verificando a aplicabilidade da Lei
10.639/03, por meio de formação continuada de professores de séries iniciais da
educação básica das cidades de Maracaju e Sidrolândia, estado de Mato Grosso do Sul.
Essa pesquisa se justifica pela curiosidade em saber se os professores que atuam nas
redes de ensino presenciam o racismo em seu cotidiano escolar, por tanto nossa
problemática é como tem se dado as relações étnico-raciais em sala de aula, entre
adulto/criança e entre criança/criança. Como embasamento teórico nos apoiamos em
autores: Gomes, Cardoso, Luiz, Pereira e Cordeiro, além de legislação 10.639/03 que
traz como premissa, história da identidade negra e afro-descendentes, para discussão
da formação continuada nos pautamos em autoras como, Teixeira e no autor Fusari.
Como forma de investigação enviamos questionários aos professores da educação
infantil e anos iniciais do ensino fundamental que atuam nas redes de ensino. Como
resultados, observamos que ainda falta implementação ao que tange a Lei 10639/03 e
que os professores sentem-se inseguros em realizar práticas antirracista em ambiente
escolar.
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    IMPACTO DA MAMADA CONTROLADA E DA APLICAÇÃO DE UM ANÁLOGO DE SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE CAUSADO PELA DESMAMA DE BEZERROS DE CORTE
    Curso Mestrado em Zootecnia
    Tipo Dissertação
    Data 06/09/2024
    Área ZOOTECNIA
    Orientador(es)
    • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
    Orientando(s)
    • DENISE EURIDSE MUSSALAFO
    Banca
    • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
    • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
    • Felicidade Margarida Macome
    Resumo
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      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS(AS) PROFISSIONAIS
      Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
      Tipo Artigo Científico
      Data 05/09/2024
      Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • HELLEN THAIS DOS SANTOS
      Orientando(s)
      • MARIA REGINA ARCANJO DE OLIVEIRA
      Banca
      • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
      • HELLEN THAIS DOS SANTOS
      • SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
      Resumo Uma educação inclusiva que atenda às especificidades de cada criança com ou sem
      deficiência deve favorecer à sua inclusão na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo
      principal do presente estudo foi desvelar aspectos das práticas pedagógicas inclusivas no
      trabalho entre profissionais da educação infantil. Para tanto, foi realizado um mapeamento
      bibliográfico, onde foram consultadas produções científicas dos últimos 05 anos (2019-2023)
      no portal google acadêmico. A análise realizada, a partir do mapeamento da produção
      acadêmica, apontou que trabalhar colaborativamente é uma proposta viabilizada em diversas
      todas as etapas de ensino, mas pouco explorada na educação infantil. No entanto, as
      produções específicas demostram que os(as) profissionais da educação infantil devem
      desenvolver estratégias para efetivar a inclusão escolar e valorizar seus saberes cotidianos
      advindos da prática pedagógica.
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        ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO CHEGA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ZONA RURAL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA URBANA
        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
        Tipo Artigo Científico
        Data 05/09/2024
        Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
        • HELLEN THAIS DOS SANTOS
        Orientando(s)
        • JOZECLEIA FERREIRA CARVALHO
        Banca
        • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
        • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
        • HELLEN THAIS DOS SANTOS
        Resumo Esta pesquisa teve por objetivo principal deslindar o processo de inclusão de
        estudantes da zona rural em escolas urbanas. A partir do problema: como se dá a inclusão
        escolar dos estudantes da zona rural que utilizam o transporte escolar para se deslocar as
        escolas urbanas? Foram coletadas narrativas autobiográficas da pesquisadora e de três
        estudantes que moram na zona rural para compreender estas vivências, desde o uso do
        transporte público escolar como meio de locomoção da zona rural para a zona urbana, como
        suas impressões sobre sentirem-se incluídos. Como objetivos específicos buscamos: a)
        verificar aspectos da inclusão de estudantes por meio de mapeamento da produção acadêmica
        no Banco de Teses e Dissertações- BDTD e b) analisar aspectos sobre a inclusão por meio
        das narrativas. Como metodologia foi utilizada entrevista narrativa autobiográfica apoiada
        por um roteiro, construído a partir de teses e dissertações que discutem a temática em tela.
        Em relação ao mapeamento da produção acadêmica, constatamos que a falta de escolas nas
        áreas rurais culminou numa política de transporte escolar e que dificultou inclusão escolar
        dos estudantes da zona rural. As narrativas evidenciaram o cotidiano dos estudantes da zona
        rural e seu percurso até as escolas da área urbana e seus anseios. As perspectivas narradas que
        sugerem um trabalho que vise a inclusão escolar efetiva para estes estudantes.
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          A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH: O QUE APONTAM AS PRODUCÕES ACADÊMICAS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD?
          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
          Tipo Artigo Científico
          Data 05/09/2024
          Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • HELLEN THAIS DOS SANTOS
          Orientando(s)
          • Marcelly Jarcem Ferreira
          Banca
          • CLAUDEMIR DANTES DA SILVA
          • HELLEN THAIS DOS SANTOS
          • SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
          Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com Transtorno de
          Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desde a educação infantil no ambiente escolar.
          Como metodologia realizamos um mapeamento da produção acadêmica na BibliotecaDigital
          BrasileiradeTesese Dissertações –BDTD.A partir do seguinte problema: o que apontam as
          produções acadêmicassobre a inclusão de crianças com TDHD no ambiente escolar, desde a
          educação infantil? Fizemos um mapeamento da produção acadêmica dos últimos quinze anos,
          2009-2024, para isso utilizamos os descritores: inclusão, TDHA e educação infantil. Após
          mapear as teses e dissertações, fizemos a leitura dos resumos para verificar aquelas as que
          mais se aproximavam do objetivo da pesquisa e aprofundar as leituras. Como resultados, os
          trabalhos apontaram queo TDHA é visto como desamparo à criança e sua rede de apoio, o
          excessivo uso dos aparelhos eletrônicos tem desencadeado o surgimento de problemas
          comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção. A família ocupa posição central na
          formação afetiva e moral da criança, pois a estrutura familiar proporciona melhorias no
          desenvolvimento psicológico, como segurança, controle emocional e autoestima e por fim é
          necessário superar as explicações biológicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem. Os
          discursos acerca do TDAH no ambiente escolar destoam do discurso médico.
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            NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDAS SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
            Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
            Tipo Artigo Científico
            Data 05/09/2024
            Área TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
            Orientador(es)
            • HELLEN THAIS DOS SANTOS
            Orientando(s)
            • Maria Luiza Dos Santos Pellin
            Banca
            • BRUNA CAROLINE CAMARGO
            • HELLEN THAIS DOS SANTOS
            • ROSANE TOEBE ZEN
            Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar narrativas de formação estudantes surdas do curso de
            Pedagogia. A partir do seguinte problema de pesquisa: Quais foram os saberes adquiridos
            durante o percurso de formação? a) buscamos refletir sobre a inclusão de professoras surdas
            na docência; b) analisar as perspectivas das acadêmicas através das narrativas sobre o
            percurso formativo, com ênfase no estágio supervisionado. Como metodologia foram
            utilizadas entrevistas narrativas a partir de um roteiro e mapeamento da produção na BDTD.
            Como resultados identificamos que há poucos registros de trabalhos que abrangem a
            formação de professores surdos, o que justifica e necessidade de mais trabalhos empíricos. As
            narrativas de formação das estudantes surdas revelaram que há um atraso na oferta um
            ambiente inclusivo para formação de professores surdos, inexistência de adaptações nos
            materiais didáticos para surdez, falta de profissionais surdos qualificados nas unidades
            escolares e pouca oferta de recursos pedagógicos que favoreçam os estudantes surdos na
            formação acadêmica.
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              Apontamentos bibliográficos sobre a permanência de estudantes travestis e transexuais na educação básica
              Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
              Tipo Artigo Científico
              Data 04/09/2024
              Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
              Orientando(s)
              • Juciara Pizarro da Silva Henriques
              Banca
              • EDER JUNIO DA SILVA
              • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
              • HELLEN THAIS DOS SANTOS
              Resumo A educação é um direito fundamental para todos/todas/todes, mas travestis e transexuais enfrentam desafios significativos no sistema de educação básica, incluindo discriminação explícita e falta de políticas escolares inclusivas, o que afeta sua experiência e desempenho. Este estudo visa compreender esses
              obstáculos específicos e como as políticas escolares influenciam a evasão dessas estudantes, explorando o impacto dos documentos de gestão escolar na exclusão de travestis e transexuais e a importância de espaços juvenis inclusivos para a criação de novas formas de sociabilidade e inclusão. Utilizando abordagens pós-críticas por meio de uma pesquisa bibliográfica focada em estudos educacionais e
              trabalhos de intelectuais trans, o estudo revela a necessidade urgente de transformar as práticas pedagógicas e as estruturas de poder que permeiam o ambiente escolar. A análise das contribuições teóricas e metodológicas dessas abordagens destaca como a falta de políticas inclusivas e a presença de normativas restritivas contribuem significativamente para a evasão escolar e o comprometimento do bem-estar emocional e psicológico dessas estudantes. Além disso, a criação e manutenção de espaços seguros e afirmativos são cruciais para a inclusão e o bem-estar das jovens transexuais, promovendo sua autoaceitação e autoestima. Ao integrar essas perspectivas, observar como apontamento conclusivo
              a necessidade de criar uma educação verdadeiramente democrática e equitativa, onde todos/todas/todes estudantes, independentemente de sua identidade de gênero e/ou de sexualidades possam prosperar e se desenvolver plenamente.
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                ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: Possibilidades Didáticas
                Curso Mestrado em Ensino de História - ProfHistória
                Tipo Dissertação
                Data 02/09/2024
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • LEANDRO HECKO
                Orientando(s)
                • LUIS FELIPE MESQUISTA GRANJA
                Banca
                • CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS
                • LEANDRO HECKO
                • MARIA CELMA BORGES
                Resumo
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                  Negros e indígenas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870): as aulas de História Regional na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.
                  Curso Mestrado em Ensino de História - ProfHistória
                  Tipo Dissertação
                  Data 02/09/2024
                  Área HISTÓRIA
                  Orientador(es)
                  • ROGÉRIO DA PALMA
                  Orientando(s)
                  • EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO
                  Banca
                  • Dilza Porto Gonçalves
                  • MANUELA AREIAS COSTA
                  • ROGÉRIO DA PALMA
                  Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a invisibilidade histórica que os negros e os povos indígenas enfrentam nas narrativas históricas sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), especialmente no que diz respeito às aulas da disciplina de História Regional da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME) Para tanto, pesquisaremos referenciais curriculares do município, livros didáticos adotados, produções historiográficas e entrevistas com professores que atuam na disciplina e/ou que lecionam história regional. Para a elaboração do produto final, pretendemos desenvolver um e-book que atenda à demanda contemporânea de um regime historiográfico de ampla circulação a partir do campo estabelecido pela História Pública. Dessa forma, este recurso pretende auxiliar profissionais da área e fornecer uma fonte de pesquisa histórica que analise a “Guerra Grande” sob a perspectiva decolonial, evidenciando o papel relevante de negros e indígenas no conflito.
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                    GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
                    Curso Mestrado em Ensino de História - ProfHistória
                    Tipo Dissertação
                    Data 02/09/2024
                    Área HISTÓRIA
                    Orientador(es)
                    • DENI IRENEU ALFARO RUBBO
                    Orientando(s)
                    • THIAGO DE SOUZA BOBEDA
                    Banca
                    • Claudia Regina Nichnig
                    • DENI IRENEU ALFARO RUBBO
                    • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
                    Resumo
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                      POR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUNHANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL
                      Curso Mestrado em Ensino de História - ProfHistória
                      Tipo Dissertação
                      Data 31/08/2024
                      Área HISTÓRIA
                      Orientador(es)
                      • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                      Orientando(s)
                      • MARIELLE DE ARRUDA RIBEIRO
                      Banca
                      • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
                      • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                      • DANIELLE TEGA
                      Resumo A proposta deste estudo surge a partir das vivências acumuladas ao longo de dez anos de
                      docência, durante os quais se constatou que, apesar da Lei 11.645/2008, que estabelece a
                      obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena no Brasil, e de Mato Grosso do Sul ser o terceiro estado com maior população indígena, a presença desses povos não se reflete nos conteúdos escolares. A ausência dos indígenas na História ensinada aos alunos tornou-se um ponto de incômodo crescente. A dificuldade em encontrar materiais didáticos que não
                      estereotipem, subalternizem, omitam ou invisibilizem os povos indígenas no processo
                      histórico do país é uma constante na vida do professor em Mato Grosso do Sul, grupo ao qual me incluo. Esta pesquisa problematiza as possíveis causas da sub-representação dos indígenas
                      no ensino de História. Além disso, será estudada a constituição e as lutas contemporâneas do coletivo de mulheres indígenas Kaiowá e Guarani, conhecido como Kuñangue Aty Guasu.
                      Através de uma revisão bibliográfica sobre os Kaiowá e Guarani, busco compreender seus
                      modos de ser e viver, bem como suas lutas e demandas. Utilizei o método de pesquisa
                      exploratória, com ênfase na pesquisa bibliográfica e documental, e busquei uma perspectiva
                      decolonial para entender epistemologias alternativas às impostas pelo Norte Global, que têm
                      levado a apagamentos no ensino de História que devem ser revisados. Além das referências
                      bibliográficas, analisei os Projetos Pedagógicos dos Cursos de História das universidades
                      públicas do estado e imer-mei no site da Kuñangue Aty Guasu para compreender a construção deste importante coletivo de mulheres, que se mobiliza não apenas em pautas de gênero, mas também nas lutas pela garantia dos direitos dos povos Kaiowá e Guarani. O coletivo organizou diversos encontros com lideranças indígenas e representantes políticos, e uma rica documentação foi produzida. A partir da análise dessa documentação, proponho a elaboração de um material didático que inclua a narrativa dessas mulheres sobre si mesmas, seu povo e suas lutas. Assim, professores e alunos terão a oportunidade de conhecer a História dessas Kuña, que, embora reconheçam as especificidades de gênero, transcendem essas questões ao buscar conquistas para o povo Kaiowá e Guarani.
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                        AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
                        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                        Tipo Artigo Científico
                        Data 31/08/2024
                        Área EDUCAÇÃO ESPECIAL
                        Orientador(es)
                        • ROSANE TOEBE ZEN
                        Orientando(s)
                        • Oldekeila Fernandes Pereira Rojas
                        Banca
                        • Ana Paula da Silva Leonel
                        • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                        • ROSANE TOEBE ZEN
                        Resumo Este artigo aborda a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, na escola de ensino regular, com o objetivo de compreender os avanços assegurados pelas políticas públicas de inclusão e os desafios encontrados pelos estudantes autistas para a efetivação dos seus direitos. De forma específica, o estudo se dedica à compreensão da história do autismo, das primeiras investigações às referências adotadas para orientar o diagnóstico nos dias de hoje; estuda a importância da inclusão de estudantes com TEA; assim como, investiga os desafios da efetivação do aprendizado destes estudantes nas turmas do ciclo de alfabetização. A realização desta pesquisa tem abordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Por meio deste estudo, busca-se compreender a condição do TEA, como o transtorno afeta o funcionamento neurológico, que propicia rupturas nas habilidades sociais, de comunicação e comportamentais, exigindo, para a adequação em contexto educacional, suporte individualizado. Como resultados, identificou-se que a inclusão dos estudantes TEA nas escolas regulares é parte fundamental do acesso a oportunidades educacionais de qualidade. A legislação brasileira estabelece a inclusão escolar como um direito de todos os alunos, independentemente de suas diferenças. No entanto, na prática, muitas escolas enfrentam desafios na implementação dessa política. É importante que os educadores recebam formação adequada e que as escolas disponham de recursos para atender às necessidades individuais dos alunos com TEA.
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                          Jaceguara Dantas: Gênero e raça na literatura infantil
                          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 30/08/2024
                          Área EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
                          Orientador(es)
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          Orientando(s)
                          • Ana Claudia Araújo Matos Krul
                          Banca
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
                          • NUBEA RODRIGUES XAVIER
                          Resumo A pesquisa objetiva a participação social e literária da mulher sul-mato-grossense a partir da perspectiva de gênero e raça por meio das produções literárias, com ênfase na mulher negra. A sua realização justifica-se pela pouca visibilidade acerca da literatura e poesia feminina, ao que concerne à produção voltada à infância negra. Dentro do embasamento teórico, tomamos como princípio a perspectiva interseccional que permite compreender a mulher pelo viés de gênero, étnico-racial, classe social, permitindo discorrer sobre autoras negras como Maria Firmina Dos Reis a primeira romancista negra e Conceição Evaristo, a mulher negra mais influente da literatura brasileira contemporânea, elaborando aproximações com a escritora sul-mato-grossense Jaceguara Dantas. Para o pressuposto metodológico, utilizamos como ferramenta, a entrevista quali-quantitativa, tendo como objeto de análise e subjetivação, a obra “Os Sonhos de Àgatha”, que se destina aproximar a literatura negra como espaço de empoderamento, em contraponto com a cultura patriarcal, permeada por discursos dominantes na sociedade moderna. Nesse contexto, acerca da visibilidade feminina negra, tivemos equilíbrio de reflexão, as potencialidades da identificação afrodescendente, como forma de valorização e reconhecimento da mulher preta como protagonista na construção de uma sociedade mais igualitária, em favor da cultura negra sul-mato-grossense.
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                            REVISANDO A BNCC: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A DIVERSIDADE
                            Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                            Tipo Artigo Científico
                            Data 28/08/2024
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • CINTIA SANTOS DIALLO
                            Orientando(s)
                            • Amanda Aquino Braga
                            Banca
                            • ADRIANA APARECIDA PINTO
                            • CINTIA SANTOS DIALLO
                            • NUBEA RODRIGUES XAVIER
                            Resumo Este trabalho propõe uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada à disciplina de História nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), com foco na abordagem da diversidade nas dimensões cultural, étnica, racial e social. A pesquisa visa avaliar como a BNCC orienta os currículos escolares para promover uma educação mais aberta. Para atingir esse objetivo, são examinadas as competências e habilidades delineadas no documento, com especial atenção às lacunas e limitações na incorporação da diversidade. A análise é respaldada por uma revisão bibliográfica que integra boas práticas pedagógicas e pesquisas relacionadas ao ensino de História e à promoção da diversidade. O estudo busca contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais e práticas pedagógicas, visando criar um ambiente escolar mais reflexivo, diversificado e alinhado à sociedade democrática.
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                              O TEATRO DO GÊNERO NAS PRÁTICAS DA PROFISSÃO DOCENTE EM CRECHES: DISCUSSÕES SOBRE A VIGILÂNCIA DO GÊNERO NA CRECHE
                              Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 28/08/2024
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                              Orientando(s)
                              • Augusto César Henriques
                              Banca
                              • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                              • Márcio de Oliveira
                              • REGINALDO PEIXOTO
                              Resumo A pesquisa analisou como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem influenciar na construção da identidade de gênero das crianças. Para isso, analisou o discurso de uma professora, relevando que o ambiente escolar e as relações de poder podem moldar as percepções de gênero. É preciso repensar as práticas pedagógicas visando promover o respeito
                              à diversidade. É crucial que os educadores estejam atentos aos estereótipos de gênero e busquem desconstruí-los. O diálogo com as famílias e a formação continuada dos professores, apesar de desafiador, são fundamentais para criar ambientes inclusivos. A pesquisa destaca a abordagem das questões de gênero de forma adequada à faixa etária, promovendo a construção de identidades autênticas e livres de estereótipos. Esta pesquisa tenta contribuir para o campo
                              da educação, evidenciando a necessidade de uma abordagem crítica e reflexiva sobre as práticas pedagógicas, visando promover a igualdade de gênero desde a primeira infância.
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                                HISTÓRIA, TRAJETÓRIA E RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS URBANAS EM HANAITI MÊUM (CAMPO GRANDE/MS)
                                Curso Mestrado em Ensino de História - ProfHistória
                                Tipo Dissertação
                                Data 28/08/2024
                                Área HISTÓRIA
                                Orientador(es)
                                • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
                                Orientando(s)
                                • KLEBER GOMES
                                Banca
                                • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
                                • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                                • Dr. Éder da Silva Novak
                                Resumo A presença indígena fora de territórios delimitados é um fenômeno crescente nas últimas três décadas, corroborado pelos dados oficiais produzidos pelo IBGE, cujo Censo de 2022,
                                indicou que a maioria da população indígena está fora destes espaços delimitados
                                representando 1,1 milhão (63,27%) fora delas, enquanto 622,1 mil (36,73%) residem em
                                Terras Indígenas. Estão presentes em 4832 municípios, nos quais Campo Grande/ Hanaiti
                                Mêum é um destes. A população de pessoas que se autodeclaram como indígena na capital do Mato Grosso do Sul é de 18.439, sendo o maior contingente deste segmento em contexto
                                urbano no estado. Entretanto, mesmo presente nas capitais e em municípios menores, estes
                                indígenas seguem invisibilizados nos dados oficiais e nos materiais didáticos. O objetivo
                                desta pesquisa foi realizar um levantamento detalhado dos locais onde há conhecimento de
                                grupos familiares provenientes dos territórios delimitados e que instalaram de forma
                                permanente em Campo Grande, tanto das aldeias já reconhecidas pelo poder público
                                municipal, quanto aquelas que ainda são denominadas pelas lideranças como “comunidades”. Após os trabalhos de campo, os dados apontam oito aldeias já reconhecidas e mais dezesseis que ainda se reconhecem como uma comunidade, somando 24 territórios com a presença indígena no contexto urbano, sendo a maioria pertencente ao povo Terena. Como produto didático pedagógico a ser disponibilizado para os professores e professoras da educação básica para que possam com mais conhecimento abordar a temática indígena atendendo à Lei 11645/08, foi elaborado um mapa com a indicação destes 24 locais e planos de aula que utilizam este mapa, considerando que na disciplina de História os mapas demonstram as transformações e mudanças pelas quais as cidades vão se configurando. Assim, além dos processos históricos já conhecidos que impactaram e resultaram na expulsão de um contingente importante de suas terras tradicionais que atualmente tem resultado nas retomadas em todo o país com destaque para o MS, também deve ser objeto de formação do professorado a presença de indígenas nos contextos urbanos, e no presente caso, em Campo Grande.
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                                  GUERRA FRIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO FILME 007 SOMENTE PARA SEUS OLHOS (1981): ESPIONAGEM, ESTEREÓTIPOS E O ENSINO DE HISTÓRIA.
                                  Curso Mestrado em Ensino de História - ProfHistória
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 26/08/2024
                                  Área HISTÓRIA
                                  Orientador(es)
                                  • ALINE VANESSA LOCASTRE
                                  Orientando(s)
                                  • LUCIANO ARAUJO MARTINS
                                  Banca
                                  • ALINE VANESSA LOCASTRE
                                  • Andrey Minin Martin
                                  • Santiago Silva de Andrade
                                  Resumo Visando uma proposta metodológica audiovisual diferenciada nas aulas de História, bem como, produção de material didático, esta pesquisa objetiva apresentar uma análise do filme: 007 Somente Para Seus Olhos (1981) e como o mesmo apresenta visões estrategicamente construídas da visão ocidental sobre as demais nações através de estereótipos no contexto da Guerra Fria (1947-1991). Para este fim, o respectivo estudo ampara-se nos conceitos de História Social do Cinema, por meio de revisão bibliográfica e análise fílmica contemplados no Programa de Mestrado PROFHISTÓRIA, tais análises visam o questionamento sobre a espionagem inserida em uma perspectiva das relações internacionais. Investigaremos como a relação entre espionagem, geopolítica e o universo de James Bond no contexto da Guerra fria, possibilitaram a produção e disseminação do filme “007 Somente Para Seus Olhos” (1981) e como a respectiva película possui grande potencial no ensino de História no respectivo contexto histórico anteriormente citado. Apresentaremos a relevância do ensino e história e cinema. Abordaremos o processo de elaboração e o guia didático propriamente dito do filme “007 Somente Para Seus Olhos” (1981) como recurso pedagógico nas aulas de História. Este guia conterá sugestões metodológicas para professores utilizarem o filme em sala de aula, a fim de enriquecer seus recursos metodológicos e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes no ensino de História.
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                                    EDUCADORAS NEGRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COSTA RICA/MS
                                    Curso Mestrado em Educação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 11/07/2024
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
                                    Orientando(s)
                                    • ANDRÉ DA SILVA
                                    Banca
                                    • DIOGO DA SILVA ROIZ
                                    • MARIA DE FÁTIMA XAVIER DA ANUNCIAÇÃO DE ALMEIDA
                                    • TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
                                    Resumo Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (Gepheb) e à linha de pesquisa História, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e intenciona responder às indagações sobre as trajetórias de professoras negras, surgidas durante os momentos em que lecionavam História no ano letivo de 2018 na Escola Estadual José Ferreira da Costa. Dessa forma, o trabalho desenvolvido teve como objetivo geral realizar um estudo sobre a participação das professoras negras Ana Alves de Moraes, Suely Bento da Cruz, Rosely Cruz Machado e Luzia Odalha da Cruz no processo de escolarização no Município de Costa Rica/MS após a década de 1980. Quanto aos objetivos específicos, citam-se: compreender a trajetória das professoras negras pesquisadas, observando intercorrências de racismo, dificuldades e superações percebidas no exercício de suas profissões; e discutir sobre o potencial crítico e reflexivo concernentes às relações entre elas e a instituição escolar onde atuaram e com o corpo docente, considerando ampliar os debates sobre uma educação antirracista e antissexista. Para o desenvolvimento desta pesquisa de caráter bibliográfico e de abordagem qualitativa, fez-se necessário o uso de questionários e documentos sobre a vidas das professoras, buscando um diálogo entre observações de campo e os relatos analisados no período, bem como a coleta de dados por meio da análise de documentos. Enquanto obra basilar, pautou-se na trilogia As historiadoras e o(s) gênero(s) na escrita de História dada a imensa contribuição
                                    teórico-metodológica em relação à construção de biografias profissionais. Ao se compreenderem aspectos da trajetória educacional de profissionais negras, é possível encontrar histórias de personagens que construíram uma educação escolarizada em recantos distantes dos grandes centros do Brasil, cujas histórias inspiram e explicam os grandes desafios e as superações nas circunstâncias encontradas.
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                                    ZINCO E VITAMINAS EM APLICAÇÃO FOLIAR NA CULTURA MILHO
                                    Curso Mestrado em Agronomia
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 10/07/2024
                                    Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                                    Orientador(es)
                                    • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
                                    Orientando(s)
                                    • Gabriela Moura Serafim
                                    Banca
                                    • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
                                    • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
                                    • LUIZ FERNANDES CARDOSO CAMPOS
                                    • SEBASTIÃO FERREIRA DE LIMA
                                    Resumo A utilização de zinco e vitaminas contribui para o melhor desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas de milho, além de favorecer as condições fisiológicas. Tendo em vista seu potencial para uso na agricultura, buscam-se estabelecer os métodos mais eficientes de aplicação. Desta maneira, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de zinco, nicotinamida e piridoxina sobre características de crescimento, componentes de produção e produtividade do milho segunda safra. Dois experimentos foram conduzidos, ambos a campo em duas localidades, em blocos ao acaso. Em ambos os experimentos, os tratamentos foram constituídos pela aplicação foliar das vitaminas (200 mg L-¹) e e micronutriente (0,5 e 1,0 g L-¹). Foram avaliadas as variáveis, altura de plantas (AP), altura de inserção da primeira espiga (AE), diâmetro do caule (DC), número de fileiras por espigas (NFE), número de grãos por fileira (NGF), massa de grãos por espiga (MGE), produtividade (P). Verificou-se que a utilização da nicotinamida associada com zinco, influência positivamente as características avaliadas. Desta maneira, conclui-se que a aplicação de zinco e das vitaminas, nicotinamida e piridoxina, são benéficas ao cultivo do milho, melhorando o crescimento e as características produtivas. Em complemento, a interação entre o zinco e as vitaminas resulta em efeito sinérgico, em comparação ao efeito da aplicação isolada de cada produto, com destaque para a combinação entre zinco a 1,0% e nicotinamida.
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                                      EFEITO DE DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO E PERÍODOS DE SEMEADURA NO DESENVOLVIMENTO DO SORGO (Sorgum bicolor (L.) Moench)
                                      Curso Mestrado em Agronomia
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 05/07/2024
                                      Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                                      Orientador(es)
                                      • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
                                      Orientando(s)
                                      • Kelly Gabriela Pereira da Silva
                                      Banca
                                      • ALDIR CARPES MARQUES FILHO
                                      • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
                                      • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
                                      Resumo O cultivo do sorgo tem destaque no segmento agrícola, uma vez que é uma cultura de grande potencial no agronegócio brasileiro. Para alcançar boas produtividades, é essencial que as características morfológicas sejam devidamente desenvolvidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar a influência da época de plantio e da palhada em características morfológicas e produtivas na cultura do sorgo. O experimento foi realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com quatro tratamentos, e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos de dois tipos de palhada no solo e duas épocas de semeadura. Avaliou-se a altura total, altura da panícula, número de folhas, diâmetro do colmo, comprimento da panícula e produtividade. Ao comparar o uso de palhada de braquiária em relação ao uso do milheto não foram encontradas diferenças quanto a altura total e a altura da panícula, uma vez que os valores encontrados são similares estatisticamente. Em contrapartida, ao analisar o número de folhas e o diâmetro do colmo, o uso da palhada de milheto se mostrou superior estatisticamente em relação ao uso da braquiária. Dessa forma, conclui-se que o plantio de segunda época (27 de fevereiro) apresentou melhores condições para o desenvolvimento da planta do sorgo quanto a altura total e de sua panícula, este, associado ao uso de palhada de milheto, auxilia no melhor desenvolvimento de folhas, diâmetro do colmo e a produtividade de segunda época, juntamente com a palhada de braquiária, exibiu melhores resultado.
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