RACISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO CIENCIOMÉTRICA DO PERÍODO 2015-2024 NA PLATAFORMA SCOPUS |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
30/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maria Aparecida Mendes de Oliveira
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Banca |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- JOÃO GUILHERME DE CARVALHO GATTÁS TANNURI
- MARSIEL PACIFICO
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Resumo |
Esta pesquisa adota uma abordagem investigativa de natureza quantitativa, com o
intuito de delinear o perfil do tema em questão. O foco recai sobre o racismo e a educação
infantil, utilizando uma base cienciométrica para a análise. Os parâmetros estabelecidos
abrangem os termos “racism” e “early childhood education”, para publicações dos últimos dez anos, especificamente entre 2015 e 2024, indexadas na plataforma Scopus. Durante o
levantamento, foram identificados 308 documentos que abordam essas temáticas, o que
indica uma crescente produção acadêmica sobre a inclusão da criança negra no contexto
educacional e as práticas pedagógicas associadas. Este estudo busca, portanto, contribuir para
a compreensão e discussão dessas questões cruciais na educação contemporânea. |
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OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIRINÓPOLIS – GO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- ERIVELTO CARLOS FREITAS SILVA
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Banca |
- MÁRCIO DE OLIVEIRA
- MARIA SILVIA ROSA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” com o objetivo de analisar os impactos da BNCC na prática pedagógica dos professores e suas percepções quanto à formação continuada proposta para a implementação e preparo da utilização deste documento, realizada pela rede municipal de educação de Quirinópolis-GO. Partimos do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de gerar grandes mudanças no direcionamento das aprendizagens dos estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, além das redes e dos sistemas da educação pública e privada do país. Porém, após sua implementação, tornou-se objeto de investigação em todo o país, não sendo diferente junto aos professores do município de Quirinópolis, Goiás, onde indagamos: quais as propostas de formação continuada da rede pública de ensino no município de Quirinópolis, Goiás? O que pensam os professores sobre as formações para inserção da BNCC em suas práticas pedagógicas? Para fundamentação teórica da pesquisa, buscamos os conhecimentos exarados em Nóvoa (1992), Saviani (1994, 1996, 2009, 2020); Aguiar e Dourado (2018); Freitas (2018); Dourado (2019), Libâneo (2019) e Peixoto (2020). Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo como metodologia, percorremos pela pesquisa bibliográfica e documental para qualificar os projetos de formação ofertados para os professores das unidades escolares pesquisadas e, posteriormente, aplicacamos os questionários a 20 professores de duas escolas municipais de Quirinópolis, GO. Os resultados foram tratados em gráficos e tabelas, todavia, além de discutirmos com o referencial, também descrevemos os anseios desta classe profissional que, apesar de estar no espaço escolar e compreender as necessidades de nossos estudantes, pouco é preparada por meio da formação continuada e, muito menos, tem voz ou representatividade na construção e implementação de um documento tão importante que orienta a construção dos currículos escolares de todo o país. Portanto, concluímos a pesquisa sob o posicionamento de que a formação continuada do lócus da pesquisa é precária e não responde às necessidades dos docentes, principalmente, no que tange à BNCC. |
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Garota, interrompida: da autobiografia literária ao drama cinematográfico |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARILUCE DA SILVA OLIVEIRA
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Banca |
- NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
- PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
- VOLMIR CARDOSO PEREIRA
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Resumo |
O presente trabalho objetiva analisar duas obras artísticas, uma cinematográfica e outra literária, observando especialmente a relação entre arte e sociedade. A obra escolhida é o livro autobiográfico Garota, Interrompida, de Susanna Kaysen, publicado originalmente em 1993, e a adaptação cinematográfica homônima produzida por James Mangold em 1999. Dessa forma, a narrativa cinematográfica interage com o relato literário, a fim de promover discussão acerca das relações entre escrita e imagem e como ambas podem dialogar entre si e ressignificar seus próprios meios de expressão. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Essa abordagem teórica inclui autores que consideram as diferenças e aproximações entre as linguagens literária e cinematográfica, como Robert Stam, Ismail Xavier, entre outros. Por fim, o estudo focaliza a análise das relações históricas e sociais de duas linguagens artísticas: a escrita literária, especificamente o gênero autobiográfico, e os recursos da arte na adaptação fílmica. A pesquisa pretende evidenciar como os elementos culturais e identitários são representados e discutidos em abordagens interdisciplinares elencados pela crítica literária e por conceitos dos Estudos Culturais de viés materialista, uma vez que a literatura e o cinema interagem com os espaços sociais, culturais, respondendo esteticamente às questões de seu momento histórico. |
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NARRATIVAS INDÍGENAS SOB PERSPETIVAS DE GÊNERO: SER MULHER TERENA |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
18/09/2024 |
Área |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maria do Socorro de Oliveira Araujo
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Banca |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- NUBEA RODRIGUES XAVIER
- SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
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Resumo |
A pesquisa se trata de uma análise das relações de poder sob perspectivas de gênero, a partir
da narrativa de três mulheres indígenas terenas da aldeia Tereré de Sidrolândia, Mato Grosso
do Sul. Como objetivo buscou-se compreender como ocorre os gradientes de equilíbrio de
poder entre homens e mulheres, a partir de suas atuações e busca de defesa de seus territórios
e direitos sociais. Para os pressupostos teóricos, a partir das narrativas indígenas, defendidas
por Alberti, compreender como as mulheres conseguem a partir de uma coletividade, opor-se
ao patriarcado, para análise dessas fontes orais, amparou-se em Cruz, Duarte, Lugones,
Matos e em Elias para discorrer sobre as estratégias utilizadas pelas mulheres para manterem-
se na balança de poder. Como resultados, evidenciar os tensionamentos múltiplos entre
homens e mulheres, dialogando com discursos de diferentes lideranças indígenas que ocupam
posição de protagonismo indígena na busca por direitos e visibilidade social. |
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ELAS CONTRA ELAS: UMA ANÁLISE DE COMO AS MULHERES REPRODUZEM O MACHISMO |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
16/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- CINTIA SANTOS DIALLO
- NUBEA RODRIGUES XAVIER
- WILKER SOLIDADE DA SILVA
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Resumo |
Com o objetivo compreender de que modo e de que forma as mulheres propagam o discurso
machista ao criticarem outras mulheres nas redes sociais, esta pesquisa partiu de uma
investigação bibliográfica e descritiva, para depois dar prosseguimento à etnografia virtual.
Para alcançar o objetivo proposto, será inicialmente analisada, por meio de estudos
bibliográficos, a origem do patriarcado, machismo, misoginia e sexismo e, posteriormente,
por meio do levantamento de dados, as suas consequências na atualidade. Foram analisadas 4
publicações de mulheres diferentes, das quais foram coletados 3 comentários com algum teor
machista para serem analisados. Dentre os pontos a serem analisados e apresentados,
destacam-se: os fatores históricos e socioculturais que levam à desigualdade entre gêneros; a
relação entre o patriarcado e o assujeitamento da mulher; a associação entre a violência
contra a mulher; a sua luta por transformações. Identificamos os discursos intolerantes; e
descrevemos a construção desses discursos, tendo em vista os atos de fala e os contratos e
estratégias de discurso. Por fim, esta reflexão é fundamental para os estudos de gênero, mais
especificamente, violência de gênero. |
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Relações Étnico-Raciais e Identidade: perspectivas a partir de políticas de reconhecimento e valorização |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
13/09/2024 |
Área |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Paula Marcelli Arêvalos Medina
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Banca |
- KELLY LETICIA DA SILVA SAKATA
- NUBEA RODRIGUES XAVIER
- WILKER SOLIDADE DA SILVA
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Resumo |
O presente trabalho visa contribuir para a valorização e o fortalecimento da temática das relações étnico-raciais, com um foco especial no município de Maracaju/MS. Esta pesquisa está estruturada em uma revisão bibliográfica sobre o tema, e utiliza também a pesquisa documental para interpretar os encaminhamentos legais que orientam as relações étnico-raciais no Brasil, especialmente no que se refere à valorização e ao reconhecimento da identidade negra. O objetivo é explorar os movimentos existentes no município e identificar como esses movimentos contribuem para as políticas públicas, a educação e a cultura. A partir da reflexão sobre os encaminhamentos atuais em Maracaju/MS relacionados à identidade negra, ficou evidente a necessidade do reconhecimento e da valorização das diversas identidades étnico-raciais, já que essa estrutura, a longo prazo, possibilita o avanço rumo a uma sociedade mais justa e plural, onde todos os indivíduos possam expressar e celebrar suas identidades de maneira plena e digna. |
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Formação Continuada sobre a Temática das Relações Étnico-Raciais: reflexões a partir da bibliografia na área |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
12/09/2024 |
Área |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mariele Aparecida Santos Barbosa
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Banca |
- CINTIA SANTOS DIALLO
- Maysa Ferreira da Silva
- WILKER SOLIDADE DA SILVA
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Resumo |
Ao analisar a formação continuada para professores da Educação Básica sobre a temática das relações étnico-raciais, se propôs como problema de pesquisa: O que dizem as produções acadêmicas atuais sobre a formação continuada voltada para professores da Educação Básica com o recorte temático de valorização das identidades étnico-raciais brasileiras? Como objetivo geral deste estudo, foi realizado um levantamento sobre as produções bibliográficas, a partir do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). utilizando a metodologia estado do conhecimento. Com base nas análises realizadas evidencia-se a importância dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, para reivindicar direitos e tonar visível a desigualdade racial ainda presente na sociedade brasileira, destaca-se a importância e a constante necessidade da formação continuada para Educação da Relações Étnico-Raciais, que se constituam como espaços de discussão e reflexão crítica, possibilitando a transformação dos profissionais docentes, para que possam desenvolver suas práticas pautadas no respeito e valorização. |
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IMPACTO DO USO DE UM DISPOSITIVO ANTISSUCÇÃO DE ABA NASAL EM COMBINAÇÃO COM SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA DURANTE A DESMAMA NO DESEMPENHO |
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Curso |
Mestrado em Zootecnia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2024 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- GUMERCINDO LORIANO FRANCO
- HENRIQUE JORGE FERNANDES
- MARCELO VEDOVATTO
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Resumo |
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FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS CORUMBÁ DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (2017-2022) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
- JAQUELINE DANIELA BASSO
- MARSIEL PACIFICO
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Resumo |
O funcionamento das unidades educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é
subordinado à administração do Ministério da Educação, e seu financiamento assegurado em
conjunto com os recursos destinados ao Ensino Público Federal, sendo, portanto, associados
aos recursos destinados às Universidades Federais. Com o intuito de ofertar educação técnica e
tecnológica em nível médio e superior, assim como as universidades, os Institutos Federais
promovem a formação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse contexto, objetiva-
se compreender o processo de financiamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do
Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2017 e 2022.
O recorte temporal inicial justifica-se pela promulgação da Emenda Constitucional n. 95/ 2016
que impactou a política de gastos públicos, e o final pela disponibilidade de dados. Para alcance
dos objetivos propostos, realizou-se pesquisa de cunho descritivo e analítico, empregando como
procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de
indicadores estatísticos oficiais disponibilizados pelo MEC, IBGE, MDIC, INEP e IFMS.
Verificou-se que, diante da política de austeridade fiscal em curso no financiamento da
educação brasileira, sobremaneira após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016,
entre os anos de 2017 e 2022, embora o IFMS não tenha vivenciado cortes drásticos dos
recursos destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, o incremente orçamentário,
na maioria dos anos, foi abaixo do IPCA. Na prática, essa política representa retração no
potencial de investimento, uma vez que, naquele mesmo período, ocorreu a ampliação de
matrículas (presenciais e EaD) e de projetos de pesquisa, sem o devido incremento de pessoal
e ampliação das instalações, o que evidencia a intensificação do trabalho dos profissionais
técnicos e docentes, bem como dá indícios da precarização das condições da educação
oferecida. |
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IMPACTO DA MAMADA CONTROLADA E DA APLICAÇÃO DE UM ANÁLOGO DE SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE CAUSADO PELA DESMAMA DE BEZERROS DE CORTE |
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Curso |
Mestrado em Zootecnia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/09/2024 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
- ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
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Orientando(s) |
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Banca |
- ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
- FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
- Felicidade Margarida Macome
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Resumo |
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RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10 639/03: AVANÇOS OU RETROCESSOS? |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
06/09/2024 |
Área |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Vitória Francieli Siqueira Mascarenha
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Banca |
- ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
- NUBEA RODRIGUES XAVIER
- WILKER SOLIDADE DA SILVA
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Resumo |
A pesquisa de cunho científico tem como objetivo de analisar as posturas e práticas
pedagógicas acerca das relações étnico-raciais, verificando a aplicabilidade da Lei
10.639/03, por meio de formação continuada de professores de séries iniciais da
educação básica das cidades de Maracaju e Sidrolândia, estado de Mato Grosso do Sul.
Essa pesquisa se justifica pela curiosidade em saber se os professores que atuam nas
redes de ensino presenciam o racismo em seu cotidiano escolar, por tanto nossa
problemática é como tem se dado as relações étnico-raciais em sala de aula, entre
adulto/criança e entre criança/criança. Como embasamento teórico nos apoiamos em
autores: Gomes, Cardoso, Luiz, Pereira e Cordeiro, além de legislação 10.639/03 que
traz como premissa, história da identidade negra e afro-descendentes, para discussão
da formação continuada nos pautamos em autoras como, Teixeira e no autor Fusari.
Como forma de investigação enviamos questionários aos professores da educação
infantil e anos iniciais do ensino fundamental que atuam nas redes de ensino. Como
resultados, observamos que ainda falta implementação ao que tange a Lei 10639/03 e
que os professores sentem-se inseguros em realizar práticas antirracista em ambiente
escolar. |
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O FAZEDOR DE POETAS NA ARTE DA PALAVRA ENSINADA: A TRAJETÓRIA DE MARCOS MOLEZ MARIN |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE
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Banca |
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- EVERSON APARECIDO CONTELLI
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
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Resumo |
A dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, vinculada a Área de Concentração em “Educação, Linguagem e Sociedade”. A dissertação analisa a trajetória e as práticas pedagógicas de Marcos Molez Marin, com foco na integração da poesia e das artes no currículo escolar, utilizando como referência a teoria de Paulo Freire. A pesquisa investiga como essa integração impactou a formação dos alunos e o desenvolvimento da comunidade escolar em Santa Albertina, SP, e
Santana da Ponte Pensa, SP, onde Marin atuou como professor e diretor entre as décadas de 1960 e 1990. A metodologia qualitativa se baseia em pesquisa documental, com análise de livretos dos Festivais de Poesia idealizados por Marin, e entrevistas com ex-alunos, colegas e familiares. Os resultados revelam que a paixão de Marin pela poesia e sua crença em seu poder transformador o levaram a criar eventos que transcendiam o ambiente escolar, tornando-se marcos culturais para as comunidades. Os Festivais de Poesia, além de estimular a criatividade e a expressão individual, promoviam a autoconfiança, a capacidade de comunicação e a integração entre escola e comunidade. Relatos de ex-alunos demonstram o impacto duradouro das práticas de Marin, que inspiraram muitos a continuar escrevendo poesia e a buscar o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa conclui que a integração da poesia e das artes no currículo, sob a liderança de Marin, contribuiu significativamente para a formação integral dos alunos, fomentando a criatividade, a criticidade e o senso de comunidade, alinhando-se aos princípios da educação libertadora de Paulo Freire. |
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ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO CHEGA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ZONA RURAL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA URBANA |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
05/09/2024 |
Área |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- JOZECLEIA FERREIRA CARVALHO
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Banca |
- ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- HELLEN THAIS DOS SANTOS
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Resumo |
Esta pesquisa teve por objetivo principal deslindar o processo de inclusão de
estudantes da zona rural em escolas urbanas. A partir do problema: como se dá a inclusão
escolar dos estudantes da zona rural que utilizam o transporte escolar para se deslocar as
escolas urbanas? Foram coletadas narrativas autobiográficas da pesquisadora e de três
estudantes que moram na zona rural para compreender estas vivências, desde o uso do
transporte público escolar como meio de locomoção da zona rural para a zona urbana, como
suas impressões sobre sentirem-se incluídos. Como objetivos específicos buscamos: a)
verificar aspectos da inclusão de estudantes por meio de mapeamento da produção acadêmica
no Banco de Teses e Dissertações- BDTD e b) analisar aspectos sobre a inclusão por meio
das narrativas. Como metodologia foi utilizada entrevista narrativa autobiográfica apoiada
por um roteiro, construído a partir de teses e dissertações que discutem a temática em tela.
Em relação ao mapeamento da produção acadêmica, constatamos que a falta de escolas nas
áreas rurais culminou numa política de transporte escolar e que dificultou inclusão escolar
dos estudantes da zona rural. As narrativas evidenciaram o cotidiano dos estudantes da zona
rural e seu percurso até as escolas da área urbana e seus anseios. As perspectivas narradas que
sugerem um trabalho que vise a inclusão escolar efetiva para estes estudantes. |
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NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDAS SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
05/09/2024 |
Área |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maria Luiza Dos Santos Pellin
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Banca |
- BRUNA CAROLINE CAMARGO
- HELLEN THAIS DOS SANTOS
- ROSANE TOEBE ZEN
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Resumo |
Este trabalho tem por objetivo analisar narrativas de formação estudantes surdas do curso de
Pedagogia. A partir do seguinte problema de pesquisa: Quais foram os saberes adquiridos
durante o percurso de formação? a) buscamos refletir sobre a inclusão de professoras surdas
na docência; b) analisar as perspectivas das acadêmicas através das narrativas sobre o
percurso formativo, com ênfase no estágio supervisionado. Como metodologia foram
utilizadas entrevistas narrativas a partir de um roteiro e mapeamento da produção na BDTD.
Como resultados identificamos que há poucos registros de trabalhos que abrangem a
formação de professores surdos, o que justifica e necessidade de mais trabalhos empíricos. As
narrativas de formação das estudantes surdas revelaram que há um atraso na oferta um
ambiente inclusivo para formação de professores surdos, inexistência de adaptações nos
materiais didáticos para surdez, falta de profissionais surdos qualificados nas unidades
escolares e pouca oferta de recursos pedagógicos que favoreçam os estudantes surdos na
formação acadêmica. |
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A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH: O QUE APONTAM AS PRODUCÕES ACADÊMICAS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD? |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
05/09/2024 |
Área |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- CLAUDEMIR DANTES DA SILVA
- HELLEN THAIS DOS SANTOS
- SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
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Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com Transtorno de
Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desde a educação infantil no ambiente escolar.
Como metodologia realizamos um mapeamento da produção acadêmica na BibliotecaDigital
BrasileiradeTesese Dissertações –BDTD.A partir do seguinte problema: o que apontam as
produções acadêmicassobre a inclusão de crianças com TDHD no ambiente escolar, desde a
educação infantil? Fizemos um mapeamento da produção acadêmica dos últimos quinze anos,
2009-2024, para isso utilizamos os descritores: inclusão, TDHA e educação infantil. Após
mapear as teses e dissertações, fizemos a leitura dos resumos para verificar aquelas as que
mais se aproximavam do objetivo da pesquisa e aprofundar as leituras. Como resultados, os
trabalhos apontaram queo TDHA é visto como desamparo à criança e sua rede de apoio, o
excessivo uso dos aparelhos eletrônicos tem desencadeado o surgimento de problemas
comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção. A família ocupa posição central na
formação afetiva e moral da criança, pois a estrutura familiar proporciona melhorias no
desenvolvimento psicológico, como segurança, controle emocional e autoestima e por fim é
necessário superar as explicações biológicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem. Os
discursos acerca do TDAH no ambiente escolar destoam do discurso médico. |
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS(AS) PROFISSIONAIS |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
05/09/2024 |
Área |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIA REGINA ARCANJO DE OLIVEIRA
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Banca |
- ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
- HELLEN THAIS DOS SANTOS
- SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
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Resumo |
Uma educação inclusiva que atenda às especificidades de cada criança com ou sem
deficiência deve favorecer à sua inclusão na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo
principal do presente estudo foi desvelar aspectos das práticas pedagógicas inclusivas no
trabalho entre profissionais da educação infantil. Para tanto, foi realizado um mapeamento
bibliográfico, onde foram consultadas produções científicas dos últimos 05 anos (2019-2023)
no portal google acadêmico. A análise realizada, a partir do mapeamento da produção
acadêmica, apontou que trabalhar colaborativamente é uma proposta viabilizada em diversas
todas as etapas de ensino, mas pouco explorada na educação infantil. No entanto, as
produções específicas demostram que os(as) profissionais da educação infantil devem
desenvolver estratégias para efetivar a inclusão escolar e valorizar seus saberes cotidianos
advindos da prática pedagógica. |
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Apontamentos bibliográficos sobre a permanência de estudantes travestis e transexuais na educação básica |
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Curso |
Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
04/09/2024 |
Área |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
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Orientando(s) |
- Juciara Pizarro da Silva Henriques
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Banca |
- EDER JUNIO DA SILVA
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- HELLEN THAIS DOS SANTOS
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Resumo |
A educação é um direito fundamental para todos/todas/todes, mas travestis e transexuais enfrentam desafios significativos no sistema de educação básica, incluindo discriminação explícita e falta de políticas escolares inclusivas, o que afeta sua experiência e desempenho. Este estudo visa compreender esses
obstáculos específicos e como as políticas escolares influenciam a evasão dessas estudantes, explorando o impacto dos documentos de gestão escolar na exclusão de travestis e transexuais e a importância de espaços juvenis inclusivos para a criação de novas formas de sociabilidade e inclusão. Utilizando abordagens pós-críticas por meio de uma pesquisa bibliográfica focada em estudos educacionais e
trabalhos de intelectuais trans, o estudo revela a necessidade urgente de transformar as práticas pedagógicas e as estruturas de poder que permeiam o ambiente escolar. A análise das contribuições teóricas e metodológicas dessas abordagens destaca como a falta de políticas inclusivas e a presença de normativas restritivas contribuem significativamente para a evasão escolar e o comprometimento do bem-estar emocional e psicológico dessas estudantes. Além disso, a criação e manutenção de espaços seguros e afirmativos são cruciais para a inclusão e o bem-estar das jovens transexuais, promovendo sua autoaceitação e autoestima. Ao integrar essas perspectivas, observar como apontamento conclusivo
a necessidade de criar uma educação verdadeiramente democrática e equitativa, onde todos/todas/todes estudantes, independentemente de sua identidade de gênero e/ou de sexualidades possam prosperar e se desenvolver plenamente. |
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EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM FOCO: UMA ANÁLISE DA CRUELDADE E VIOLÊNCIA EM TRÊS CONTOS DE RUBEM FONSECA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- DANGLEI DE CASTRO PEREIRA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
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Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Sociedade, com o objetivo de examinar a presença da crueldade e da estética do realismo feroz nos contos de Rubem Fonseca, considerando seu impacto na formação docente e literária. Em Rubem Fonseca, a crueldade do tema e dos recursos expressivos se alia com a exposição nua, crua, portanto “realista feroz” (Candido, 1989) das ações da narrativa. Desta forma, a literatura e a arte, com base na noção de crueldade (Rosset, 2002), expõem de maneira ostensiva e sem mediação as complexidades de relações fraturadas estabelecidas entre indivíduos em um determinado ambiente social. Os contos fonsequianos invariavelmente se apropriam dos discursos de violência veiculados por diferentes meios de comunicação como jornais, boletins de ocorrência policial, cinema entre outros. É o que demonstram as narrativas escolhidas como corpus deste trabalho: Nau catrineta, do livro Feliz ano novo, Duzentos e vinte e cinco gramas, conto integrante de Os prisioneiros, e Carne Crua, conto homônimo do último livro do autor, de 2018. Assim sendo, a articulação dessas narrativas fonsequianas em um estilo cruel, agressivo e sádico, demarcado por condições comportamentais desprovidos do peso e da medida ético-moral, permite uma aproximação com a teoria proposta por Candido e Rosset, já que na prosa de Fonseca, os narradores e personagens são indivíduos prisioneiros de suas vontades, fobias, crenças e manias. Dessa forma, o enfoque principal consiste em evidenciar como as narrativas provocativas do autor oferecem insights sobre a sociedade contemporânea e incentivam a reflexão crítica, enfatizando a relevância da literatura na educação. |
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ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: Possibilidades Didáticas |
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Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- LUIS FELIPE MESQUISTA GRANJA
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Banca |
- CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS
- LEANDRO HECKO
- MARIA CELMA BORGES
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Resumo |
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Negros e indígenas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870): as aulas de História Regional na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. |
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Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO
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Banca |
- Dilza Porto Gonçalves
- MANUELA AREIAS COSTA
- ROGÉRIO DA PALMA
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Resumo |
O objetivo deste trabalho é investigar a invisibilidade histórica que os negros e os povos indígenas enfrentam nas narrativas históricas sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), especialmente no que diz respeito às aulas da disciplina de História Regional da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME) Para tanto, pesquisaremos referenciais curriculares do município, livros didáticos adotados, produções historiográficas e entrevistas com professores que atuam na disciplina e/ou que lecionam história regional. Para a elaboração do produto final, pretendemos desenvolver um e-book que atenda à demanda contemporânea de um regime historiográfico de ampla circulação a partir do campo estabelecido pela História Pública. Dessa forma, este recurso pretende auxiliar profissionais da área e fornecer uma fonte de pesquisa histórica que analise a “Guerra Grande” sob a perspectiva decolonial, evidenciando o papel relevante de negros e indígenas no conflito.
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