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TRABALHO Ações
SITUAÇÕES DE TRABALHO E DE SAÚDE DO PROFESSOR: IMPACTOS NO CORPO, NO ENSINO E NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 08/07/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARCOS ANTONIO BESSA OLIVEIRA
Orientando(s)
  • Luciene Paula de Almeida
Banca
  • CARLOS MAGNO NAGLIS VIEIRA
  • MARCOS ANTONIO BESSA OLIVEIRA
  • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
Resumo O trabalho dado como única forma de existência humana, desde a colonização das Américas tem sido fortemente utilizado pelos Sistemas como uma estratégia de exploração da força humana como alternativa para acumulação de riqueza de uns. Todo projeto de controle ou ocorre pela subversão do outro, seja pela força física seja pela alienação, nesta pesquisa intitulada “Situações de trabalho e de saúde do professor: impactos no corpo, no ensino e na previdência social”, entendemos que a subjetividade dos trabalhadores da Educação está controlada, razão esta da categoria profissional estar se apresentando como adormecida frente às situações de trabalho atuais vivenciadas e sentidas em seu corpo. A forma como o(s) professore(s) se percebe (se é que se percebe(m)?) está condicionada a uma matriz de poder, ainda colonial (séc. XVI), que mantêm vivas, na atualidade, as antigas hierarquias étnico, racial e sexual para o trabalho como situação única para os sujeitos que precisam vender sua força de trabalho em troca de salários como única condição para existir e sobreviver. Busca-se, nesta pesquisa, evidenciar que a docência, enquanto trabalho, também está, na atualidade, regida, regulada e estruturada pela lógica do capital. A escola, por sua vez, por constituir um espaço de poder — seja de doutrinação ou de libertação —, precisa, nessa condição, ser controlada pelos Sistemas. Consequentemente, o profissional que atua nessa Instituição também precisa ser controlado. Compreendendo essa relação de trabalho ao mesmo tempo deformadora e formadora, propõe-se, por meio desta discussão, refletir sobre caminhos para a descolonização dos Sistemas sociais, econômicos, políticos, culturais e educacionais, em busca de condições de trabalho mais humanas — que não se restrinjam ao controle do corpo, da mente e da saúde docente por meio e para o trabalho.
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    PREVISÃO DE PREÇOS PARA A CADEIA DE LÁCTEOS NO BRASIL UTILIZANDO MACHINE LEARNING
    Curso Mestrado em Zootecnia
    Tipo Dissertação
    Data 30/06/2025
    Área ZOOTECNIA
    Orientador(es)
    • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
    Orientando(s)
    • MARCELO SOUTO ROSCHEL
    Banca
    • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
    • JOÃO RICARDO REBOUÇAS DÓREA
    • VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
    Resumo
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      EFEITOS DE CONDICIONADORES DE SOLO EM ATRIBUTOS DO SOLO E INFILTRAÇÃO DE ÁGUA
      Curso Doutorado em Agronomia
      Tipo Tese
      Data 23/05/2025
      Área AGRONOMIA
      Orientador(es)
      • ELÓI PANACHUKI
      Orientando(s)
      • RONIEDISON DA SILVA MENEZES
      Banca
      • CÉSAR MURILO DE ALBUQUERQUE CORREA
      • DORLY SCARIOT PAVEI
      • ELÓI PANACHUKI
      • NORTON HAYD REGO
      • WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
      Resumo
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        PEQUENA MEMÓRIA PARA UM TEMPO SEM MEMÓRIA: Contribuições da Sociologia para o Ensino do tema Ditadura Militar
        Curso Mestrado em Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio
        Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
        Data 30/04/2025
        Área SOCIOLOGIA
        Orientador(es)
        • LUCIANA HENRIQUE DA SILVA
        Orientando(s)
        • ALISON MENEZES FREITAS
        Banca
        • Danyelle Nilin Gonçalves
        • DIOGO DA SILVA ROIZ
        • LUCIANA HENRIQUE DA SILVA
        Resumo
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          DESCRIÇÃO DAS SENSILAS ANTENAIS DE Liogenys fusca BLANCHARD, 1851 E Liogenys bidenticeps MOSER, 1919 (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: MELOLONTHINAE)
          Curso Mestrado em Agronomia
          Tipo Dissertação
          Data 16/04/2025
          Área ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA
          Orientador(es)
          • SERGIO ROBERTO RODRIGUES
          Orientando(s)
          • JOSÉ LUCAS PAIMEL DE OLIVEIRA
          Banca
          • CRISTIANO MOREIRA
          • FLÁVIO LEMES FERNANDES
          • SERGIO ROBERTO RODRIGUES
          Resumo Em adultos de Scarabaeidae as sensilas presentes nas antenas podem realizar funções de
          auxílio na dispersão, localização de fontes de alimentos, identificação de feromônio sexual,
          e encontro de locais de nidificação. O objetivo foi descrever as sensilas antenais de
          Liogenys fusca e L. bidenticeps. Adultos foram coletados com uso de armadilha luminosa
          instalada em uma área de mata em Cassilândia, MS e em uma área de campo em Camapuã,
          MS, de setembro a dezembro de 2023. Os adultos coletados foram separados em machos e
          fêmeas, e após a extração das antenas, foram separadas as lamelas proximal, mediana e
          distal, as quais foram utilizadas para obtenção de imagens em microscopia eletrônica de
          varredura. Nas antenas foram identificadas sensilas tricódeas, caéticas, placódeas tipos I e
          II, coelocônicas tipos I e II, auricílicas e ampuláceas. Nos machos de L. fusca foram
          quantificadas 4042 sensilas, das quais 3249 (80,38%) são sensilas placódeas, 462 (11,43%)
          auricílicas e 331 (8,19%) coelocônicas. Nas fêmeas foram quantificadas 4107 sensilas, das
          quais 3454 (84,10%) são sensilas placódeas, 326 (7,94%) auricílicas e 327 (7,96%)
          coelocônicas. Em L. bidenticeps foram quantificadas nos machos 4469 sensilas, sendo
          3442 (77,02%) sensilas placódeas, 674 (15,08%) auricílicas e 353 (7,90%) coelocônicas.
          Nas fêmeas foram quantificadas 3887 sensilas, sendo 3211 (82,61%) placódeas, 429
          (11,04%) auricílicas e 247 (6,35%) coelocônicas.
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            EXCETO, TALVEZ, (POR) UMA LATINO-AMÉRICA: HAROLDO DE CAMPOS E SUA EPISTEMOLOGIA (DES)CONSTELAR DA TRADUÇÃO
            Curso Mestrado em Letras
            Tipo Dissertação
            Data 16/04/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • RONY MÁRCIO CARDOSO FERREIRA
            Orientando(s)
            • LUANA CAVALIERI DE ALENCAR DUTRA
            Banca
            • ALTAMIR BOTOSO
            • ÁLVARO SILVEIRA FALEIROS
            • RONY MÁRCIO CARDOSO FERREIRA
            Resumo A hipótese deste trabalho é investigar como, por meio de seus textos, o poeta, crítico, tradutor e teórico da tradução Haroldo de Campos (1929-2003) perlaborou uma epistemologia (des)constelar da tradução no Brasil, ultrapassando a imagem constelar do poeta francês Stéphane Mallarmé em “Um lance de dados” (1897) para uma teoria pensada a partir dos trópicos. Nosso objetivo geral seria, primeiramente, compreender no que consiste a desconstelização promovida por Campos, em especial a partir de seus textos sobre Mallarmé e a imagem da constelação. Em seguida, delineamos três objetivos específicos, organizados em três capítulos: 1) comprovar a releitura do acaso mallarmeano e europeu mobilizada por Campos; 2) reconstruir a noção de história sincrônico-constelar de Campos na sua epistemologia tradutória; 3) evidenciar a galáxia haroldiana, responsável por desconstelizar o estelário posto sobre a teoria da tradução no Brasil. Para tanto, serão relevantes, enquanto corpus da pesquisa, os livros Mallarmé (1991), organizado por Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, onde consta a tradução de Haroldo do “Lance de dados”; e Transcriação (2013), organizado por Marcelo Tápia e Thelma Médici Nóbrega, no qual encontram-se ensaios de Campos. Nossa metodologia será composta de três campos de estudo: a Crítica Literária; a Literatura Comparada; e os Estudos da Tradução. Nos valeremos, entre outros, das proposições de Jacques Derrida (2001; 2006; 2009; 2014), Walter Benjamin (1994; 2010) e Silviano Santiago (1976; 2000).
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            ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E EM MATO GROSSO DO SUL (2000-2024): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E OS CAMINHOS DA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MS ALFABETIZA
            Curso Mestrado em Educação
            Tipo Dissertação
            Data 14/04/2025
            Área EDUCAÇÃO
            Orientador(es)
            • IARA AUGUSTA DA SILVA
            Orientando(s)
            • Izabel Carolina Souza Corrêa
            Banca
            • CÉLIA BEATRIZ PIATTI
            • IARA AUGUSTA DA SILVA
            • MARIA LEDA PINTO
            Resumo Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo a alfabetização de crianças. O objetivo geral busca apresentar a trajetória da alfabetização no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul no período de 2000 a 2024, com foco na implantação e implementação de políticas públicas de educação destinadas à alfabetização de crianças, em destaque o Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança (2021). O problema desta pesquisa parte do questionamento: Quais foram as ações governamentais que nortearam o processo de alfabetização de crianças no país e na rede pública estadual sul-mato-grossense (2000-2024) e como essas propostas foram implantadas e implementadas? Ao analisar a trajetória das políticas públicas de educação para alfabetização, considera-se a importância do direito de aprender a ler e escrever, como base para o desenvolvimento individual e social, conforme preconizado pela Constituição Federal do Brasil de 1988. Para a consecução do objetivo geral, foram usados quatro objetivos específicos: mapear e discutir as produções científicas disponíveis nos acervos das universidades (UEMS, UFMS, UFGD, UCDB) e bancos de produções acadêmicas on-line (SciELO e CAPES), quanto à alfabetização de crianças no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul, na vertente das políticas públicas; descrever e analisar programas de alfabetização implementados no Brasil, abordando o caminho das iniciativas educacionais de alfabetização de crianças, em âmbitos nacional e estadual, considerando o contexto político, social e histórico; apresentar o programa de alfabetização desenvolvido pelo estado de Mato Grosso do Sul; e aprofundar a pesquisa sobre a política de alfabetização vigente em Mato Grosso do Sul por meio da criação de uma série de podcasts que reúne documentos que fomentem discussões sobre o Programa MS Alfabetiza (2021). A escolha do marco temporal se justifica pelo impulso das legislações voltadas para a alfabetização, especialmente após a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a intensificação do foco, especialmente após a atualização pela Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que estabeleceu a duração de nove anos para o ensino fundamental, impactando diretamente o início do processo de alfabetização. Este trabalho fundamenta-se na Ciência da História como referencial teórico, adotando uma abordagem que privilegia a análise do objeto de estudo sob uma perspectiva histórica. Essa abordagem reconhece o papel essencial da educação no acesso ao conhecimento acumulado ao longo da história. Como metodologia, empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo produções acadêmicas, obras de referência e documentos oficiais. Além disso, a pesquisa dialoga com autores renomados como Saviani, Mortatti e Soares, que são fundamentais para contextualizar as políticas públicas educacionais no que se refere à alfabetização de crianças. A pesquisa está estruturada em três capítulos, que discute produções científicas, fontes documentais e analisa as políticas públicas de alfabetização. Além disso, a proposta de intervenção intenciona disseminar informações e promover debates sobre a política de alfabetização vigente no Estado de Mato Grosso do Sul. Este trabalho destaca a importância de políticas educacionais contínuas e capazes de responder às necessidades emergentes da sociedade, visando reduzir desigualdades educacionais e promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
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            USO DE ADUBOS VERDES NA REDUÇÃO DA PODRIDÃO DE ESCLERÓCIO
            Curso Doutorado em Agronomia
            Tipo Tese
            Data 10/04/2025
            Área AGRONOMIA
            Orientador(es)
            • FELIPE ANDRÉ SGANZERLA GRAICHEN
            Orientando(s)
            • STEPHANY DOS SANTOS
            Banca
            • CELINA DE MEDEIROS RAGALZI
            • CRISTIANE GONÇALVES DE MENDONÇA
            • CRISTINA GONÇALVES DE MENDONÇA
            • FELIPE ANDRÉ SGANZERLA GRAICHEN
            • NEDER HENRIQUE MARTINEZ BLANCO
            Resumo
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              Novas Linguagens para o Ensino de história: Trabalhando podcasts com estudantes da escola estadual Lino Villacha (2024)
              Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 31/03/2025
              Área HISTÓRIA
              Orientador(es)
              • ALINE VANESSA LOCASTRE
              Orientando(s)
              • EMERSON APARECIDO SOUZA SILVA
              Banca
              • ALINE VANESSA LOCASTRE
              • CYNTIA SIMIONE FRANÇA
              • RODRIGO BIANCHINI CRACCO
              Resumo Este estudo examina o potencial pedagógico dos podcasts enquanto uma das novas linguagens aplicáveis ao ensino de história no âmbito do ensino médio. A dissertação delineia um projeto de mestrado cuja finalidade é a elaboração de um guia didático destinado a professores, com enfoque na produção e na implementação de podcasts no ambiente da sala de aula. Analisa-se a relação entre as tecnologias digitais, o ensino de história e a construção da consciência histórica dos estudantes. Ademais, a investigação aborda os desafios e as possibilidades decorrentes da integração de recursos como os podcasts às práticas pedagógicas, considerando-se o contexto da cultura digital e as demandas educacionais contemporâneas. Por fim, são apresentados planejamentos bimestrais que exemplificam, de maneira prática, a utilização de tecnologias digitais, incluindo a produção de podcasts, no desenvolvimento de aulas de história.

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              TODOS OS TEMPOS DA ALEGRIA: O SURGIMENTO DO BLOCO CORDÃO VALU NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI EM CAMPO GRANDE/MS
              Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 28/03/2025
              Área HISTÓRIA
              Orientador(es)
              • RODRIGO BIANCHINI CRACCO
              Orientando(s)
              • Oscar Rocha
              Banca
              • DANILO ALVES BEZERRA
              • LEANDRO HECKO
              • RODRIGO BIANCHINI CRACCO
              Resumo Neste trabalho são investigados o início e a expansão de nova etapa na história do Carnaval de rua em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a partir da criação do bloco Cordão Valu, em 2007, que trouxe novamente o festejo popular para o centro da cidade, possibilitando a ocupação inédita do espaço público em determinadas áreas, com desdobramentos que excedem o período carnavalesco. Questionamentos sobre a participação das camadas populares nesse processo ou quais agentes mobilizaram seus interesses em torno da ação contra a mercantilização do Carnaval estão na base desta pesquisa. O recorte temporal atravessa as três últimas décadas e também abre a discussão sobre elementos da história e da cultura locais. A metodologia/teorização utilizada encontra postulados originários da História dos Conceitos, História do Tempo Presente e Estudos Culturais, que servem como ponto de reflexão para problemáticas que surgem dos levantamentos de fontes e da investigação da cobertura jornalística dos acontecimentos, com as falas dos principais envolvidos na construção de novo cenário dessa festa popular, que ainda passa por tensões e ressignificações. O tema serve ainda de base para formulação de proposta de Itinerário Formativo que possa ser desenvolvida no primeiro ano do Ensino Médio, enfocando aspectos referentes à cultura popular, ao patrimônio e à memória.
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                Trabalho: ALÉM DA REVOLTA DA CHIBATA: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA, RESISTÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL NA REPÚBLICA BRASILEIRA NO PÓS-ABOLIÇÃO
                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 28/03/2025
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • RODRIGO BIANCHINI CRACCO
                Orientando(s)
                • José Augusto Pimentel de Freitas
                Banca
                • MANUELA AREIAS COSTA
                • PRISCILA MIRAZ DE FREITAS GRECCO
                • RODRIGO BIANCHINI CRACCO
                Resumo A presente pesquisa tem como objeto o ensino sobre a Revolta da Chibata, por meio de uma
                perspectiva crítica, na qual serão abordados subtemas como a Proclamação da República, as
                teorias raciais e a política de branqueamento da população brasileira. Pretende-se deste modo,
                contemplar os objetos de conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular
                (2017), documento normativo curricular oficial da educação, buscando subsídios teóricos,
                científicos, que fujam do convencional livro didático. Para tanto, foram elencados os seguintes
                objetivos específicos: compreender em qual contexto da Proclamação da República estavam
                inseridos os descendentes de ex-escravizados (por serem grande parte membros da Marinha);
                investigar as condições sociais, físicas e econômicas as quais estavam inseridos esses
                trabalhadores e os motivos que levaram a revolta; analisar o que a literatura educacional aborda
                sobre a temática e sobre os recursos que podem ser utilizados em sala de aula, para o ensino da
                temática e a construção do produto final, após o levantamento, análise das fontes e
                desenvolvimento da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental
                e bibliográfica, na qual o percurso metodológico consiste no levantamento e na análise crítica
                de fontes primárias e secundárias. Dentre os documentos analisados, destacam-se as
                Constituições brasileiras e demais legislações pertinentes, além de projetos e ementas que
                permitam compreender o contexto histórico e jurídico da Revolta da Chibata. Dentre esse
                material, consta também uma gama significativa de documentos cedidos pela Diretoria do
                Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), entre eles o Manifesto dos
                Marinheiros Insurgentes (1910). O estudo também abarca literatura educacional para subsidiar
                a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino da temática. O produto foi pensado
                a partir da didática crítica de Paulo Freire, Libâneo e Zabala, na qual o estudante é agente ativo
                na construção do conhecimento, mediado pelo professor, com o uso de recursos didáticos
                diversos.
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                CELSO FURTADO NO CONTEXTO DESENVOLVIMENTISTA BRASILEIRO: A BIOGRAFIA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA.
                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 28/03/2025
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                Orientando(s)
                • Alex Sandro Giraldelo dos Santos
                Banca
                • BRAZ BATISTA VAZ
                • FABRICIO ANTONIO DEFFACCI
                • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                Resumo Esta dissertação tem como objetivo compreender, a partir de alguns aspectos da biografia de Celso Furtado o processo de elaboração do desenvolvimento social e econômico para o Brasil no período de 1945 a 1964. Pretendemos evidenciar a abordagem biográfica como possibilidade didático-metodológica para o ensino de História, ao propor a análise do cenário desenvolvimentista no Brasil (1945-1964), a partir da biografia do economista Celso Furtado. Considerado um dos mais relevantes intelectuais do século XX no Brasil, Celso Furtado foi também parte fundamental da política desenvolvimentista no país, dessa forma, suas contribuições se estendem para além das proposições teóricas, materializando-se em políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico do Brasil, no entanto, sua visão de desenvolvimentismo não representa a totalidade de concepções desenvolvimentistas à época, o que pretende-se demonstrar nesta pesquisa.
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                As representações sociais das populações negras no livro didático de História: processos de invisibilidade e subalternização.
                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 27/03/2025
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
                Orientando(s)
                • Fabio Gomes de Sousa dos Santos
                Banca
                • CINTIA SANTOS DIALLO
                • Maria Aparecida Lima dos Santos
                • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
                Resumo O projeto de pesquisa intitulado As representações sociais das populações negras no livro
                didático de História: processos de invisibilidade e subalternização, está vinculado ao
                Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de História -
                PROFHISTÓRIA, e a linha de Pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, da
                Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS. Tem como objetivo analisar como
                as populações negras são representadas no livro didático de História do Projeto Araribá,
                utilizado com a turma do 8o ano do Ensino Fundamental, referente ao Programa Nacional
                do Livro Didático/PNLD 2020/2023, e as implicações nas abordagens das questões
                raciais no Ensino de História. Para a análise desta temática, buscamos aporte teórico na
                historiografia, com destaque para os estudos de Roger Chartier, afim de compreender o
                conceito de representação associado à ideia das relações entre as representações coletivas
                e as práticas sociais; nos estudos sobre educação para as relações étnico-raciais e nos
                estudos decoloniais para problematizar o processo de construção histórica do racismo no
                Brasil a partir do século XIX, compreendendo como a educação, ao reproduzir o
                pensamento da época, acabou ecoando o racismo e a subalternização do negro em sua
                constituição, inclusive no Ensino de História. Para a produção dos dados da pesquisa
                realizamos uma análise do referido livro didático para compreender como as populações
                negras são representadas nesse documento. Desta forma, pretendemos contribuir com as
                discussões relacionadas as populações negras, em questões como educação, direito,
                cidadania e reparação histórica, contribuindo para a superação de todas as tentativas de
                invisibilidade e subalternização dessas populações. Os livros didáticos são valiosos
                instrumentos de democratização do saber e exercem papel fundamental na formação
                escolar do/a aluno/a, importa compreender como esse material pode ser utilizado para
                construção de um processo educacional plural e livre de todas as estratégias de exclusão.
                Os resultados da pesquisa mostram, por um lado, que o livro analisado ainda carrega as
                marcas da perspectiva da colonialidade. Os processos envolvendo as populações negras
                são apresentadas, em grande medida, a partir do viés dos dominadores, os negros são
                subalternizados e guetizados. Por outro lado, existem indícios de decolonialidade quando
                o livro apresenta movimentos de resistência dos negros ao regime escravocrata, embora
                essa perspectiva seja incipiente. Assim, no livro didático de História analisado,
                predominam as representações das populações negras de maneira estereotipada,
                caracterizando essas populações como subalternas, como serviçais associados aos
                processos de escravidão. A partir dos resultados da pesquisa, produzimos cinco propostas
                de planos de aula de história para o 8o ano do Ensino Fundamental II, que serão
                disponibilizados para os/as professores/as, como uma possibilidade, dentre tantas outras,
                de contribuir com as reflexões que envolvem o combate ao racismo e a segregação, e
                fomentar a valorização da população negra.
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                CENTRO DE MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA QUE “NASCEU NO CORAÇÃO E NOS BRAÇOS DO POVO”
                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 27/03/2025
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                Orientando(s)
                • KARINNE MARTINS ESTEVES
                Banca
                • Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
                • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                • Olivia M. M. de Medeiros
                Resumo A Escola Estadual Lino Villachá, situada na cidade de Campo Grande no atual Estado de Mato Grosso do Sul, construída em regime de mutirão, tem sua história relacionada à questão da hanseníase, ao estigma e à luta da comunidade por direitos a cidadania social. Esta pesquisa tem como objetivo reconhecer a importância de se estruturar um centro de memória nessa instituição, identificando sua contribuição para o ensino de História e suas múltiplas possibilidades para a preservação das memórias e história da sociedade que a construiu. Além de abranger a estruturação e organização desse espaço ao longo dos anos, essa dissertação aborda parte da história da hanseníase e o papel do Hospital São Julião nesse processo, bem como sua relação com o Bairro Nova Lima e a vida do poeta Lino Villachá. Tendo como linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, a metodologia será exploratória por meio de estudo de caso e pesquisa bibliográfica em documentos presentes na própria instituição, nos projetos desenvolvidos, nas reportagens da mídia local, bem como em artigos que envolvem as temáticas. Discussões historiográficas relacionadas à memória, à identidade, a história local, ao trabalho com fontes históricas e possibilidades de interdisciplinaridade no ensino de História marcarão esse processo objetivando um projeto para a construção de um espaço de preservação da memória, como uma forma de resistência.
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                Sobá: cultura e ensino de história
                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 26/03/2025
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                Orientando(s)
                • Moisés de Souza Barros
                Banca
                • MARCELO DE SOUZA MAGALHÃES
                • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                • RODRIGO BIANCHINI CRACCO
                Resumo A presente pesquisa tem como objeto a história do sobá, alimento reconhecido como Patrimônio Cultural e amplamente consumido pela população sul-mato-grossense. O objetivo central consiste em demonstrar como e em que medida o sobá, enquanto manifestação cultural registrada como patrimônio imaterial de Campo Grande, pode ser integrado às práticas didáticas para abordar a História Regional. Entre os objetivos específicos, destacam-se: a) analisar o conceito de patrimônio imaterial e cultura, bem como as teorias que sustentam sua relação com a construção de identidades locais; b) examinar o processo migratório japonês e a formação da comunidade okinawana em Campo Grande - MS, identificando a introdução do sobá como expressão gastronômica típica; e c) desenvolver uma sequência didática que articule os conhecimentos levantados para aplicação em sala de aula e a apresentação do produto, fruto da pesquisa, para sua aplicação na prática escolar. O percurso metodológico inclui revisão bibliográfica e análise documental, abrangendo legislações, referenciais normativos educacionais, o processo de registro do sobá como patrimônio e a historiografia local. O referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de representação, memória e operação historiográfica. Como resultado, apresenta-se um álbum em formato de e-book, também disponível em formato impresso, concebido como instrumento didático para o ensino de História Regional. Esse material abordará o sobá como eixo central, explorando temas correlatos, como migração, patrimonialização e a história da alimentação.
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                  A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A LEI 10.639/03: DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E ARTE EM CAMPO GRANDE – MS
                  Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 26/03/2025
                  Área HISTÓRIA
                  Orientador(es)
                  • ROGÉRIO DA PALMA
                  Orientando(s)
                  • MICHELLE APARECIDA SILVESTRE SILVA
                  Banca
                  • CINTIA SANTOS DIALLO
                  • JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
                  • ROGÉRIO DA PALMA
                  Resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é um reflexo de um histórico de exclusão social, com impacto significativo na população negra. A promulgação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, representa um avanço importante na busca por equidade racial na educação. No entanto, a implementação dessa lei ainda enfrenta diversos desafios, especialmente na EJA, onde a cultura afro-brasileira é frequentemente invisibilizada no currículo e a falta de formação adequada para os docentes dificulta a efetivação da legislação. Este estudo tem como objetivo investigar a aplicação da Lei 10.639/2003 na EJA e explorar como as disciplinas de História e Arte podem promover a valorização da cultura afro-brasileira nesse ambiente. A pesquisa parte da hipótese de que a carência de ações pedagógicas eficazes e a resistência institucional prejudicam a aplicação da lei, perpetuando práticas educacionais que desconsideram a diversidade cultural. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na análise documental e em entrevistas com educadores da EJA, com o intuito de entender suas percepções e os obstáculos enfrentados na implementação da legislação. O estudo também dialoga com autores como Munanga (2001), Santos (2022) e Almeida (2018), que abordam o racismo estrutural e a relevância de práticas pedagógicas antirracistas. Espera-se que esta pesquisa contribua para fortalecer a identidade cultural dos estudantes negros, promovendo um ensino mais inclusivo e uma sociedade mais justa.
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                    DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO CONTINUADA A CAMINHO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA?
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 21/03/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
                    Orientando(s)
                    • JÉSSICA ANGÉLICA DE MELO BORGES
                    Banca
                    • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
                    • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
                    • REGINALDO PEIXOTO
                    Resumo O racismo é estrutural e permanece profundamente enraizado na sociedade brasileira, impactando negativamente na vida de uma parcela da população, esta negra. Com isso, influencia diretamente na identidade dos sujeitos, pois reflete diretamente em como a pessoa compreende a si mesma e o outro. Em consequência disso, atinge a criança negra, pois ela adota um padrão homogêneo que invisibiliza sua cultura e história afro-brasileira. Diante desta problemática, a pesquisa visa: compreender a constituição de formação continuada com enfoque na efetividade da Lei n. 10.639/2003 para a contribuição à formação da identidade da criança negra na Educação Infantil dracenense. Nesta proposta, temos como objetivos específicos. Entender a concepção dos/as participantes à vista das legislações como à lei n.º 10.639/2003. Analisar a concepção dos/as participantes à vista do racismo na etapa da Educação Infantil, no que tange à constituição da identidade da criança negra. Identificar como se dá o processo formativo dos/as participantes, a partir da formação continuada voltada para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa são onze professoras e um professor de Educação Infantil que atende crianças de 3 a 5 anos idade no ano de 2023, da escola municipal de ensino fundamental e infantil- EMEFI Guilherme Tammerik e da escola de educação infantil-EMEI Lar Infantil. Tendo como aporte teórico estudos de Almeida (2019), Gomes (2010), Dias (2012), Cavalleiro (2012), Hall (2006), Munanga (2012), Fanon (2008), Gatti (2008), Nóvoa (1992), Garcia (1999) e outros autores/as delimitados conforme o levantamento de referencial teórico que discutam a respeito do racismo, identidade negra, formação continuada e Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio de uma pesquisa exploratória com foco qualitativo, de tipo estudo de caso. Como instrumento de recolha de dados de questionários semiestruturados. Espera-se que com este estudo ofereça análises de relevância no campo da Educação Infantil, principalmente, como forma de compreender como os/as professores/as de Educação Infantil entende a formação continuada de professores/as para a prática pedagógica, à garantia de direitos da criança negra pequena na promoção da igualdade racial a fim de disseminar o respeito à diferença e contribuir para a constituição da identidade da criança negra.
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                    O CORTA-JACA E A PRIMEIRA REPÚBLICA: MÚSICA POPULAR E ENSINO DE HISTÓRIA
                    Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 21/03/2025
                    Área HISTÓRIA
                    Orientador(es)
                    • MANUELA AREIAS COSTA
                    Orientando(s)
                    • ALINE RAFAELA PORTILIO LEMES
                    Banca
                    • Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
                    • JULIANA DA CONCEIÇÃO PEREIRA
                    • MANUELA AREIAS COSTA
                    Resumo A pesquisa propõe refletir sobre as contribuições da música popular como fonte para a pesquisa
                    e o ensino sobre o Rio de Janeiro da Belle Époque. Por um lado, observa-se que a música se
                    constitui como uma linguagem potente para a aprendizagem histórica. Por outro lado, pode
                    contribuir para uma compreensão polifônica sobre a atuação popular no início da República. A
                    investigação terá como foco a trajetória do Gaúcho, tango brasileiro popularmente conhecido
                    como o Corta-jaca, composto por Chiquinha Gonzaga para finalizar o terceiro ato da opereta

                    burlesca Zizinha Maxixe, em 1895. A composição transitou pelos teatros, carnavais, chopes-
                    berrantes e sociedades dançantes da época com sucesso, mas gerou polêmica ao adentrar o

                    Palácio do Catete pelas mãos da então primeira-dama Nair de Teffé, que executou a peça ao
                    violão em uma recepção presidencial em 26 de agosto de 1914. Seus detratores consideraram a
                    música “imoral”, “grosseira”, “lasciva”, “chula” e “selvagem”. O fato de se tratar de um gênero
                    musical e dançante de origem afro-brasileira, marcado por síncopes e por requebros, indica que
                    os juízos de valor emitidos a respeito do Corta-jaca carregam em si questões relativas a raça,
                    gênero e projetos de nação, em um contexto marcado pela difusão do ideário cientificista e seus
                    projetos higienistas. Entusiastas da música popular, no entanto, valorizaram o tango brasileiro e
                    seus correlatos (maxixe, choro, fado, etc.) justamente por serem gêneros musicais populares,
                    portanto, portadores de nacionalidade. A trajetória de Chiquinha Gonzaga e os debates em torno
                    da utilização de ritmos afro-brasileiros, do teor nacional e popular de sua obra são pontos
                    estratégicos para se pensar a construção da nação brasileira e suas fissuras. Para investigar as
                    questões acima delineadas será analisada a partitura do Gaúcho que, apesar das limitações de
                    registro gráfico, nos permite obter informações a respeito da melodia, do ritmo e da tonalidade.
                    Por meio da ferramenta de busca da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional será
                    realizado um levantamento sobre Chiquinha Gonzaga e sobre o “corta-jaca”, objetivando
                    caracterizar os jogos de força que atuaram na construção da música popular entre o final do
                    século XIX e o início do século XX. Por fim, propõe-se uma série de quatro oficinas pedagógicas
                    sobre “Música e História”, que podem ser trabalhadas de forma isolada ou articuladas pelos
                    professores e professoras em sala de aula.
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                    DOCUMENTÁRIOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UM EXERCÍCIO A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL
                    Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 20/03/2025
                    Área HISTÓRIA
                    Orientador(es)
                    • LEANDRO HECKO
                    Orientando(s)
                    • CARLOS GILBERTO BARROSO MAIA
                    Banca
                    • Andrey Minin Martin
                    • LEANDRO HECKO
                    • MARIA CELMA BORGES
                    Resumo A dissertação investiga a interseção entre cinema e ensino de História, com ênfase nos documentários como fontes históricas e ferramentas pedagógicas no ensino da história regional de Mato Grosso do Sul. O estudo tem como objetivo explorar o potencial dos documentários para enriquecer o aprendizado histórico, conectar passado e presente e fomentar debates críticos. A pesquisa observa o documentário CAÁ – a força da erva (2005) e sua abordagem em sala de aula, e divide-se em três capítulos. O primeiro aborda as interfaces teóricas entre cinema, história e ensino, demonstrando como o cinema, particularmente os documentários, transcende o entretenimento para se tornar recurso educacional que promove aprendizagens críticas e significativas. O segundo capítulo enfoca os desafios e abordagens no ensino de história regional, destacando as especificidades e as narrativas locais de Mato Grosso do Sul como componentes essenciais para a formação cidadã e a valorização da identidade regional. O terceiro apresenta uma aplicação prática, propondo um catálogo curatorial de documentários sobre Mato Grosso do Sul e uma sequência didática para uso em sala de aula, integrando teoria e prática pedagógica. A metodologia combina análise de filmes, revisão bibliográfica e desenvolvimento de propostas que podem ser aplicadas. As conclusões apontam que os documentários oferecem uma abordagem inovadora e acessível para trabalhar a diversidade cultural, social e ambiental de Mato Grosso do Sul, promovendo uma aprendizagem histórica contextualizada e interdisciplinar. O produto da pesquisa é um catálogo curatorial de documentários e uma sequência didática, ilustrando como esses recursos podem tornar o ensino de História mais dinâmico, crítico e conectado à realidade dos estudantes. A dissertação reforça a importância de integrar narrativas regionais no ensino de História, valorizando a memória local e estimulando a construção de uma consciência histórica crítica e cidadã.
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                    PELOS TRILHOS (VIRTUAIS) DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPO GRANDE - MS
                    Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 19/03/2025
                    Área HISTÓRIA
                    Orientador(es)
                    • Andrey Minin Martin
                    Orientando(s)
                    • GISLAINE OLIVEIRA KLITZKE
                    Banca
                    • Andrey Minin Martin
                    • EDUARDO ROMERO DE OLIVEIRA
                    • MANUELA AREIAS COSTA
                    Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o patrimônio ferroviário de Campo Grande e seus usos a
                    partir do ensino de História na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental II,
                    centralizada na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli. Tendo como objetivo
                    investigar as percepções dos alunos dos oitavos e nonos anos ante o patrimônio ferroviário
                    como parte do seu cotidiano, buscamos entender a relação entre o conhecimento histórico e a compreensão do tema e propor estratégias para aumentar a consciência e conservação deste patrimônio. Dada a negligência observada e a frequente demolição destes bens patrimoniais em nome da transformação urbana, o estudo levanta a necessidade de reconhecer e valorizar estes elementos através da educação patrimonial como parte integrante da história e identidade da cidade. Utilizando métodos qualitativos, procuramos captar as vozes e experiências dos alunos, por meio da utilização de questionários semiabertos e fontes documentais sobre a memória ferroviária local, (legislações, fotografias e documentos Iphan).Os resultados esperados incluem não só a identificação de possíveis lacunas no ensino desta temática, mas também recomendações para a sua integração mais eficaz nos currículos escolares. Foi enfatizada a importância de promover uma educação patrimonial mais ampla e inclusiva entre os estudantes, com o objetivo de melhor valorizar o patrimônio cultural de Campo Grande e sua conservação para as gerações futuras.
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