Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Desafios globais, ações locais: recomendações de manejo do fogo na UEMS-UEMS - Unidade Universitária de Aquidauana
Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
Tipo Artigo Científico
Data 19/12/2024
Área INTERDISCIPLINAR
Orientador(es)
  • AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
Orientando(s)
  • Erica dos Santos Avila
Banca
  • AFRANIO SORIANO SOARES
  • CRISTIANE DAMBRÓS
  • NORTON HAYD REGO
Resumo
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    CONTEXTO HISTÓRICO DA UEMS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE AQUIDAUANA
    Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
    Tipo Artigo Científico
    Data 19/12/2024
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • GUILHERME SILVERIO AQUINO DE SOUZA
    Orientando(s)
    • SANDRA BATISTOTI
    Banca
    • AFRANIO SORIANO SOARES
    • CRISTIANE DAMBRÓS
    • GUILHERME SILVERIO AQUINO DE SOUZA
    Resumo
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      UNIVERSIDADES E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UMA REALIDADE
      Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
      Tipo Artigo Científico
      Data 19/12/2024
      Área INTERDISCIPLINAR
      Orientador(es)
      • AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
      Orientando(s)
      • Thainan Silva Bornato
      Banca
      • AFRANIO SORIANO SOARES
      • CRISTIANE DAMBRÓS
      • NORTON HAYD REGO
      Resumo
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        ESTADO DA ARTE SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E OUTRAS POSSIBILIDADES
        Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
        Tipo Artigo Científico
        Data 19/12/2024
        Área INTERDISCIPLINAR
        Orientador(es)
        • GUILHERME SILVERIO AQUINO DE SOUZA
        Orientando(s)
        • Katiuscia Balbuena Coene
        Banca
        • CRISTIANE DAMBRÓS
        • JOÃO MIANUTTI
        • NORTON HAYD REGO
        Resumo
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          DINÂMICA ESPACIAL DA UEMS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE AQUIDAUANA
          Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
          Tipo Artigo Científico
          Data 19/12/2024
          Área INTERDISCIPLINAR
          Orientador(es)
          • AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
          Orientando(s)
          • Katia Vivian Chrestani Borges
          Banca
          • CRISTIANE DAMBRÓS
          • JOÃO MIANUTTI
          • NORTON HAYD REGO
          Resumo
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            EFEITOS DE SORO DE LEITE COMO FONTE DE NUTRIENTES NA RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM ASSOCIADO COM A BACTERIA Azospirillum brasiliense
            Curso Mestrado em Agronomia
            Tipo Dissertação
            Data 19/12/2024
            Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
            Orientador(es)
            • WELLINGTHON DA SILVA GUIMARAES JUNNYOR
            Orientando(s)
            • Elenaria Souza Marques
            Banca
            • MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA
            • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
            • WELLINGTHON DA SILVA GUIMARAES JUNNYOR
            Resumo O uso do soro do leite em aplicação para recuperação de pastagem degradadas é uma opção de baixo custo e fácil acesso e pode ser utilizado na agricultura como fonte de nutrientes para as plantas, quanto a composição química desse resíduo orgânico, admite-se que ele é um bom fornecedor de nitrogênio (N) e potássio (K). O objetivo do trabalho foi avaliar a recuperação de pastagens degradada Brachiaria brizantha cv. Marandu, por meio da aplicação de soro de leite associado ao o uso de bactérias do gênero Azospirillum brasiliense. O experimento foi realizado em delineamento em blocos ao acaso (DBC) em esquema de parcelas subdivididas, com três repetições. Os tratamentos consistiram em diferentes doses de soro do leite, sendo realizados 6 tratamentos (0, 50, 100, 200, 400 m3/ha e NPK na dose recomendada de acordo com a análise de solo) e a presença e ausência de Azospirillum brasiliense. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Cassilândia. A aplicação do soro de leite ocorreu no início do período chuvoso, novembro/23. Após cada corte da forragem foi realizado a aplicação com Azospirillum brasiliense. As variáveis agronômicas em cada corte foram: altura da planta, números de perfilho, lâmina foliar, colmos, senescência e produtividade de massa seca. Pode-se concluir que a aplicação de soro em doses superiores ou iguais ao do6 pode ser uma alternativa para a recuperação de pastagens. A adubação mineral, se mostrou eficaz no aumento de produção da massa seca (PMS), indicando que a adubação e o aumento no volume de soro de leite aplicado são importantes para aumentar a produtividade. Ambos os tratamentos se mostraram eficientes para aumentar a produção de matéria seca (PMS), em um sistema de cultivo onde a pastagem encontra-se em estado de degradação.
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              PARQUE-ESCOLA COMO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM ÁREAS PROTEGIDAS
              Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
              Tipo Artigo Científico
              Data 19/12/2024
              Área INTERDISCIPLINAR
              Orientador(es)
              • AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
              Orientando(s)
              • FLAVIA NERI DE MOURA
              Banca
              • AFRANIO SORIANO SOARES
              • GUILHERME SILVERIO AQUINO
              • JOSÉ BARRETO DOS SANTOS
              Resumo
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                PARQUE-ESCOLA COMO OPORTUNIDADE PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
                Curso Especialização em Gestão de Áreas Protegidas
                Tipo Artigo Científico
                Data 19/12/2024
                Área INTERDISCIPLINAR
                Orientador(es)
                • ADRIANA MARIA GUNTZEL
                Orientando(s)
                • Bruna da Silva Andrade
                Banca
                • AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
                • CRISTIANE DAMBRÓS
                • NORTON HAYD REGO
                Resumo
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                  AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO DE UM TRATOR AGRÍCOLA NA COLHEITA DE BORRACHA NATURAL
                  Curso Mestrado em Agronomia
                  Tipo Dissertação
                  Data 16/12/2024
                  Área MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
                  Orientador(es)
                  • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
                  Orientando(s)
                  • Daniela de Lourdes Sabino
                  Banca
                  • ALDIR CARPES MARQUES FILHO
                  • CÁSSIO DE CASTRO SERON
                  • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
                  Resumo A seringueira, planta de grande importância econômica, é a principal fonte de borracha natural no Brasil, especialmente em estados como Mato Grosso do Sul, onde a demanda por esse insumo tem crescido, resultando na expansão da produção. No entanto o sistema de extração do látex e a colheita exige elevada mão-de-obra podendo expor os trabalhadores a condições adversas como o ruído. O trabalho teve por objetivo avaliar o impacto do ruído gerado por um trator agrícola na saúde dos trabalhadores envolvidos na colheita de borracha natural da Hevea brasiliensis. O experimento foi realizado em um seringal localizado na Fazenda São Manoel, no município de Paranaíba. O experimento foi em delineamento inteiramente casualizado com seis repetições. Os tratamentos foram compostos por duas rotações de trabalho do trator agrícola (900 e 1500 rpm) e duas posições de posto de trabalho (trator agrícola e carreta de transporte), durante a coleta do coágulo de látex. Para as operações de colheita foi utilizado um trator agrícola Massey Ferguson 265, acoplado com uma carreta transportadora. As medições da exposição dos trabalhadores ao ruído foram realizadas durante as seguintes operações: 1- distribuição de caixas; 2 - descarregamento na banca; 3 - transporte das caixas com coágulo de látex; 4 - carregamento da borracha. As avaliações de ruído foram realizadas na altura do ouvido dos trabalhadores utilizando-se um decibelímetro. O maior ruído foi observado nas operações em que o trator agrícola operou com maior rotação do motor (1500 rpm), quando comparado a rotação do motor em 900 rpm. Para a posição de posto de trabalho obteve-se que no posto do operador do trator agrícola o ruído foi superior ao ruído dos trabalhadores da carreta, em todas as operações da colheita. A posição dos trabalhadores e a rotação do motor do trator agrícola influenciaram no nível de ruído durante a colheita do coágulo de látex.
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                    TUBETES COLORIDOS E APLICAÇÃO DE MICROALGA MELHORA OS PARÂMETROS BIOMÉTRICOS DE Hancornia speciosa Gomes
                    Curso Mestrado em Agronomia
                    Tipo Dissertação
                    Data 13/12/2024
                    Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                    Orientador(es)
                    • EDILSON COSTA
                    Orientando(s)
                    • Giovana Pinheiro Viana da Silva
                    Banca
                    • EDILSON COSTA
                    • ELIANA DUARTE CARDOSO BINOTTI
                    • NATÁLIA ARRUDA
                    Resumo A Hancornia speciosa Gomes conhecida como mangabeira é frutífera nativa do Brasil, que desempenham um papel crucial na manutenção do bioma de ocorrência, na recuperação de áreas degradadas e na melhoria de aspectos socioambientais dessas regiões. O objetivo foi avaliar a utilização de tubetes coloridos e de bioinsumo de Chlorella vulgaris, na formação de mudas de H. speciosa. O experimento com a mangabeira foi conduzido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Cassilândia-MS. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com esquema fatorial 5 x 2, sendo constituído por tubetes refletores coloridos (azul, branco, vermelho, amarelo e controle) e aplicação de bioinsumo (ausência e presença). O bioinsumo foi aplicado na semeadura e a cada 30 dias após a emergência (DAE), totalizando três aplicações durante o ciclo de 90 dias após a semeadura (DAS). As variáveis analisadas foram: altura da planta, número de folhas, diâmetro do coleto, massa da matéria seca da parte aérea, a massa da matéria seca do sistema radicular, massa seca total, índice de qualidade de Dickson, teores de clorofila e trocas gasosas. As cores juntamente com a presença do bioinsumo de microalga Chlorella vulgaris propiciaram aumento consideráveis nas características biométricas, índice de qualidade, teor de clorofila a, clorofila total e concentração de CO2, atribuindo qualidade a mudas, condição que poderá proporcionar maior taxa de desenvolvimento e sobrevivência em campo.
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                      MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE Azospirillum brasilense PARA PRODUÇÃO DE FORRAGEM HIDROPÔNICA
                      Curso Mestrado em Agronomia
                      Tipo Dissertação
                      Data 09/12/2024
                      Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                      Orientador(es)
                      • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
                      Orientando(s)
                      • Magda Silva Nery
                      Banca
                      • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
                      • FERNANDA ESPÍNDOLA ASSUMPÇÃO BASTOS
                      • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
                      Resumo Azospirillum brasilense é uma bactéria fixadora de nitrogênio e vive em associação com raízes de plantas. Essas bactérias estimulam o crescimento das plantas a através do estímulo para a produção de hormônios, tais como as auxinas, giberelinas e citocininas. A produção desses compostos aumenta a densidade e o comprimento de pelos radiculares, o surgimento de raízes laterais e a área superficial do sistema das raízes que ampliam a possibilidade de absorção de nutrientes. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes formas de inoculação de A. brasilense em aveia e milho para a produção de forragem em sistema hidropônico. Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram utilizados quatro tratamentos, compostos por: T1: Controle; T2: aplicação de A. brasilense via semente; T3: aplicação de A. brasilense via foliar; e T4: aplicação de A. brasilense via semente e via foliar. Constatou-se que a aplicação da bactéria afeta positivamente o crescimento das duas espécies estudadas. Todavia, a aplicação via semente resulta em maior acúmulo de massa seca nas raízes, enquanto à aplicação via foliar ou conjunta, resulta em maior desenvolvimento da parte aérea e maior acúmulo de massa fresca. Dessa maneira conclui-se que a aplicação de A. brasilense promove o crescimento das plantas através de uma combinação de mecanismos, o que resulta em uma técnica promissora para a obtenção de maiores rendimentos no cultivo de forragens hidropônicas.
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                        EDUCA+ MS: UMA PLATAFORMA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 22/11/2024
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • FREDERICO FONSECA FERNANDES
                        Orientando(s)
                        • DENIZE COELHO DE ALMEIDA
                        Banca
                        • AGNALDO DE OLIVEIRA
                        • DJANIRES LAGEANO NETO DE JESUS
                        • FREDERICO FONSECA FERNANDES
                        Resumo A pesquisa tem por objetivo identificar elementos e fundamentos, teóricos e tecnológicos,
                        para o desenvolvimento de uma plataforma digital, denominada Educa+ MS, para o
                        gerenciamento de ambientes virtuais, a partir do Modular Object-Oriented Dynamic Learning
                        Environment (MOODLE). Essa plataforma poderá ser utilizada por gestores e professores da
                        Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul ou demais redes de ensino, de maneira a
                        proporcionar espaços virtuais de diálogo sobre metodologias de ensino e compartilhamento de
                        propostas e práticas de uso de recursos pedagógicos, planos de aula, atividades/tarefas,
                        projetos de ensino, entre outros. O referencial metodológico seguiu uma abordagem
                        qualitativa, com elementos da pesquisa bibliográfica e aplicada. O referencial teórico se
                        constitui a partir de três eixos articulados: (a) prática docente, formação continuada e
                        formação continuada em serviço; (b) construção de uma plataforma virtual que permita a
                        interação, produção e compartilhamento em diferentes linguagens digitais; (c) perspectivas de
                        um ambiente virtual de interação em um formato colaborativo entre professores/gestores.
                        Considerando o desenvolvimento de uma plataforma digital para a proposição de espaços
                        virtuais de formação continuada em serviço, foram identificados e apresentados os processos
                        de desenvolvimento, personalização, estruturação, organização e gerenciamento de uma
                        plataforma virtual, bem como algumas funcionalidades e possibilidades de uso de recursos
                        digitais que possibilitam a interação, a produção e o compartilhamento de informações em
                        espaços virtuais, organizados a partir do contexto de estrutura e organização da Rede Estadual
                        de Educação de Mato Grosso do Sul, propondo uma plataforma virtual que favorece a
                        interação entre equipe gestora e professores em propostas de formação continuada a partir do
                        compartilhamento de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidade dessa ação e
                        contribuindo com a formação e qualificação do profissional.
                        Palavras-chave: Formação Continuada em Serviço. Ambientes Virtuais. Plataformas Virtuais.
                        Colaboração.
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                        DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO AMBIENTE ACADÊMICO:INTERSECCIONALIDADE E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
                        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Currículo e Diversidades
                        Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                        Data 18/11/2024
                        Área CURRÍCULO
                        Orientador(es)
                        • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
                        Orientando(s)
                        • OLGA CRISTINA CARNEIRO DE ANDRADE
                        Banca
                        • ADMA CRISTHINA SALLES DE OLIVEIRA
                        • ANAILTON DE SOUZA GAMA
                        • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
                        Resumo
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                          A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS SINDICALISTAS APOSENTADAS: Experiências e desafios
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 29/10/2024
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
                          Orientando(s)
                          • SIMONE VIEIRA DE MATOS
                          Banca
                          • CARLOS EDUARDO FRANÇA
                          • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
                          • SILVELENA COSMO DIAS
                          Resumo Esta pesquisa está vinculada ao Programa de pós-graduação, stricto sensu, Mestrado em
                          Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, oferecido na Unidade
                          Universitária de Paranaíba-MS, área de concentração Educação, Linguagem e Sociedade,
                          linha de pesquisa: Linguagem, Educação e Cultura. Tem como objetivo analisar o discurso
                          das professoras sindicalistas aposentadas, membros da APEOESP da cidade de Jales-SP. Para
                          tanto, propusemos uma pesquisa de cunho qualitativo, na perspectiva da Análise do discurso
                          de orientação francesa, considerando as contribuições de autores como: Pêcheux (2008),
                          Orlandi (2020), Coracini (2007), Gregolin (2007). Além desses, buscamos fundamentos em
                          Foucault (2008) e Bakhtin (2006), pensadores que em muito têm contribuído para o
                          desenvolvimento das teorias discursivas no Brasil. Portanto, consideramos os pressupostos
                          teórico-metodológicos foucaultianos, especificamente o arqueogenealógico, visando a escavar
                          os sentidos, na tentativa de analisar a construção de identidades e as relações de saber-poder
                          que envolvem os desafios e experiências dos sujeitos desta pesquisa. No decorrer desta
                          Dissertação, discorremos sobre a formação sindical (APEOESP) na cidade de Jales–SP, desde
                          sua fundação até as históricas manifestações e lutas atuais. Como procedimento, recorremos à
                          entrevista semiestruturada, a fim de investigar como se manifesta o discurso sindical na
                          constituição identitária dos sujeitos pesquisados. Assim, após a constituição do corpus,
                          analisamos os dizeres dos sujeitos desta pesquisa, considerando os acontecimentos exteriores
                          e anteriores ao discurso, ou seja, a interdiscursividade, refletimos sobre as materialidades que
                          intervêm na constituição identitária dessas professoras, com foco no jogo de imagens que
                          fazem de si e da educação. Salientamos que as experiências e desafios enfrentados, durante
                          suas vivências como educadoras, impactaram suas experiências e vivências, levando-as a
                          permanecerem por tantos anos participando da luta de classe de sua categoria mesmo após
                          aposentadoria. Concluímos que esses sujeitos ainda buscam, no sindicato, possibilidades de
                          avanços nas políticas públicas da educação, com o fito de fortalecer o reconhecimento e a
                          valorização da categoria.
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                          LINGUAGEM E A IDEOLOGIA DO LIVRO NACHO LEE NO EQUADOR DURANTE A DÉCADA DE 1970
                          Curso Mestrado em Letras
                          Tipo Dissertação
                          Data 17/10/2024
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
                          Orientando(s)
                          • DARIO EDUARDO PARRA ZAMORA
                          Banca
                          • DANIEL ABRÃO
                          • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
                          • OCTAVIO CARVALHO ARAGÃO JUNIOR
                          Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar a linguagem e a ideologia presentes no livro Nacho Lee, utilizado no ensino primário no Equador desde a década de 1970. Será examinado como esse material didático tem sido usado como ferramenta para transmitir valores, crenças e visões de mundo no contexto educacional Equatoriano por mais de cinco décadas, entender também os motivos pelos quais os alunos e seus pais gostaram tanto dele, o que faz com que o texto tenha aquela influência emocional, para utilizá-lo até hoje. A pesquisa busca compreender como Nacho Lee influenciou a construção de identidades, perspectivas culturais e sociais das gerações de estudantes expostos ao seu conteúdo que marcam um sentimento nacionalista, conservador e religioso na sociedade Equatoriana, que até hoje se reflete no pensamento de muitos adultos que foram educados com este tipo de textos didáticos.
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                          USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E COMPREENSÃO DAS PROFESSORAS
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 14/10/2024
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • JULIANA DO PRADO
                          Orientando(s)
                          • ALINE LUZIA DE MELLO
                          Banca
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          • ISABELLA FERNANDA FERREIRA
                          • JULIANA DO PRADO
                          Resumo Nesta dissertação, são apresentados os resultados finais de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa "Linguagem, Educação e Cultura". Pesquisa intitulada “usos das mídias digitais na educação infantil durante a pandemia de covid-19 e compreensão das professoras” realizada com as professoras de um Centro de Educação Infantil (CEINF) na cidade de Paranaíba/MS. A sociedade contemporânea tem passado por processos de mudanças constantes, sendo que uma das marcas mais notáveis tem sido a utilização das tecnologias digitais nas mais diversas áreas da atividade humana, incidindo inclusive na área educacional. Com a pandemia do novo coronavírus em 2020, acelerou ainda mais esse processo, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino foram necessárias, assim a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi uma alternativa temporária para que a atividade educacional não fosse paralisada por completo, desafiando toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto social. Nessa perspectiva, a presente dissertação teve como objetivo identificar e analisar os usos das mídias digitais na educação infantil durante a pandemia de covid-19 e compreensão das professoras que se mantiveram ativas frente ao contexto pandêmico, no ano de 2020 e 2021, no Centro de Educação Infantil em Paranaíba/MS, passando pelos usos das tecnologias da informação e comunicação na educação como redimensionamento social, práticas pedagógicas, experiências e entendimentos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, bem como foi utilizado questionário semiestruturado para coletar os dados, para analisá-los foi utilizado principalmente os seguintes autores: José van Dijck (2020), Castells (1999), Selwyn (2011), Kenski (2007), Raymond Williams (2003). Ao final foi possível verificar que a maioria dos sujeitos diz não ter tido capacitação tecnológica na sua formação inicial e tão pouco se sentiam preparadas para o uso das mídias digitais como ferramenta de trabalho e que não ocorreu formação profissional suficiente, a pesquisa também demonstrou que nestes dois anos analisado a educação não alcançou o resultado mínimo esperado, os alunos retornaram para o ensino presencial no ano de 2023 com retrocessos significativos e o termo “frustação” e “não satisfatório” foi o que mais apareceu nos relatos. Também foi possível observar que as habilidades de uso das mídias são muito mais relacionadas à área social do que para o uso para na educação, e que ainda há um longo caminho a percorrer para uma educação digital.
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                          RACISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO CIENCIOMÉTRICA DO PERÍODO 2015-2024 NA PLATAFORMA SCOPUS
                          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 30/09/2024
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • MARSIEL PACIFICO
                          Orientando(s)
                          • Maria Aparecida Mendes de Oliveira
                          Banca
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          • JOÃO GUILHERME DE CARVALHO GATTÁS TANNURI
                          • MARSIEL PACIFICO
                          Resumo Esta pesquisa adota uma abordagem investigativa de natureza quantitativa, com o
                          intuito de delinear o perfil do tema em questão. O foco recai sobre o racismo e a educação
                          infantil, utilizando uma base cienciométrica para a análise. Os parâmetros estabelecidos
                          abrangem os termos “racism” e “early childhood education”, para publicações dos últimos dez anos, especificamente entre 2015 e 2024, indexadas na plataforma Scopus. Durante o
                          levantamento, foram identificados 308 documentos que abordam essas temáticas, o que
                          indica uma crescente produção acadêmica sobre a inclusão da criança negra no contexto
                          educacional e as práticas pedagógicas associadas. Este estudo busca, portanto, contribuir para
                          a compreensão e discussão dessas questões cruciais na educação contemporânea.
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                            OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIRINÓPOLIS – GO
                            Curso Mestrado em Educação
                            Tipo Dissertação
                            Data 30/09/2024
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • REGINALDO PEIXOTO
                            Orientando(s)
                            • ERIVELTO CARLOS FREITAS SILVA
                            Banca
                            • MÁRCIO DE OLIVEIRA
                            • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
                            • REGINALDO PEIXOTO
                            Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” com o objetivo de analisar os impactos da BNCC na prática pedagógica dos professores e suas percepções quanto à formação continuada proposta para a implementação e preparo da utilização deste documento, realizada pela rede municipal de educação de Quirinópolis-GO. Partimos do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de gerar grandes mudanças no direcionamento das aprendizagens dos estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, além das redes e dos sistemas da educação pública e privada do país. Porém, após sua implementação, tornou-se objeto de investigação em todo o país, não sendo diferente junto aos professores do município de Quirinópolis, Goiás, onde indagamos: quais as propostas de formação continuada da rede pública de ensino no município de Quirinópolis, Goiás? O que pensam os professores sobre as formações para inserção da BNCC em suas práticas pedagógicas? Para fundamentação teórica da pesquisa, buscamos os conhecimentos exarados em Nóvoa (1992), Saviani (1994, 1996, 2009, 2020); Aguiar e Dourado (2018); Freitas (2018); Dourado (2019), Libâneo (2019) e Peixoto (2020). Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo como metodologia, percorremos pela pesquisa bibliográfica e documental para qualificar os projetos de formação ofertados para os professores das unidades escolares pesquisadas e, posteriormente, aplicacamos os questionários a 20 professores de duas escolas municipais de Quirinópolis, GO. Os resultados foram tratados em gráficos e tabelas, todavia, além de discutirmos com o referencial, também descrevemos os anseios desta classe profissional que, apesar de estar no espaço escolar e compreender as necessidades de nossos estudantes, pouco é preparada por meio da formação continuada e, muito menos, tem voz ou representatividade na construção e implementação de um documento tão importante que orienta a construção dos currículos escolares de todo o país. Portanto, concluímos a pesquisa sob o posicionamento de que a formação continuada do lócus da pesquisa é precária e não responde às necessidades dos docentes, principalmente, no que tange à BNCC.
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                            A VIOLÊNCIA NAS MEDEIAS DE EURÍPEDES, CORNEILLE E SÊNECA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 27/09/2024
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
                            Orientando(s)
                            • BRENDA LUIZE TAMIOZZO CORREA
                            Banca
                            • MARIA ADÉLIA MENEGAZZO
                            • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
                            • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
                            Resumo A presente dissertação tem por finalidade analisar as possibilidades de ressonâncias e relações intertextuais, a partir da concepção e do funcionamento da violência, entre o título Medeia, de Eurípedes (431 a. C), e as obras homônimas de Sêneca (49-62 d. C) e de Pierre Corneille (1635). No que se refere ao contexto de produção dessas obras, o primeiro texto integra a Antiguidade Clássica grega (escrito originalmente em grego), o segundo a Roma Antiga (escrito originalmente em latim) e o terceiro contempla, por sua vez, o Classicismo francês (escrito originalmente em língua francesa). Para isso, é necessário, em um primeiro momento, observar e compreender as narrativas mitológicas que sustentam Medeia, que servem como ponto de partida para as diferentes interpretações da personagem em produções artísticas, e ainda compreender o próprio conceito de mito. Em seguida, é coerente que sejam apontados os recursos de criação do texto dramático selecionados pelos autores e utilizados em cada um dos textos (grego, latino e francês) indo ao encontro do contexto sócio-cultural de produção no qual cada um deles está inserido. Tudo isso para que, enfim, seja possível investigar o funcionamento dos fenômenos de violência e horror na construção dos três objetos analisados, uma vez que esses conceitos acompanham a retomada da personagem Medeia nas três obras.
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                            O PAJUBÁ FALADO NO PROGRAMA DRAG RACE BRASIL
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 27/09/2024
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
                            Orientando(s)
                            • RAUL SILVESTRE BENITEZ AGUILERA
                            Banca
                            • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
                            • DANIE MARCELO DE JESUS
                            • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
                            Resumo O objetivo principal é definir a palavra quanto à sua língua de origem, contextualizando-a a uma determinada fala da comunidade LGBTQIAPN+, com base nas expressões utilizadas pelos participantes no uso das lexias, apontando mais uma forma de variedade da língua, com fatos linguísticos que podem ser interpretados como características da fala de determinado grupo dentro da comunidade gay. Este estudo propõe reflexões sobre o léxico utilizado entre os gays masculinos, com idade entre 22 e 46 anos do programa reality show Drag Race, versão brasileira, utilizando uma amostragem da fala dos participantes na configuração de um falar gay para a construção do corpus. A hipótese levantada nesta pesquisa é a de que a fala utilizada por gays masculinos é uma marca social e de sexualidade, havendo necessidade de descrever os dados linguísticos usados por pessoas desse programa televisivo. O trabalho se estrutura a partir do estudo de variação e mudança linguística, em uma perspectiva a partir de Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), seguindo pela apresentação da variedade linguística em nível lexical (Biderman, 2001), além de um percurso histórico pela estruturação do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil (Green, 2019), perpassando a influência desse dialeto na mídia atualmente. O modo de fala de determinados grupos de homossexuais é sinal de resistência e identificação social. Os gays que fizeram parte desta pesquisa se destacam socialmente pela forma que se expressam, e são avaliados no ato de suas falas marcadas por episódios diferentes, pelos seus interlocutores. Essas características de linguagem merecem a atenção deste estudo sociolinguístico, visto que o modo como os indivíduos falam, independentemente de cor, etnia ou orientação sexual, deve ser conhecido e, acima de tudo, respeitado. A identificação do léxico gay se deu através da
                            realização de um recorte das gírias utilizadas por indivíduos em seu contexto de fala que variavam de idade, localização e contextos de vidas diferenciados. Nesses contextos foram identificadas várias lexias que revelam a busca por
                            certa identidade cultural própria. Isso possibilitou a criação de um glossário com a inclusão dessas lexias. Por fim, constatou-se que existem diferenças e semelhanças que marcam a forma de falar entre a comunidade gay e isso
                            demonstra um fortalecimento e afirmação que existe uma forma diferente de falar.
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