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RACISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO CIENCIOMÉTRICA DO PERÍODO 2015-2024 NA PLATAFORMA SCOPUS
Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
Tipo Artigo Científico
Data 30/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARSIEL PACIFICO
Orientando(s)
  • Maria Aparecida Mendes de Oliveira
Banca
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
  • JOÃO GUILHERME DE CARVALHO GATTÁS TANNURI
  • MARSIEL PACIFICO
Resumo Esta pesquisa adota uma abordagem investigativa de natureza quantitativa, com o
intuito de delinear o perfil do tema em questão. O foco recai sobre o racismo e a educação
infantil, utilizando uma base cienciométrica para a análise. Os parâmetros estabelecidos
abrangem os termos “racism” e “early childhood education”, para publicações dos últimos dez anos, especificamente entre 2015 e 2024, indexadas na plataforma Scopus. Durante o
levantamento, foram identificados 308 documentos que abordam essas temáticas, o que
indica uma crescente produção acadêmica sobre a inclusão da criança negra no contexto
educacional e as práticas pedagógicas associadas. Este estudo busca, portanto, contribuir para
a compreensão e discussão dessas questões cruciais na educação contemporânea.
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    OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIRINÓPOLIS – GO
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 30/09/2024
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • REGINALDO PEIXOTO
    Orientando(s)
    • ERIVELTO CARLOS FREITAS SILVA
    Banca
    • MÁRCIO DE OLIVEIRA
    • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
    • REGINALDO PEIXOTO
    Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” com o objetivo de analisar os impactos da BNCC na prática pedagógica dos professores e suas percepções quanto à formação continuada proposta para a implementação e preparo da utilização deste documento, realizada pela rede municipal de educação de Quirinópolis-GO. Partimos do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de gerar grandes mudanças no direcionamento das aprendizagens dos estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, além das redes e dos sistemas da educação pública e privada do país. Porém, após sua implementação, tornou-se objeto de investigação em todo o país, não sendo diferente junto aos professores do município de Quirinópolis, Goiás, onde indagamos: quais as propostas de formação continuada da rede pública de ensino no município de Quirinópolis, Goiás? O que pensam os professores sobre as formações para inserção da BNCC em suas práticas pedagógicas? Para fundamentação teórica da pesquisa, buscamos os conhecimentos exarados em Nóvoa (1992), Saviani (1994, 1996, 2009, 2020); Aguiar e Dourado (2018); Freitas (2018); Dourado (2019), Libâneo (2019) e Peixoto (2020). Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo como metodologia, percorremos pela pesquisa bibliográfica e documental para qualificar os projetos de formação ofertados para os professores das unidades escolares pesquisadas e, posteriormente, aplicacamos os questionários a 20 professores de duas escolas municipais de Quirinópolis, GO. Os resultados foram tratados em gráficos e tabelas, todavia, além de discutirmos com o referencial, também descrevemos os anseios desta classe profissional que, apesar de estar no espaço escolar e compreender as necessidades de nossos estudantes, pouco é preparada por meio da formação continuada e, muito menos, tem voz ou representatividade na construção e implementação de um documento tão importante que orienta a construção dos currículos escolares de todo o país. Portanto, concluímos a pesquisa sob o posicionamento de que a formação continuada do lócus da pesquisa é precária e não responde às necessidades dos docentes, principalmente, no que tange à BNCC.
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    Garota, interrompida: da autobiografia literária ao drama cinematográfico
    Curso Mestrado em Letras
    Tipo Dissertação
    Data 23/09/2024
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
    Orientando(s)
    • MARILUCE DA SILVA OLIVEIRA
    Banca
    • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
    • PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
    • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
    Resumo O presente trabalho objetiva analisar duas obras artísticas, uma cinematográfica e outra literária, observando especialmente a relação entre arte e sociedade. A obra escolhida é o livro autobiográfico Garota, Interrompida, de Susanna Kaysen, publicado originalmente em 1993, e a adaptação cinematográfica homônima produzida por James Mangold em 1999. Dessa forma, a narrativa cinematográfica interage com o relato literário, a fim de promover discussão acerca das relações entre escrita e imagem e como ambas podem dialogar entre si e ressignificar seus próprios meios de expressão. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Essa abordagem teórica inclui autores que consideram as diferenças e aproximações entre as linguagens literária e cinematográfica, como Robert Stam, Ismail Xavier, entre outros. Por fim, o estudo focaliza a análise das relações históricas e sociais de duas linguagens artísticas: a escrita literária, especificamente o gênero autobiográfico, e os recursos da arte na adaptação fílmica. A pesquisa pretende evidenciar como os elementos culturais e identitários são representados e discutidos em abordagens interdisciplinares elencados pela crítica literária e por conceitos dos Estudos Culturais de viés materialista, uma vez que a literatura e o cinema interagem com os espaços sociais, culturais, respondendo esteticamente às questões de seu momento histórico.
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    NARRATIVAS INDÍGENAS SOB PERSPETIVAS DE GÊNERO: SER MULHER TERENA
    Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
    Tipo Artigo Científico
    Data 18/09/2024
    Área TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • NUBEA RODRIGUES XAVIER
    Orientando(s)
    • Maria do Socorro de Oliveira Araujo
    Banca
    • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
    • NUBEA RODRIGUES XAVIER
    • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
    Resumo A pesquisa se trata de uma análise das relações de poder sob perspectivas de gênero, a partir
    da narrativa de três mulheres indígenas terenas da aldeia Tereré de Sidrolândia, Mato Grosso
    do Sul. Como objetivo buscou-se compreender como ocorre os gradientes de equilíbrio de
    poder entre homens e mulheres, a partir de suas atuações e busca de defesa de seus territórios
    e direitos sociais. Para os pressupostos teóricos, a partir das narrativas indígenas, defendidas
    por Alberti, compreender como as mulheres conseguem a partir de uma coletividade, opor-se
    ao patriarcado, para análise dessas fontes orais, amparou-se em Cruz, Duarte, Lugones,
    Matos e em Elias para discorrer sobre as estratégias utilizadas pelas mulheres para manterem-
    se na balança de poder. Como resultados, evidenciar os tensionamentos múltiplos entre
    homens e mulheres, dialogando com discursos de diferentes lideranças indígenas que ocupam
    posição de protagonismo indígena na busca por direitos e visibilidade social.
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      ELAS CONTRA ELAS: UMA ANÁLISE DE COMO AS MULHERES REPRODUZEM O MACHISMO
      Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
      Tipo Artigo Científico
      Data 16/09/2024
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • CINTIA SANTOS DIALLO
      Orientando(s)
      • Adriana Feliciano
      Banca
      • CINTIA SANTOS DIALLO
      • NUBEA RODRIGUES XAVIER
      • WILKER SOLIDADE DA SILVA
      Resumo Com o objetivo compreender de que modo e de que forma as mulheres propagam o discurso
      machista ao criticarem outras mulheres nas redes sociais, esta pesquisa partiu de uma
      investigação bibliográfica e descritiva, para depois dar prosseguimento à etnografia virtual.
      Para alcançar o objetivo proposto, será inicialmente analisada, por meio de estudos
      bibliográficos, a origem do patriarcado, machismo, misoginia e sexismo e, posteriormente,
      por meio do levantamento de dados, as suas consequências na atualidade. Foram analisadas 4
      publicações de mulheres diferentes, das quais foram coletados 3 comentários com algum teor
      machista para serem analisados. Dentre os pontos a serem analisados e apresentados,
      destacam-se: os fatores históricos e socioculturais que levam à desigualdade entre gêneros; a
      relação entre o patriarcado e o assujeitamento da mulher; a associação entre a violência
      contra a mulher; a sua luta por transformações. Identificamos os discursos intolerantes; e
      descrevemos a construção desses discursos, tendo em vista os atos de fala e os contratos e
      estratégias de discurso. Por fim, esta reflexão é fundamental para os estudos de gênero, mais
      especificamente, violência de gênero.
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        Relações Étnico-Raciais e Identidade: perspectivas a partir de políticas de reconhecimento e valorização
        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
        Tipo Artigo Científico
        Data 13/09/2024
        Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
        • WILKER SOLIDADE DA SILVA
        Orientando(s)
        • Paula Marcelli Arêvalos Medina
        Banca
        • KELLY LETICIA DA SILVA SAKATA
        • NUBEA RODRIGUES XAVIER
        • WILKER SOLIDADE DA SILVA
        Resumo O presente trabalho visa contribuir para a valorização e o fortalecimento da temática das relações étnico-raciais, com um foco especial no município de Maracaju/MS. Esta pesquisa está estruturada em uma revisão bibliográfica sobre o tema, e utiliza também a pesquisa documental para interpretar os encaminhamentos legais que orientam as relações étnico-raciais no Brasil, especialmente no que se refere à valorização e ao reconhecimento da identidade negra. O objetivo é explorar os movimentos existentes no município e identificar como esses movimentos contribuem para as políticas públicas, a educação e a cultura. A partir da reflexão sobre os encaminhamentos atuais em Maracaju/MS relacionados à identidade negra, ficou evidente a necessidade do reconhecimento e da valorização das diversas identidades étnico-raciais, já que essa estrutura, a longo prazo, possibilita o avanço rumo a uma sociedade mais justa e plural, onde todos os indivíduos possam expressar e celebrar suas identidades de maneira plena e digna.
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          Formação Continuada sobre a Temática das Relações Étnico-Raciais: reflexões a partir da bibliografia na área
          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
          Tipo Artigo Científico
          Data 12/09/2024
          Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • WILKER SOLIDADE DA SILVA
          Orientando(s)
          • Mariele Aparecida Santos Barbosa
          Banca
          • CINTIA SANTOS DIALLO
          • Maysa Ferreira da Silva
          • WILKER SOLIDADE DA SILVA
          Resumo Ao analisar a formação continuada para professores da Educação Básica sobre a temática das relações étnico-raciais, se propôs como problema de pesquisa: O que dizem as produções acadêmicas atuais sobre a formação continuada voltada para professores da Educação Básica com o recorte temático de valorização das identidades étnico-raciais brasileiras? Como objetivo geral deste estudo, foi realizado um levantamento sobre as produções bibliográficas, a partir do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). utilizando a metodologia estado do conhecimento. Com base nas análises realizadas evidencia-se a importância dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, para reivindicar direitos e tonar visível a desigualdade racial ainda presente na sociedade brasileira, destaca-se a importância e a constante necessidade da formação continuada para Educação da Relações Étnico-Raciais, que se constituam como espaços de discussão e reflexão crítica, possibilitando a transformação dos profissionais docentes, para que possam desenvolver suas práticas pautadas no respeito e valorização.
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            IMPACTO DO USO DE UM DISPOSITIVO ANTISSUCÇÃO DE ABA NASAL EM COMBINAÇÃO COM SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA DURANTE A DESMAMA NO DESEMPENHO
            Curso Mestrado em Zootecnia
            Tipo Dissertação
            Data 11/09/2024
            Área ZOOTECNIA
            Orientador(es)
            • MARCELO VEDOVATTO
            Orientando(s)
            • MARIANA SANTOS
            Banca
            • GUMERCINDO LORIANO FRANCO
            • HENRIQUE JORGE FERNANDES
            • MARCELO VEDOVATTO
            Resumo
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              FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS CORUMBÁ DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (2017-2022)
              Curso Mestrado em Educação
              Tipo Dissertação
              Data 09/09/2024
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • JAQUELINE DANIELA BASSO
              Orientando(s)
              • IVONEIS MACEDO DUARTE
              Banca
              • CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
              • JAQUELINE DANIELA BASSO
              • MARSIEL PACIFICO
              Resumo O funcionamento das unidades educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é
              subordinado à administração do Ministério da Educação, e seu financiamento assegurado em
              conjunto com os recursos destinados ao Ensino Público Federal, sendo, portanto, associados
              aos recursos destinados às Universidades Federais. Com o intuito de ofertar educação técnica e
              tecnológica em nível médio e superior, assim como as universidades, os Institutos Federais

              promovem a formação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse contexto, objetiva-
              se compreender o processo de financiamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do

              Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2017 e 2022.
              O recorte temporal inicial justifica-se pela promulgação da Emenda Constitucional n. 95/ 2016
              que impactou a política de gastos públicos, e o final pela disponibilidade de dados. Para alcance
              dos objetivos propostos, realizou-se pesquisa de cunho descritivo e analítico, empregando como
              procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de
              indicadores estatísticos oficiais disponibilizados pelo MEC, IBGE, MDIC, INEP e IFMS.
              Verificou-se que, diante da política de austeridade fiscal em curso no financiamento da
              educação brasileira, sobremaneira após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016,
              entre os anos de 2017 e 2022, embora o IFMS não tenha vivenciado cortes drásticos dos
              recursos destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, o incremente orçamentário,
              na maioria dos anos, foi abaixo do IPCA. Na prática, essa política representa retração no
              potencial de investimento, uma vez que, naquele mesmo período, ocorreu a ampliação de
              matrículas (presenciais e EaD) e de projetos de pesquisa, sem o devido incremento de pessoal
              e ampliação das instalações, o que evidencia a intensificação do trabalho dos profissionais
              técnicos e docentes, bem como dá indícios da precarização das condições da educação
              oferecida.
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              IMPACTO DA MAMADA CONTROLADA E DA APLICAÇÃO DE UM ANÁLOGO DE SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE CAUSADO PELA DESMAMA DE BEZERROS DE CORTE
              Curso Mestrado em Zootecnia
              Tipo Dissertação
              Data 06/09/2024
              Área ZOOTECNIA
              Orientador(es)
              • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
              Orientando(s)
              • DENISE EURIDSE MUSSALAFO
              Banca
              • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
              • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
              • Felicidade Margarida Macome
              Resumo
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                RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10 639/03: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
                Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                Tipo Artigo Científico
                Data 06/09/2024
                Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • NUBEA RODRIGUES XAVIER
                Orientando(s)
                • Vitória Francieli Siqueira Mascarenha
                Banca
                • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                • NUBEA RODRIGUES XAVIER
                • WILKER SOLIDADE DA SILVA
                Resumo A pesquisa de cunho científico tem como objetivo de analisar as posturas e práticas
                pedagógicas acerca das relações étnico-raciais, verificando a aplicabilidade da Lei
                10.639/03, por meio de formação continuada de professores de séries iniciais da
                educação básica das cidades de Maracaju e Sidrolândia, estado de Mato Grosso do Sul.
                Essa pesquisa se justifica pela curiosidade em saber se os professores que atuam nas
                redes de ensino presenciam o racismo em seu cotidiano escolar, por tanto nossa
                problemática é como tem se dado as relações étnico-raciais em sala de aula, entre
                adulto/criança e entre criança/criança. Como embasamento teórico nos apoiamos em
                autores: Gomes, Cardoso, Luiz, Pereira e Cordeiro, além de legislação 10.639/03 que
                traz como premissa, história da identidade negra e afro-descendentes, para discussão
                da formação continuada nos pautamos em autoras como, Teixeira e no autor Fusari.
                Como forma de investigação enviamos questionários aos professores da educação
                infantil e anos iniciais do ensino fundamental que atuam nas redes de ensino. Como
                resultados, observamos que ainda falta implementação ao que tange a Lei 10639/03 e
                que os professores sentem-se inseguros em realizar práticas antirracista em ambiente
                escolar.
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                  O FAZEDOR DE POETAS NA ARTE DA PALAVRA ENSINADA: A TRAJETÓRIA DE MARCOS MOLEZ MARIN
                  Curso Mestrado em Educação
                  Tipo Dissertação
                  Data 05/09/2024
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • DIOGO DA SILVA ROIZ
                  Orientando(s)
                  • HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE
                  Banca
                  • DIOGO DA SILVA ROIZ
                  • EVERSON APARECIDO CONTELLI
                  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
                  Resumo A dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, vinculada a Área de Concentração em “Educação, Linguagem e Sociedade”. A dissertação analisa a trajetória e as práticas pedagógicas de Marcos Molez Marin, com foco na integração da poesia e das artes no currículo escolar, utilizando como referência a teoria de Paulo Freire. A pesquisa investiga como essa integração impactou a formação dos alunos e o desenvolvimento da comunidade escolar em Santa Albertina, SP, e
                  Santana da Ponte Pensa, SP, onde Marin atuou como professor e diretor entre as décadas de 1960 e 1990. A metodologia qualitativa se baseia em pesquisa documental, com análise de livretos dos Festivais de Poesia idealizados por Marin, e entrevistas com ex-alunos, colegas e familiares. Os resultados revelam que a paixão de Marin pela poesia e sua crença em seu poder transformador o levaram a criar eventos que transcendiam o ambiente escolar, tornando-se marcos culturais para as comunidades. Os Festivais de Poesia, além de estimular a criatividade e a expressão individual, promoviam a autoconfiança, a capacidade de comunicação e a integração entre escola e comunidade. Relatos de ex-alunos demonstram o impacto duradouro das práticas de Marin, que inspiraram muitos a continuar escrevendo poesia e a buscar o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa conclui que a integração da poesia e das artes no currículo, sob a liderança de Marin, contribuiu significativamente para a formação integral dos alunos, fomentando a criatividade, a criticidade e o senso de comunidade, alinhando-se aos princípios da educação libertadora de Paulo Freire.
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                  ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO CHEGA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ZONA RURAL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA URBANA
                  Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 05/09/2024
                  Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                  Orientando(s)
                  • JOZECLEIA FERREIRA CARVALHO
                  Banca
                  • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                  • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                  Resumo Esta pesquisa teve por objetivo principal deslindar o processo de inclusão de
                  estudantes da zona rural em escolas urbanas. A partir do problema: como se dá a inclusão
                  escolar dos estudantes da zona rural que utilizam o transporte escolar para se deslocar as
                  escolas urbanas? Foram coletadas narrativas autobiográficas da pesquisadora e de três
                  estudantes que moram na zona rural para compreender estas vivências, desde o uso do
                  transporte público escolar como meio de locomoção da zona rural para a zona urbana, como
                  suas impressões sobre sentirem-se incluídos. Como objetivos específicos buscamos: a)
                  verificar aspectos da inclusão de estudantes por meio de mapeamento da produção acadêmica
                  no Banco de Teses e Dissertações- BDTD e b) analisar aspectos sobre a inclusão por meio
                  das narrativas. Como metodologia foi utilizada entrevista narrativa autobiográfica apoiada
                  por um roteiro, construído a partir de teses e dissertações que discutem a temática em tela.
                  Em relação ao mapeamento da produção acadêmica, constatamos que a falta de escolas nas
                  áreas rurais culminou numa política de transporte escolar e que dificultou inclusão escolar
                  dos estudantes da zona rural. As narrativas evidenciaram o cotidiano dos estudantes da zona
                  rural e seu percurso até as escolas da área urbana e seus anseios. As perspectivas narradas que
                  sugerem um trabalho que vise a inclusão escolar efetiva para estes estudantes.
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                    NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDAS SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
                    Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                    Tipo Artigo Científico
                    Data 05/09/2024
                    Área TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                    Orientando(s)
                    • Maria Luiza Dos Santos Pellin
                    Banca
                    • BRUNA CAROLINE CAMARGO
                    • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                    • ROSANE TOEBE ZEN
                    Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar narrativas de formação estudantes surdas do curso de
                    Pedagogia. A partir do seguinte problema de pesquisa: Quais foram os saberes adquiridos
                    durante o percurso de formação? a) buscamos refletir sobre a inclusão de professoras surdas
                    na docência; b) analisar as perspectivas das acadêmicas através das narrativas sobre o
                    percurso formativo, com ênfase no estágio supervisionado. Como metodologia foram
                    utilizadas entrevistas narrativas a partir de um roteiro e mapeamento da produção na BDTD.
                    Como resultados identificamos que há poucos registros de trabalhos que abrangem a
                    formação de professores surdos, o que justifica e necessidade de mais trabalhos empíricos. As
                    narrativas de formação das estudantes surdas revelaram que há um atraso na oferta um
                    ambiente inclusivo para formação de professores surdos, inexistência de adaptações nos
                    materiais didáticos para surdez, falta de profissionais surdos qualificados nas unidades
                    escolares e pouca oferta de recursos pedagógicos que favoreçam os estudantes surdos na
                    formação acadêmica.
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                      A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH: O QUE APONTAM AS PRODUCÕES ACADÊMICAS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD?
                      Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                      Tipo Artigo Científico
                      Data 05/09/2024
                      Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                      Orientando(s)
                      • Marcelly Jarcem Ferreira
                      Banca
                      • CLAUDEMIR DANTES DA SILVA
                      • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                      • SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
                      Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com Transtorno de
                      Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desde a educação infantil no ambiente escolar.
                      Como metodologia realizamos um mapeamento da produção acadêmica na BibliotecaDigital
                      BrasileiradeTesese Dissertações –BDTD.A partir do seguinte problema: o que apontam as
                      produções acadêmicassobre a inclusão de crianças com TDHD no ambiente escolar, desde a
                      educação infantil? Fizemos um mapeamento da produção acadêmica dos últimos quinze anos,
                      2009-2024, para isso utilizamos os descritores: inclusão, TDHA e educação infantil. Após
                      mapear as teses e dissertações, fizemos a leitura dos resumos para verificar aquelas as que
                      mais se aproximavam do objetivo da pesquisa e aprofundar as leituras. Como resultados, os
                      trabalhos apontaram queo TDHA é visto como desamparo à criança e sua rede de apoio, o
                      excessivo uso dos aparelhos eletrônicos tem desencadeado o surgimento de problemas
                      comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção. A família ocupa posição central na
                      formação afetiva e moral da criança, pois a estrutura familiar proporciona melhorias no
                      desenvolvimento psicológico, como segurança, controle emocional e autoestima e por fim é
                      necessário superar as explicações biológicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem. Os
                      discursos acerca do TDAH no ambiente escolar destoam do discurso médico.
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                        PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS(AS) PROFISSIONAIS
                        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                        Tipo Artigo Científico
                        Data 05/09/2024
                        Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                        Orientando(s)
                        • MARIA REGINA ARCANJO DE OLIVEIRA
                        Banca
                        • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                        • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                        • SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
                        Resumo Uma educação inclusiva que atenda às especificidades de cada criança com ou sem
                        deficiência deve favorecer à sua inclusão na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo
                        principal do presente estudo foi desvelar aspectos das práticas pedagógicas inclusivas no
                        trabalho entre profissionais da educação infantil. Para tanto, foi realizado um mapeamento
                        bibliográfico, onde foram consultadas produções científicas dos últimos 05 anos (2019-2023)
                        no portal google acadêmico. A análise realizada, a partir do mapeamento da produção
                        acadêmica, apontou que trabalhar colaborativamente é uma proposta viabilizada em diversas
                        todas as etapas de ensino, mas pouco explorada na educação infantil. No entanto, as
                        produções específicas demostram que os(as) profissionais da educação infantil devem
                        desenvolver estratégias para efetivar a inclusão escolar e valorizar seus saberes cotidianos
                        advindos da prática pedagógica.
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                          Apontamentos bibliográficos sobre a permanência de estudantes travestis e transexuais na educação básica
                          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 04/09/2024
                          Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          Orientando(s)
                          • Juciara Pizarro da Silva Henriques
                          Banca
                          • EDER JUNIO DA SILVA
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                          Resumo A educação é um direito fundamental para todos/todas/todes, mas travestis e transexuais enfrentam desafios significativos no sistema de educação básica, incluindo discriminação explícita e falta de políticas escolares inclusivas, o que afeta sua experiência e desempenho. Este estudo visa compreender esses
                          obstáculos específicos e como as políticas escolares influenciam a evasão dessas estudantes, explorando o impacto dos documentos de gestão escolar na exclusão de travestis e transexuais e a importância de espaços juvenis inclusivos para a criação de novas formas de sociabilidade e inclusão. Utilizando abordagens pós-críticas por meio de uma pesquisa bibliográfica focada em estudos educacionais e
                          trabalhos de intelectuais trans, o estudo revela a necessidade urgente de transformar as práticas pedagógicas e as estruturas de poder que permeiam o ambiente escolar. A análise das contribuições teóricas e metodológicas dessas abordagens destaca como a falta de políticas inclusivas e a presença de normativas restritivas contribuem significativamente para a evasão escolar e o comprometimento do bem-estar emocional e psicológico dessas estudantes. Além disso, a criação e manutenção de espaços seguros e afirmativos são cruciais para a inclusão e o bem-estar das jovens transexuais, promovendo sua autoaceitação e autoestima. Ao integrar essas perspectivas, observar como apontamento conclusivo
                          a necessidade de criar uma educação verdadeiramente democrática e equitativa, onde todos/todas/todes estudantes, independentemente de sua identidade de gênero e/ou de sexualidades possam prosperar e se desenvolver plenamente.
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                            EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM FOCO: UMA ANÁLISE DA CRUELDADE E VIOLÊNCIA EM TRÊS CONTOS DE RUBEM FONSECA
                            Curso Mestrado em Educação
                            Tipo Dissertação
                            Data 03/09/2024
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
                            Orientando(s)
                            • MILENA MONIQUE OVIEDO
                            Banca
                            • DANGLEI DE CASTRO PEREIRA
                            • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
                            • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
                            Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Sociedade, com o objetivo de examinar a presença da crueldade e da estética do realismo feroz nos contos de Rubem Fonseca, considerando seu impacto na formação docente e literária. Em Rubem Fonseca, a crueldade do tema e dos recursos expressivos se alia com a exposição nua, crua, portanto “realista feroz” (Candido, 1989) das ações da narrativa. Desta forma, a literatura e a arte, com base na noção de crueldade (Rosset, 2002), expõem de maneira ostensiva e sem mediação as complexidades de relações fraturadas estabelecidas entre indivíduos em um determinado ambiente social. Os contos fonsequianos invariavelmente se apropriam dos discursos de violência veiculados por diferentes meios de comunicação como jornais, boletins de ocorrência policial, cinema entre outros. É o que demonstram as narrativas escolhidas como corpus deste trabalho: Nau catrineta, do livro Feliz ano novo, Duzentos e vinte e cinco gramas, conto integrante de Os prisioneiros, e Carne Crua, conto homônimo do último livro do autor, de 2018. Assim sendo, a articulação dessas narrativas fonsequianas em um estilo cruel, agressivo e sádico, demarcado por condições comportamentais desprovidos do peso e da medida ético-moral, permite uma aproximação com a teoria proposta por Candido e Rosset, já que na prosa de Fonseca, os narradores e personagens são indivíduos prisioneiros de suas vontades, fobias, crenças e manias. Dessa forma, o enfoque principal consiste em evidenciar como as narrativas provocativas do autor oferecem insights sobre a sociedade contemporânea e incentivam a reflexão crítica, enfatizando a relevância da literatura na educação.
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                            ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: Possibilidades Didáticas
                            Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 02/09/2024
                            Área HISTÓRIA
                            Orientador(es)
                            • LEANDRO HECKO
                            Orientando(s)
                            • LUIS FELIPE MESQUISTA GRANJA
                            Banca
                            • CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS
                            • LEANDRO HECKO
                            • MARIA CELMA BORGES
                            Resumo
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                              Negros e indígenas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870): as aulas de História Regional na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.
                              Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                              Tipo Dissertação
                              Data 02/09/2024
                              Área HISTÓRIA
                              Orientador(es)
                              • ROGÉRIO DA PALMA
                              Orientando(s)
                              • EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO
                              Banca
                              • Dilza Porto Gonçalves
                              • MANUELA AREIAS COSTA
                              • ROGÉRIO DA PALMA
                              Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a invisibilidade histórica que os negros e os povos indígenas enfrentam nas narrativas históricas sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), especialmente no que diz respeito às aulas da disciplina de História Regional da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME) Para tanto, pesquisaremos referenciais curriculares do município, livros didáticos adotados, produções historiográficas e entrevistas com professores que atuam na disciplina e/ou que lecionam história regional. Para a elaboração do produto final, pretendemos desenvolver um e-book que atenda à demanda contemporânea de um regime historiográfico de ampla circulação a partir do campo estabelecido pela História Pública. Dessa forma, este recurso pretende auxiliar profissionais da área e fornecer uma fonte de pesquisa histórica que analise a “Guerra Grande” sob a perspectiva decolonial, evidenciando o papel relevante de negros e indígenas no conflito.
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