Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Desempenho agronômico do amendoim em semeadura direta e convencional com diferentes densidades de semeadura
Curso Mestrado em Agronomia
Tipo Dissertação
Data 23/02/2024
Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
Orientador(es)
  • CÁSSIO DE CASTRO SERON
Orientando(s)
  • Suleiman Leiser Araujo
Banca
  • CÁSSIO DE CASTRO SERON
  • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
  • MARCELO ZOLIN LORENZONI
Resumo A cultura do amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma oleaginosa muita utilizada em rotação de cultura, principalmente em renovação de canaviais e abertura de áreas para cultivo. Na região do Bolsão Sul-mato-grossense, uma região com áreas cultivadas de pastagem e a inserção da cana-de-açúcar, o amendoim, pode ser uma cultura com grande potencial, ainda é pouca produzida na região, apresenta uma necessidade de estudos em vários aspectos para melhorar sua produção no estado. Nesse contexto, objetivou-se neste trabalho, avaliar as características agronômicas e produtivas do amendoim em diferentes densidades, na semeadura direta sobre a palhada da Brachiaria ruziziensis, e no sistema convencional. Foram conduzidos os ensaios de novembro a março, 2022/2023, na Estação Experimental da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Cassilândia (UEMS/UUC), Cassilândia - MS. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 4 densidades de semeadura (8, 12, 24 e 32 plantas por metro linear de stand final) em sistema de plantio direto e convencional com quatro repetições. As variáveis analisadas foram: severidade de pinta preta (notas), altura de plantas (cm), número de vagens, peso de 100 grãos (g) e produtividade (kg.ha-1). A cultivar utilizada nesse experimento foi a BRS 423 OL. A partir dos dados obtidos, as médias para o fator preparo de solo não foram significativas para as variáveis estudadas. Na densidade de semeadura as médias foram significativas em altura de plantas e peso de 100 grãos. E para a interação preparo de solo e densidade, as médias se diferenciaram estatisticamente nas variáveis peso de 100 grãos e produtividade. Concluindo que, na densidade de 8 plantas por metro, resultou em produtividade superior a densidade 32 plantas por metro, embora não difiram significativamente das densidades de 16 e 24 plantas por metro sendo a recomendada para sistema plantio convencional. Entre os sistemas de plantio, o sistema convencional na densidade de 8 plantas por metro as médias foram superiores em número de vagens, peso de 100 grãos e produtividade (kg.ha-1), em relação ao sistema plantio direto.
Download
    ADAPTABILIDADE, PRODUÇÃO E CICLAGEM DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE COBERTURA
    Curso Mestrado em Agronomia
    Tipo Dissertação
    Data 23/02/2024
    Área AGRONOMIA
    Orientador(es)
      Orientando(s)
        Banca
        • FRANCISCO EDUARDO TORRES
        • MATHEUS GUSTAVO DA SILVA
        Resumo
        Download
          ADAPTABILIDADE, PRODUÇÃO E CICLAGEM DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE COBERTURA
          Curso Mestrado em Agronomia
          Tipo Dissertação
          Data 23/02/2024
          Área AGRONOMIA
          Orientador(es)
          • MATHEUS GUSTAVO DA SILVA
          Orientando(s)
          • GUILHERME MARTINS PESSÔA
          Banca
          • FRANCISCO EDUARDO TORRES
          • JOSE ANTONIO MAIOR BONO
          • MATHEUS GUSTAVO DA SILVA
          Resumo
          Download
          CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA, ATRIBUTOS FÍSICOS E MICROBIOLÓGICOS DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO SOB APLICAÇÃO DE MICROGEO®
          Curso Mestrado em Agronomia
          Tipo Dissertação
          Data 21/02/2024
          Área AGRONOMIA
          Orientador(es)
          • JEAN SÉRGIO ROSSET
          Orientando(s)
          • WESLEY VIEIRA DOS SANTOS
          Banca
          • AUGUSTINHO BORSOI
          • JEAN SÉRGIO ROSSET
          • JOLIMAR ANTONIO SCHIAVO
          Resumo
          Download
            SORGO BIOMASSA EM CONSÓRCIO COM BRAQUIÁRIA OU PANICUM VISANDO A PRODUÇÃO DE SILAGEM
            Curso Mestrado em Agronomia
            Tipo Dissertação
            Data 19/02/2024
            Área AGRONOMIA
            Orientador(es)
            • GESSÍ CECCON
            Orientando(s)
            • GISLAINE ROSA DE OLIVEIRA
            Banca
            • ERINA VITORIO RODRIGUES
            • FRANCISCO EDUARDO TORRES
            • GESSÍ CECCON
            Resumo
            Download
              ADITIVOS HOMEOPÁTICOS E LEVEDURA NO DESEMPENHO DE BOVINOS PANTANEIROS EM REGIME DE PASTOREIO
              Curso Mestrado em Zootecnia
              Tipo Dissertação
              Data 19/02/2024
              Área ZOOTECNIA
              Orientador(es)
              • MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
              Orientando(s)
              • LEANDRA DA SILVA FLORENTINO
              Banca
              • DALTON MENDES DE OLIVEIRA
              • DANIELE PORTELA DE OLIVEIRA
              • MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
              Resumo
              Download
                SORGO BIOMASSA EM CONSÓRCIO COM BRAQUIÁRIA E/OU PANICUM VISANDO A PRODUÇÃO DE SILAGEM
                Curso Mestrado em Agronomia
                Tipo Dissertação
                Data 16/02/2024
                Área AGRONOMIA
                Orientador(es)
                  Orientando(s)
                    Banca
                    • GESSÍ CECCON
                    Resumo
                    Download
                      Influência do tamanho da semente, profundidade de semeadura e disponibilidade hídrica na emergência e crescimento inicial de mamona
                      Curso Mestrado em Agronomia
                      Tipo Dissertação
                      Data 26/01/2024
                      Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                      Orientador(es)
                      • TIAGO ZOZ
                      Orientando(s)
                      • Brenda Juliana Elias Cruz
                      Banca
                      • CARLOS EDUARDO DA SILVA OLIVEIRA
                      • CÁSSIO DE CASTRO SERON
                      • TIAGO ZOZ
                      Resumo A formação do estande da cultura da mamona pode ser afetada pelo tamanho da
                      semente, profundidade de semeadura e umidade do solo. Neste sentido, o presente estudo
                      teve como objetivo avaliar a emergência e o crescimento inicial de plantas de mamona
                      originadas a partir de sementes de diferentes tamanhos, semeadas em diferentes
                      profundidades em duas condições de disponibilidade hídrica. O experimento foi conduzido
                      sob cultivo protegido, em delineamento experimental de blocos ao acaso, arranjado em
                      esquema fatorial 4 x 2 x 2, sendo constituído de quatro profundidades de semeadura (3, 6, 9
                      e 12 cm), dois níveis de disponibilidade hídrica (baixo fornecimento de água e adequado
                      fornecimento de água) e, dois tamanhos de semente de mamona (0,29g e 0,42g) da cultivar
                      BRS Energia, com quatro repetições. Em condições adequadas de disponibilidade hídrica,
                      recomenda-se a semeadura entre 3 e 9 cm de profundidade. Em condições de restrição
                      hídrica recomenda-se a semeadura até 6 cm de profundidade. Sementes maiores originam
                      plantas com maior acúmulo de biomassa e mostram resultados melhores.
                      Download
                        A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS-GO
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 11/12/2023
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • REGINALDO PEIXOTO
                        Orientando(s)
                        • ROSANA APARECIDA CAMPOS
                        Banca
                        • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
                        • NÁDIA BIGARELLA
                        • REGINALDO PEIXOTO
                        Resumo A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa sobre Currículo, Formação Docente e Diversidade, partindo dessa premissa tem-se que a educação, por ser uma política pública, possui a responsabilidade de estendê-la a todos, uma vez que os dados estatísticos apresentam aspectos relevantes acerca da inclusão. A educação especial e inclusiva considera o indivíduo com deficiência não limitando-se à educação básica mas estendendo a todos os níveis de ensino. Esta pesquisa tem como objeto a formação de professores para a educação especial e inclusiva. Este estudo tem como objetivo geral analisar a educação especial e inclusiva reforçando os aspectos pertencentes à formação de professores no âmbito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições regulares de ensino, na rede municipal de Quirinópolis - GO, tendo em conta que a educação é um direito constitucional. A abordagem metodológica assumida no desenvolvimento da pesquisa foi bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativa, uma vez que a partir da pesquisa de campo, coleta de dados e informações colhidas por meio de questionários, buscou-se dialogar sobre os propósitos das políticas educacionais inclusivas. As análises foram conduzidas a partir dos estudiosos Gatti (2019), Mantoan (2003), Macedo (2010), Rego (2002-2008), e Tardif (2002-2014). Após as discussões e análises conclui-se que, a educação especial e inclusiva é uma modalidade de ensino que urge por formação de professores para o atendimento dos indivíduos, público alvo da educação especial.
                        Download
                        PRÁTICA DE PROFESSORAS DE APOIO COM ALUNOS TEA DA REDE ESTADUAL DE PARANAÍBA-MS
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 27/11/2023
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • THIAGO DONDA RODRIGUES
                        Orientando(s)
                        • VINICIUS GARCIA RODRIGUES DE SOUZA
                        Banca
                        • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                        • JEFERSON CAMARGO TABORDA
                        • THIAGO DONDA RODRIGUES
                        Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, formação docente e diversidade”. Assim, é importante salientar que o direito à educação inclusiva é um tema bastante debatido e, em face da busca pela universalização desta, tem sido considerado como um dos pilares da luta pelo desenvolvimento humano, responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desse modo, a garantia à educação se apresenta também como um direito público social capaz de promover a democratização da sociedade, por isso mesmo, é um benefício para todos, além do indivíduo. Dessa forma, o histórico dos direitos humanos e a legislação brasileira assegura o acesso à educação a ser garantido pelo Estado. Destarte, mostra-se a importância do trabalho realizado nas escolas para o desenvolvimento da criança inclusa no âmbito da educação especial,em conjunto com a inclusão escolar e a formação da cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demonstrar que o acesso à educação inclusiva também é um dos aspectos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos. Outrossim, a análise temática permitiu uma reflexão crítica sobre como as práticas de inclusão contribuem para a promoção de uma educação mais equitativa e justa para todos os educandos, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, o trabalho será constituído em dois momentos: analisar os recursos disponibilizados para os docentes no trabalho de inclusão e realizar entrevistas, por meio de formulário on-line, com professoras da educação básica da rede estadual de Paranaíba-MS. Portanto, pretende-se por meio da análise de diferentes compreensões relacionar as habilidades em atividades desenvolvidas com alunos que possuem TEA e a prática exercitada pelas professoras na garantia da educação inclusiva, e os direitos de uma educação justa e igualitária.
                        Download
                        RECONHECIMENTO FACIAL DE BOVINOS DA RAÇA NELORE POR MEIO DE VISÃO COMPUTACIONAL
                        Curso Mestrado em Zootecnia
                        Tipo Dissertação
                        Data 20/11/2023
                        Área ZOOTECNIA
                        Orientador(es)
                        • VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
                        Orientando(s)
                        • PIETRO NAVARRO RODRIGUES CLAURE
                        Banca
                        • ALEXANDRE DE OLIVEIRA BEZERRA
                        • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
                        • VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
                        Resumo
                        Download
                          REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR NAS CARTAS DE APRESENTAÇÃO DO GUIA DO PNLD 2020/2021
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 26/10/2023
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
                          Orientando(s)
                          • MARCIA REGINA ALVES
                          Banca
                          • CLAUDETE CAMESCHI DE SOUZA
                          • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
                          • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
                          Resumo Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, oferecido na Unidade Universitária de Paranaíba/ MS, área de concentração: Educação, Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa: Linguagem, Educação e Cultura. O nosso objeto de pesquisa é analisar as materialidades das Cartas de Apresentação do Guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2020/ 2021, que podem ser encontradas de forma on-line no site do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/ Ministério da Educação – MEC). São duas cartas, sendo uma do ensino fundamental (2020), com obras disciplinares e interdisciplinares; e uma carta do ensino médio (2021), com obras interdisciplinares, em que trazem orientações detalhadas referente à escolha das coleções. Selecionamos seis recortes de cada carta, num total de doze excertos. O Programa é realizado em ciclos trienais alternados para cada etapa de ensino: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Desse modo, selecionamos apenas os dois últimos para a pesquisa. O objetivo geral é problematizar os possíveis efeitos de sentido de representações de professor emergidos das cartas do Guia do PNLD 2020/2021. Especificamente, buscamos: 1) evidenciar o discurso das cartas de apresentação do Guia do PNLD com o fito de verificar os tipos de discursos que estão sendo direcionados ao professor; 2) analisar as marcas linguísticas que caracterizam os efeitos de sentido que configuram as representações de professor; 3) refletir sobre os estereótipos do papel docente. A Análise do Discurso de orientação francesa configura-se como fundamento teórico e procedimentos metodológicos para análise e reflexão das cartas, e nesta pesquisa, converge com os estudos discursivos de Michel Pêcheux (2008, 2014, 2015) e seus discípulos, assim como os pressupostos arquegenealógicos de Michel Foucault (2014, 2020, 2022), no intuito de melhor historicizar e escavar as materialidades dos discursos. Dentre os resultados alcançados, podemos sintetizar: que as representações do docente se dá de forma coercitiva, por parte do Estado, que em lugar de valorizá-lo perante a uma sociedade hegemônica, contribui para a desvalorização do profissional da educação, de forma estereotipada e excludente. Assim, concluímos, que as cartas funcionam como um dispositivo institucional que marca um discurso autoritário, buscando controlar a representação do professor, mesmo sendo uma “simples” carta de apresentação do Guia, em que, nele mesmo, se tece a “falsa autonomia” que o docente tem ao escolher um livro didático.
                          Download
                          OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE
                          Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
                          Tipo Dissertação
                          Data 03/10/2023
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
                          Orientando(s)
                          • Valkiria Gutierres dos Santos
                          Banca
                          • FLÁVIO AMORIM DA ROCHA
                          • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
                          • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
                          Resumo
                          Download
                            OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA - UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIO E FÍLMICO DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE
                            Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 03/10/2023
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                              Orientando(s)
                                Banca
                                • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
                                Resumo
                                Download
                                  CONTO DE TERROR: ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA
                                  Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 02/10/2023
                                  Área LÍNGUA PORTUGUESA
                                  Orientador(es)
                                  • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
                                  Orientando(s)
                                  • ELISIANE NATIVIDADE DE SALES
                                  Banca
                                  • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
                                  • ELIANE APARECIDA MIQUELETTI
                                  • SANDRA ESPINDOLA MACENA
                                  Resumo
                                  Download
                                    O PAPEL HUMANIZADOR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
                                    Curso Mestrado em Educação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 22/09/2023
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
                                    Orientando(s)
                                    • KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA
                                    Banca
                                    • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                                    • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
                                    • ROSANE MICHELLI DE CASTRO
                                    Resumo Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na Linha de Pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade”, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional – GEPPE”. Tem-se como objetivo apontar, a partir das categorias de trabalho e de trabalho intelectual, como a atividade do coordenador pedagógico inserido em um Centro de Educação Infantil é exercida em suas condições objetivas, a fim de estabelecer uma análise crítica do trabalho do mesmo e, a partir disso, refletir sobre as maneiras de oportunizar uma gestão democrática e intelectual nesta condição. O aporte teórico metodológico caminhou nos pressupostos marxistas por meio do Materialismo Histórico e Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas “Coordenação pedagógica”, “Gestão Democrática”, “Trabalho na concepção marxista” e “Centro de Educação Infantil”. Os principais autores utilizados foram: Davydov (1987 e 1988), Duarte (2004 e 2012), Engels (1999), Facci (2004), Gramsci (1968), Konder (1982), Kosík (2011), Leontiev (1978), Libâneo (2015), Marx (1982 e 1985), Saviani (1989, 2009 e 2012) e Vygotsky (2001 e 2009). A partir deste levantamento bibliográfico, realizou-se uma busca de dados por meio de recortes na atuação do coordenador pedagógico no Centro de Educação Infantil. Tais recortes, amparados no método Materialismo Histórico e Dialético, foram apresentados em episódios como forma de refletir sobre elementos que podem contribuir para a atuação e constituição do profissional coordenador pedagógico. Os episódios analisados são referentes ao percurso profissional da pesquisadora, que também ocupa lugar como sujeito da pesquisa. São recortes desde a sua atuação como professora à atuação como coordenadora pedagógica. Utilizou-se ainda como aporte teórico, a Teoria da Atividade, formulada por Alexis Nikolaevich Leontiev (1978); o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e da personalidade, bem como a continuidade dos pressupostos marxistas, a fim de elucidar a atividade deste profissional e os instrumentos que contribuem para que realize ações conscientes que vislumbrem a emancipação da sociedade. Os dados sinalizam e reforçam os achados de pesquisas utilizadas neste texto, sendo eles a sobrecarga do exercício da profissão coordenador pedagógico, devido à realização de multitarefas que impedem a reflexão sobre seu fazer pedagógico pautado em estabelecer um trabalho de gestão comedido pela coletividade, desenvolvimento humano e democracia. A pesquisa mostra que a realidade objetiva existente se contrapõe às necessidades identificadas pela coordenadora pedagógica, contudo a presença da Universidade, do grupo de estudos e de espaço de diálogos conduz a profissional a percorrer, por meio da sua historicidade e inquietações, o caminho de novas ações, colocando-a em atividade.
                                    Download
                                    DIVERSIFICAÇÃO DO USO DE COBERTURAS DE SOLO PARA O CULTIVO SOLTEIRO E CONSORCIADO DE ALFACE E RÚCULA
                                    Curso Mestrado em Agronomia
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 22/09/2023
                                    Área AGRONOMIA
                                    Orientador(es)
                                    • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                                    Orientando(s)
                                    • ISADORA LUCIANO DE ANDRADE
                                    Banca
                                    • FRANCISCO EDUARDO TORRES
                                    • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                                    • PAULO CESAR FERREIRA LINHARES
                                    Resumo
                                    Download
                                      EZOOGNÓSIA DOS BOVINOS DA RAÇA PANTANEIRA
                                      Curso Mestrado em Zootecnia
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 20/09/2023
                                      Área ZOOTECNIA
                                      Orientador(es)
                                      • MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
                                      Orientando(s)
                                      • RAÚL ESTUARDO SUCHINI MAYORGA
                                      Banca
                                      • CARLOS MIGUEL BECERRIL PÉREZ
                                      • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
                                      • MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
                                      • RAQUEL SOARES JULIANO
                                      Resumo
                                      Download
                                        ADOLESCENTES EM CONFLITO COM AS LEIS: análise dos tratamentos institucionais oferecidos aos adolescentes autores de atos infracionais na cidade de Paranaíba/MS
                                        Curso Mestrado em Educação
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 20/09/2023
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • CARLOS EDUARDO FRANÇA
                                        Orientando(s)
                                        • NATHALI MATEUS LIMA
                                        Banca
                                        • CARLOS EDUARDO FRANÇA
                                        • ROGÉRIO DA PALMA
                                        • THIAGO DONDA RODRIGUES
                                        Resumo Nesta dissertação, apresenta-se os resultados finais da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Cultura”. Com objetivos de investigar como aconteceram as medidas socioeducativas de meio aberto executadas na cidade de Paranaíba entre os anos de 2019 a 2022 e também o preparo dos agentes escolares que recebem esses socioeducandos como alunos, optou-se pelas metodologias da pesquisa bibliográfica e quali-quantitativa, mediante revisões bibliográficas da literatura a respeito do tema, análise dos prontuários dos socioeducandos e também por meio de entrevistas. Dentre os resultados alcançados, pode-se sintetizar que há uma defasagem de conhecimento sobre o tema dentre os profissionais que recebem os socioeducandos. Assim, conclui-se que a cidade necessita de investimentos na área de educação e também de cursos profissionalizantes para esses jovens.
                                        Download
                                        DESEMPENHO PRODUTIVO DE ANIMAIS NELORE EM SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO VISANDO UMA PECUÁRIA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO
                                        Curso Mestrado em Zootecnia
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 14/09/2023
                                        Área ZOOTECNIA
                                        Orientador(es)
                                        • ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA
                                        Orientando(s)
                                        • LEONARDO MOREIRA FERNANDES
                                        Banca
                                        • PEDRO NELSON CESAR DO AMARAL
                                        • ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA
                                        • RODRIGO DA COSTA GOMES
                                        Resumo
                                        Download
                                          Página 1 de 31 (20 de 603 registros).