Educação, Linguagem e Sociedade |
Educação, Linguagem e Sociedade
Esta área de concentração reúne um conjunto de docentes/pesquisadores, que em suas formações em Educação e/ou área afim, buscam a investigação de teorias e práticas educacionais em diferentes contextos e locais, tendo o sujeito como referência. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fazem uso de abordagens teórico-metodológicas de fundamento sócio-histórico-cultural. Nos processos de produção de linguagem, literatura, história, cultura e suas diferentes manifestações, destacam-se as relacionadas ao campo da Educação, com vistas à reflexão e investigação da problemática da Educação como processo social, ou seja, Educação e Linguagem em seus fundamentos sociais, culturais, econômicos e históricos em um processo mediado pela interação social.
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Currículo, Formação de Professores e Diversidades |
Currículo, Formação de Professores e Diversidades
Esta linha de pesquisa articula estudos e pesquisas no campo do currículo, da formação docente e das diversidades, com discussões sobre teorias e práticas educacionais em diferentes áreas do conhecimento e diferentes espaços educativos. A pesquisa, o ensino e a extensão se entrelaçam em trabalhos de diferentes temáticas voltados para os aspectos cognitivos, psicológicos, políticos, sociais, culturais e históricos da educação; a formação docente inicial e continuada na Educação Básica e no Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento; o currículo; as questões sobre diversidades e inclusão/exclusão de gênero, raça e classe, sexualidade, etnia, educação especial e outros demarcadores das diferenças em espaços escolares e não escolares; as concepções de desenvolvimento humano que afetam o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar. Os estudos e as pesquisas desta linha são norteados por diferentes abordagens e métodos em que os pesquisadores mantêm diálogo constante, por meio dos grupos de estudos e pesquisas, das produções intelectuais, dos projetos e da docência.
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Currículo, formação docente e diversidade |
Currículo, formação docente e diversidade
Esta linha de pesquisa articula estudos e pesquisas no campo do currículo, da formação docente e da diversidade, com discussões sobre teorias e práticas educacionais em diferentes áreas do conhecimento e diferentes espaços educativos. A pesquisa, o ensino e a extensão se entrelaçam em trabalhos de diferentes temáticas voltados para os aspectos cognitivos, psicológicos, políticos, sociais, culturais e históricos da educação; a formação docente inicial e continuada na Educação Básica e no Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento; o currículo; as questões sobre diversidade e inclusão de gênero, raça, etnia e educação especial em espaços escolares e não escolares; as violências que afetam o processo de ensino e aprendizagem: violência escolar, doméstica, questões ligadas a disciplina, indisciplina, cultura e poder na escola; educação prisional e violência, entre outros temas. Os estudos e as pesquisas desta linha são norteados por diferentes abordagens e métodos em que os pesquisadores mantêm diálogo constante, por meio dos grupos de estudos e pesquisas, das produções intelectuais, dos projetos e da docência.
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História, Sociedade e Educação |
História, Sociedade e Educação
A Linha enfoca estudos teórico-metodológicos atinentes à história e historiografia da educação, contemplando as relações entre história, sociedade e educação, em investigações sobre formação e profissão docente; instituições escolares e não-escolares; disciplinas escolares e currículo; saberes, prescrições, práticas e processos educativos; produção, circulação e apropriação de ideias e modelos educativos; impressos pedagógicos e manuais de ensino; escolarização da infância; educação indígena; universalização da escola pública; correntes educacionais contemporâneas.
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Linguagem, Educação e Cultura |
Linguagem, Educação e Cultura
A linha articula-se por pesquisas que contemplam três eixos, a saber: o estudo da linguagem, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, gêneros textuais, as questões sócio-discursivas, que abrangem variadas perspectivas de estudos, tais como: alfabetização, letramento e multiletramentos; gêneros discursivos/textuais; estudo de textos literários, literatura infantil e infanto-juvenil, entre outros. A perspectiva cultural efetiva-se com a abordagem sócio-histórica e antropológica de questões relativas a identidades; cultura(s), memória e representações simbólicas. Os primeiros eixos articulam-se em torno da Educação, na medida em que tais perspectivas perpassarão aspectos sociais, culturais, históricos, políticos e filosóficos, além de envolver questões relativas ao processo ensino/aprendizagem; formação docente; memórias e narrativas de alunos e professores; questões identitárias; cultura e cultura escolar.
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