Mestrado em Letras

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ENTRE INTENSIDADE, FRAGMENTAÇÃO E (DES)REALIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE QADÓS (1973) E TU NÃO TE MOVES DE TI (1980), DE HILDA HILST
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 27/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
Orientando(s)
  • LAYNNE VICTÓRIA DOS SANTOS FEITOSA DE LIMA
Banca
  • MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUZA MACIEL
  • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Resumo Hilda Hilst (1930-2004), escritora brasileira, deixou um legado no panorama literário brasileiro. Hilda destacou-se como uma artista versátil, abordando a prosa, a poesia, a dramaturgia e outras expressões. Sua resistência em submeter-se a tendências literárias dominantes revela uma voz singular que transcende categorizações estreitas e que reflete o turbulento século XX, caracterizado pela fragmentação do sujeito. Assim como no Cubismo, movimento artístico em que os objetos são desconstruídos em facetas, a obra de Hilda desconstrói e rearranja elementos da subjetividade humana. Por meio de sua escrita, a autora captura a complexidade das identidades fragmentadas, explorando a busca por uma coerência em um mundo cada vez mais desarticulado e cheio de possibilidades. Com isto, este trabalho busca analisar a ‘Intensidade’ como uma constante na obra da escritora, além da presença e dos efeitos da fragmentação do sujeito (Rosenfeld, 2006) e da incomunicabilidade da experiência nas obras Qadós (1973) e Tu não te moves de ti (1980) de sua autoria. Por outra chave de interpretação, este estudo também se debruça sobre a aplicação da filosofia de Søren Kierkegaard (1813-1855), especialmente em seus estádios da existência – estético, ético e religioso – na constituição dos personagens, abordagem que se amplia com a lente conceitual da ‘Desrealização’ na compreensão dos protagonistas Tadeu e Qadós, observados pela proposta de Anatol Rosenfeld (2006) a partir de algumas camadas que compõem a experiência fragmentada que emerge no século XX.
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ENTRE AS ÁGUAS DO PANTANAL: A CONSTRUÇÃO POÉTICA DE MANOEL DE BARROS E MAURICIO COPETTI
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 26/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ANDRE REZENDE BENATTI
Orientando(s)
  • DORCAS PINTO PAIVA
Banca
  • ANDRE REZENDE BENATTI
  • CARIN CÁSSIA DE LOURO DE FREITAS
  • Rosana Cristina Zanelatto Santos
Resumo Este trabalho tem como objetivo explorar a poética de Manoel de Barros em relação à construção fílmica de Planuras, dirigido pelo cineasta Maurício Copetti (2014), estabelecendo uma comparação teórica entre as poesias da infância do poeta e o filme. Busca-se apresentar, de forma objetiva, a relação que se desenvolve entre literatura e cinema, considerando as impressões e visões do cineasta e do poeta. A conexão artística
entre esses dois criadores repousa na narrativa, constituindo um elo importante a partir do olhar e das memórias que são construídas, não apenas através das exuberantes paisagens do Pantanal Sul-Mato-Grossense, mas também do cotidiano dos habitantes dessa região. As imagens visuais do filme permitem ao espectador-leitor imaginar e despertar novos sentimentos e sensações. O cineasta, ao realizar o filme, traz seu próprio olhar, ou seja, sua interpretação pessoal como leitor. Ao ler obras como O Guardador de Águas, Concerto a Céu Aberto, Gramática Expositiva do Chão e Retrato do Artista Quando Coisa, criamos nossas próprias imagens, permitindo-nos escapar para uma realidade que nos faz viver em um mundo de fantasia. A relevância deste estudo para a área de concentração de Estudos Literários, no campo das Poéticas da Modernidade, está em realizar um estudo comparativo entre dois gêneros: a literatura, que já existe há séculos, e o cinema, uma arte moderna. A pesquisa será documental, com fontes históricas sobre a chegada da família Barros ao Pantanal Sul-Mato-Grossense e a influência de
escritores regionalistas, como Antônio Serejo, Abílio Leite de Barros, Augusto César Proença, Paulo Sérgio Nolasco, Hélio Serejo, entre outros. Em minhas leituras, busco destacar a narrativa poética, textual e imagética do filme Planuras em comparação com as imagens verbais (memórias) de Manoel de Barros. Para isso, utilizo como referência discussões teóricas sobre cinema, língua e linguagem (Aumont e Jacques), a arte do cinema (David Bordwell e Kristin Thompson), além de Marcel Martin. A base teórica deste estudo será fundamentada nos referenciais da Literatura Comparada, seguindo autores como Antônio Candido (1975), Carvalhal (1998) e Nitrini (2000). Este trabalho também investigará a pertinência da proposta a partir de metodologias que explorem os elementos constitutivos dessa arte, não apenas no que tange às questões temáticas, mas também na análise das possibilidades sociais e culturais que ela oferece. Busca-se, assim, propor um percurso que discuta a influência como substrato teórico-simbólico na relação entre os dois autores e como Manoel de Barros, em seu projeto poético, influencia e
ressignifica a proposta fílmica de Maurício Copetti.
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Garota, interrompida: da autobiografia literária ao drama cinematográfico
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 23/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Orientando(s)
  • MARILUCE DA SILVA OLIVEIRA
Banca
  • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
  • PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Resumo O presente trabalho objetiva analisar duas obras artísticas, uma cinematográfica e outra literária, observando especialmente a relação entre arte e sociedade. A obra escolhida é o livro autobiográfico Garota, Interrompida, de Susanna Kaysen, publicado originalmente em 1993, e a adaptação cinematográfica homônima produzida por James Mangold em 1999. Dessa forma, a narrativa cinematográfica interage com o relato literário, a fim de promover discussão acerca das relações entre escrita e imagem e como ambas podem dialogar entre si e ressignificar seus próprios meios de expressão. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Essa abordagem teórica inclui autores que consideram as diferenças e aproximações entre as linguagens literária e cinematográfica, como Robert Stam, Ismail Xavier, entre outros. Por fim, o estudo focaliza a análise das relações históricas e sociais de duas linguagens artísticas: a escrita literária, especificamente o gênero autobiográfico, e os recursos da arte na adaptação fílmica. A pesquisa pretende evidenciar como os elementos culturais e identitários são representados e discutidos em abordagens interdisciplinares elencados pela crítica literária e por conceitos dos Estudos Culturais de viés materialista, uma vez que a literatura e o cinema interagem com os espaços sociais, culturais, respondendo esteticamente às questões de seu momento histórico.
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O DISCURSO DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 21/06/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • MARLON LEAL RODRIGUES
Orientando(s)
  • NEREU CARLOS DE ARAÚJO RODRIGUES
Banca
  • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
  • CRISTIANE SCHMIDT
  • MARLON LEAL RODRIGUES
Resumo Historicamente a violência simbólica faz parte da realidade das escolas, entretanto nem sempre foi vista e tratada como violência, por se tratar de um tipo de violência invisível que aparentemente não causa danos à vida do sujeito. Assim, a violência simbólica tem se perpetuado dentro da escola, causando danos à vida das vítimas e consequentemente a toda sociedade, pois toda atitude violenta se propaga e gera outros tipos de violências. Por tudo isso, e por considerar a violência simbólica um problema social, o objetivo desta pesquisa é analisar os discursos de violência simbólica no ambiente escolar, de modo a identificar os sentidos dos enunciados recortados a fim de compreender como a violência simbólica se manifesta dentro da escola na visão dos profissionais que atuam naeducação, sendo eles: professores, coordenadores e diretores. Sob essa perspectiva, o Corpus de pesquisa foi constituído a partir de um questionário, no qual dez (profissionais) disponibilizaram-se a responder, colaborando com o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, procurando formar base teórica para compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a pesquisa foi organizada em cinco (5) capítulos, sendo eles: capítulo um (1): “Fundamentação teórica para análise do Corpus da pesquisa”, no qual se discorre acerca da fundamentação teórica e alguns de seus conceitos-chave; capítulo dois (2): “Violência simbólica no ambiente escolar: um recorte histórico e teórico”, em que se expõe uma breve introdução sobre a violência simbólica no contexto escolar; capítulo três (3): “O discurso de poder simbólico que reproduz a violência simbólica na escola”, no qual se discorre sobre as relações de poder existentes na escola de acordo com o processo de hierarquização da instituição social de ensino; capítulo quatro (4): “Relatório de campo”, no qual se descreve detalhadamente como ocorreu o processo de constituição do Corpus e o capítulo cinco (5) “Análises”, no qual foram desenvolvidas as análises dos dados. Sobre a metodologia utilizada para constituição do Corpus, seguiu-se a proposta de Rodrigues (2011), ou seja, escolheu-se um objeto, procedeu-se o recorte de um Corpus e a partir desse Corpus prosseguiu-se o recorte de enunciados, considerando os objetivos propostos para esta pesquisa, qualitativa. Em seguida, os enunciados foram separados em discursos para facilitar a realização das análises. Ademais, as análises e o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados sob o viés teórico da Análise do Discurso, doravante (AD), de linha francesa, do teórico e filósofo francês Michel Pêcheux (1995, 1997), além de teóricos como Orlandi (2007, 2012, 2013, 2015), (Rodrigues (2011), entre outros.
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O DISCURSO DA MULHER NA POLÍTICA: PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 20/06/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • MARLON LEAL RODRIGUES
Orientando(s)
  • KARLA LOPES DA SILVA RODRIGUES
Banca
  • IRENILDA ANGELA DOS SANTOS
  • MARLON LEAL RODRIGUES
  • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
Resumo Secularmente, a mulher foi silenciada, sem direitos, foi impedida de viver como uma cidadã comum na sociedade. Sua atribuição era servir o marido, cuidar dos afazeres domésticos, da educação dos filhos e reproduzir. Entretanto, ao longo dos anos, através de lutas, a mulher tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade e conseguido estar em posições e lugares que, por consequência do patriarcado, até hoje ainda são considerados masculinos. Porém, embora a mulher tenha conquistado o direito de votar e ser votada, ainda existe a desigualdade de gênero e o preconceito contra a figura feminina ocupando um espaço na esfera pública. Compreendemos que a desigualdade se fortalece em virtude de uma construção discursiva com efeitos de sentido de inferioridade em relação à figura feminina, que por vezes é justificada pela construção da imagem da mulher a partir do discurso machista. Por isso, embora haja resistência, a mulher tende a se afastar da política por medo de enfrentar o preconceito, assim como todas as barreiras impostas para que ela desista. Logo, o que justifica isso é o percentual baixo de representatividade feminina, descrito nesta pesquisa, que pode ser visto como um problema social, visto que a mulher como cidadã tem o direito de ser representada. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa constituiu-se em analisar os discursos da mulher na política que fortalecem a participação e a representatividade feminina. Sob essa perspectiva, o Corpus de pesquisa foi constituído a partir de um questionário, no qual 8 (oito) mulheres, parlamentares e mulheres que pleiteiam um espaço no parlamento, disponibilizaram-se a responder, colaborando com o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, procurando formar base teórica para compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a pesquisa foi organizada em 6 (seis) capítulos, sendo eles: capítulo 1: “Fundamentação teórica para análise do Corpus da pesquisa”, no qual se discorre acerca da fundamentação teórica e alguns de seus conceitos-chave; capítulo 2: “Do movimento sufragista à conquista do voto feminino: um recorte teórico e histórico”, em que se expõe uma breve introdução sobre a trajetória da mulher em busca do direito de votar e ser votada; capítulo 3: “Mulheres e resistência”, no qual de discorre sobre o ativismo feminista e os movimentos de resistência; capítulo 4: “Manifestações da violência simbólica contra as mulheres”, em que se discorre sobre a violência simbólica e suas consequências na vida da mulher; capítulo 5: “Os caminhos da pesquisa de campo”, no qual se descreve detalhadamente como ocorreu o processo de constituição do Corpus e o capítulo 6: “Análise e discussão dos enunciados”, no qual foram desenvolvidas as análises dos dados. Sobre a metodologia utilizada para constituição do Corpus, seguiu-se a proposta de Rodrigues (2011), ou seja, escolheu-se um objeto, procedeu-se o recorte de um Corpus e a partir desse Corpus prosseguiu-se o recorte de enunciados, considerando os objetivos propostos para esta pesquisa. Em seguida, os enunciados foram separados em discursos para facilitar a realização das análises. Assim, as análises e o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados sob o viés teórico da Análise do Discurso, doravante (AD), de linha francesa, do teórico e filósofo francês Michel Pêcheux (1995, 1997), além de teóricos como Orlandi (2007, 2012, 2013, 2015),
Rodrigues (2011), entre outros.
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VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DE LÍNGUA TERENA NA ALDEIA CACHOEIRINHA, MIRANDA-MS
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 15/04/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
Orientando(s)
  • INÉZIA BELIZÁRIO DA SILVA
Banca
  • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
  • Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
  • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
Resumo O presente trabalho irá analisar sobre questões de variação linguística na língua Terena entre os falantes da língua materna do povo nativo da Aldeia Cachoeirinha (Mbókoti), localizada em Miranda-MS, abordaremos como ocorrem as variações que na maioria das vezes constatamos o uso de empréstimo da língua portuguesa nas falas dos Terena, a nova geração já não fala esse idioma como se falava antigamente, o que se nota é a perda de identidade deste povo, pois ao longo do tempo a língua vem enfraquecendo, sendo sufocada pela língua dominante, causando preocupação para os estudiosos linguistas ou da própria comunidade. O Estado de Mato Grosso do Sul, apresenta diversidade cultural e linguística, sendo a segunda maior população indígena, distribuídas em 8 etnias, sendo: Atikum, Guarani, Guató, Kaiowá, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena. As etnias, Guató e Ofaié já não usam a língua materna com frequencia, sendo são quase extintas, possuindo apenas alguns falantes. Nas últimas décadas, uma quantidade significativa de línguas indígenas estão sendo extintas ou ficando próxima à extinção. A expectativa para os próximos anos, nas previsões, é a morte de algumas línguas, assim percebe-se no meio do povo Terena, nota-se que a grande maioria dos jovens já não falam mais, causando uma grande preocupação, os falantes vêm diminuindo cada vez mais, grande parte desta população não mantém o uso da língua tradicional. Refletindo sobre essa situação, em um primeiro momento, iremos investigar, através da análise das palavras que o ancião usa e o vocabulário que um jovem usa no seu dia a dia. Para discutir esse assunto buscaremos ponto de apoio com os linguistas, como: Aryon, Camacho, Faraco, Fiorin, Labov, entre outros autores.
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EMPREGO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 25/11/2021
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
Orientando(s)
  • SANDRA REGINA MOTTA
Banca
  • CRISTIANE SCHMIDT
  • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
  • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
Resumo
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    DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE: A ROTA BIOCEÂNICA NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
    Curso Mestrado em Letras
    Tipo Dissertação
    Data 19/11/2021
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
    Orientando(s)
    • KATIA JULIANE LOPES DE OLIVEIRA
    Banca
    • GUSTAVO SOLDATI REIS
    • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
    • RUBERVAL FRANCO MACIEL
    Resumo
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      A HERANÇA AFRICANA NA LÍNGUA PORTUGUESA CANTADA POR LUIZ GONZAGA EM NÍVEIS FONÉTICO-FONOLÓGICOS
      Curso Mestrado em Letras
      Tipo Dissertação
      Data 11/11/2021
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
      Orientando(s)
      • PEDRO PAULO DE SOUZA FATTORI
      Banca
      • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
      • HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVÃO FERREIRA
      • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
      Resumo
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        A HIBRIDAÇÃO E A INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA ENTRE BRASIL E PARAGUAI: UM OLHAR POR MEIO DOS MOVIMENTOS DE TRANSCOLONIZAÇÃO E RELOCALIZAÇÃO DA CULTURA NAS CIDADES DE PORTO MURTINHO E CARMELO PERALTA
        Curso Mestrado em Letras
        Tipo Dissertação
        Data 26/10/2021
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • RUBERVAL FRANCO MACIEL
        Orientando(s)
        • SANDRO OMAR DE OLIVEIRA SANTOS
        Banca
        • MARIA LEDA PINTO
        • NELAGLEY MARQUES
        • RUBERVAL FRANCO MACIEL
        Resumo
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          A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
          Curso Mestrado em Letras
          Tipo Dissertação
          Data 22/10/2021
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
          Orientando(s)
          • ANA PAULA FAUSTINO DE OLIVEIRA
          Banca
          • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
          • IVO DI CAMARGO JUNIOR
          • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
          Resumo
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            GÊNERO MULTIMODAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LEITURA CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
            Curso Mestrado em Letras
            Tipo Dissertação
            Data 21/10/2021
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
            Orientando(s)
            • LÉIA BERNAL SANCHES CORREIA
            Banca
            • IVO DI CAMARGO JUNIOR
            • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
            • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
            Resumo
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              DISCURSIVIDADE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO TRABALHO
              Curso Mestrado em Letras
              Tipo Dissertação
              Data 24/08/2021
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • MARLON LEAL RODRIGUES
              Orientando(s)
              • ELLEN AURÉA KAROLLINA HETWER
              Banca
              • MARLON LEAL RODRIGUES
              • PAULO CESAR TAFARELLO
              • ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
              Resumo
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                BIG JATO: UMA LEITURA CRÍTICA-COMPARATIVA ENTRE ROMANCE E ROTEIRO DE CINEMA
                Curso Mestrado em Letras
                Tipo Dissertação
                Data 24/08/2021
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
                Orientando(s)
                • RÔMULO GOMES BAENA
                Banca
                • PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
                • RAVEL GIORDANO DE LIMA FARIA PAZ
                • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
                Resumo
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                  É'Á SOU PARAGUAIA E MORO NO BRASIL: REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS E PRÁTICAS TRANSLÍNGUES DE IMIGRANTES PARAGUAIOS NA CIDADE DE JARDIM-MS"
                  Curso Mestrado em Letras
                  Tipo Dissertação
                  Data 24/08/2021
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • RUBERVAL FRANCO MACIEL
                  Orientando(s)
                  • FLORINDA RAMONA JARA DOS SANTOS
                  Banca
                  • DANIEL ABRÃO
                  • RUBERVAL FRANCO MACIEL
                  • SUZANA VINICIA MANCILLA BARREDA
                  Resumo
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                    #ELE NÃO: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA MULHER EM RELAÇÃO A BOLSONARO
                    Curso Mestrado em Letras
                    Tipo Dissertação
                    Data 24/08/2021
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • MARLON LEAL RODRIGUES
                    Orientando(s)
                    • KÁTIA VALENTINA ESCOBAR GIMENEZ
                    Banca
                    • MARLON LEAL RODRIGUES
                    • PAULO CESAR TAFARELLO
                    • RUBERVAL FRANCO MACIEL
                    Resumo
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                      LITERATURA E MEMÓRIA CULTURAL EM 'CAMALOTES E GUAVIRAIS', DE ULISSES SERRA
                      Curso Mestrado em Letras
                      Tipo Dissertação
                      Data 24/08/2021
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
                      Orientando(s)
                      • MARIZA DE SOUZA COVARY
                      Banca
                      • ANDRE REZENDE BENATTI
                      • ROSICLEY ANDRADE COIMBRA
                      • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
                      Resumo
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                        CRÍTICA SOCIAL EM 'PROSA RUDE' DE HÉLIO SEREJO
                        Curso Mestrado em Letras
                        Tipo Dissertação
                        Data 24/08/2021
                        Área LETRAS
                        Orientador(es)
                        • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
                        Orientando(s)
                        • ANDERSON RIBEIRO FOSTER
                        Banca
                        • ANDRE REZENDE BENATTI
                        • ROSICLEY ANDRADE COIMBRA
                        • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
                        Resumo
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                          AS REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DO SUJEITO FEMININO EM SETE DISCURSOS IMAGÉTICOS: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, EFEITOS DE SENTIDO, ESTEREÓTIPOS, FORMAÇÃO DISCURSIVA (FD), MEMÓRIA DISCURSIVA E POSIÇÃO-SUJEITO
                          Curso Mestrado em Letras
                          Tipo Dissertação
                          Data 23/08/2021
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
                          Orientando(s)
                          • ERENILDA RODRIGUES GOMES STELO
                          Banca
                          • GERSON BRUNO FORGIARINI DE QUADROS
                          • MARLON LEAL RODRIGUES
                          • ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
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                            O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO E O ENSINO DE GRAMÁTICAS
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 18/08/2021
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
                            Orientando(s)
                            • EMERSON RIBEIRO DA SILVA DO NASCIMENTO
                            Banca
                            • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
                            • ALINE SADDI CHAVES
                            • PATRÍCIA GRACIELA DA ROCHA
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