Mestrado em Educação

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FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS CORUMBÁ DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (2017-2022)
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 09/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • JAQUELINE DANIELA BASSO
Orientando(s)
  • IVONEIS MACEDO DUARTE
Banca
  • CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
  • JAQUELINE DANIELA BASSO
  • MARSIEL PACIFICO
Resumo O funcionamento das unidades educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é
subordinado à administração do Ministério da Educação, e seu financiamento assegurado em
conjunto com os recursos destinados ao Ensino Público Federal, sendo, portanto, associados
aos recursos destinados às Universidades Federais. Com o intuito de ofertar educação técnica e
tecnológica em nível médio e superior, assim como as universidades, os Institutos Federais

promovem a formação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse contexto, objetiva-
se compreender o processo de financiamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do

Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2017 e 2022.
O recorte temporal inicial justifica-se pela promulgação da Emenda Constitucional n. 95/ 2016
que impactou a política de gastos públicos, e o final pela disponibilidade de dados. Para alcance
dos objetivos propostos, realizou-se pesquisa de cunho descritivo e analítico, empregando como
procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de
indicadores estatísticos oficiais disponibilizados pelo MEC, IBGE, MDIC, INEP e IFMS.
Verificou-se que, diante da política de austeridade fiscal em curso no financiamento da
educação brasileira, sobremaneira após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016,
entre os anos de 2017 e 2022, embora o IFMS não tenha vivenciado cortes drásticos dos
recursos destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, o incremente orçamentário,
na maioria dos anos, foi abaixo do IPCA. Na prática, essa política representa retração no
potencial de investimento, uma vez que, naquele mesmo período, ocorreu a ampliação de
matrículas (presenciais e EaD) e de projetos de pesquisa, sem o devido incremento de pessoal
e ampliação das instalações, o que evidencia a intensificação do trabalho dos profissionais
técnicos e docentes, bem como dá indícios da precarização das condições da educação
oferecida.
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EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL MONTE AZUL E EUTRÓPICA GOMES PEDROSO, CORUMBÁ-MS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 07/12/2017
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
Orientando(s)
  • ROSA MARIA DA SILVA
Banca
  • KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
  • NEDINA ROSELI MARTINS STEIN
  • ODIMAR JOÃO PERIPOLI
Resumo
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    A CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 27/11/2017
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • ROBERTO ORTIZ PAIXÃO
    Orientando(s)
    • GISELE FERREIRA DA SILVA DE OLIVEIRA
    Banca
    • DORA DE ANDRADE SILVA
    • MARIA HELENA DA SILVA ANDRADE
    • ROBERTO ORTIZ PAIXÃO
    • WALTER GUEDES DA SILVA
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