Formação de Educadores |
Formação de Educadores
Esta área de concentração reúne docentes/pesquisadores, que em suas formações em Educação e/ou área afim, buscam a investigação de teorias e práticas educacionais em diferentes contextos e locais, tendo o sujeito como referência. Portanto, entendem que a tarefa docente coloca o professor para além deste simples papel. Ao contrário, o eleva à condição de educador, dada sua responsabilidade em forjar no aluno a sua condição de humano, legando-lhe as ferramentas necessárias à sua vida profissional, na sociedade em que vive e no interior de um processo civilizatório mais amplo, que ele precisa compreender como cidadão. O Programa pretende criar condições subjetivas favoráveis ao enfrentamento das questões que envolvem diretamente a qualidade da educação básica em nossas escolas.
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Formação de Professores, Culturas e Diversidade (FPCD) |
Formação de Professores, Culturas e Diversidade (FPCD)
Essa linha de pesquisa tem como objetivo investigar a formação de professores e sua atuação com os diferentes grupos que constituem a sociedade brasileira e sua inserção em fronteiras internacionais e limites nacionais de Mato Grosso do Sul, como: indígenas aldeados e/ou urbanos – quilombolas, afro-brasileiros, imigrantes europeus, orientais, latinos americanos e povos das águas, de forma a promover, além da apropriação do conhecimento por parte do discente, a construção da identidade da infância à vida adulta, valorização e promoção dos direitos humanos valorizando a arte, por meio de temas relativos à cultura, à identidade, ao gênero, à raça e etnia, a história e memória, à religião, à orientação sexual, pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como práticas educativas que contribuam para o respeito às diferenças, acolhimento e inclusão dos espaços educativos de todo tipo de diversidade, compreendendo a pluralidade presente nos espaços educativos escolares e não escolares. Espera-se, portanto que as pesquisas desenvolvidas nessa linha façam o enfrentamento de todas as formas de injustiça social, preconceito, discriminação e violência, considerando que a escola é um espaço privilegiado para formação de trocas culturais, ampliação e a constituição de cultura.
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Formação de Professores e Diversidade |
Formação de Professores e Diversidade
Essa linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver investigações a respeito da formação de professores que atuam diretamente com as diferentes populações presentes no cotidiano escolar. A constituição étnica da população brasileira é formada por indígenas – aldeados e/ou urbanos — quilombolas, afro-brasileiros, imigrantes europeus, orientais, latinos americanos e por pessoas com necessidades educacionais especiais. Essa característica se presentifica também no Estado de Mato Grosso do Sul e exige do educador um olhar para as singularidades próprias dos alunos e de cada grupo social, necessitando, portanto da construção de uma didática fundamentada no diálogo do conhecimento entre o universal e o singular. Isto pressupõe que o educador além de promover a apropriação do conhecimento por parte do aluno, deve valorizar a origem e a construção da identidade destes, identificando a contribuição dos diferentes grupos na sociedade. Dessa forma, essas investigações, possibilitarão a valorização e a promoção dos direitos humanos, por meio dos temas relativos a gênero, identidade de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas educativas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de todas as formas de preconceito, discriminação e violência sob todas as formas.
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História, Políticas e Práticas Educacionais (HPPE) |
História, Políticas e Práticas Educacionais (HPPE)
A presente linha se fundamenta em pesquisas sobre a escola e outros espaços educativos, com o entendimento de que a contemporaneidade é resultante do movimento histórico, assim, abrange a relação educativa, procedimentos técnico pedagógicos e metodológicos, currículo escolar, práticas de avaliação e tecnologias educacionais, considerando a sua função pedagógica, contemplando, ainda, estudos sobre a estrutura administrativa dos espaços escolares e não escolares. Para além do trabalho docente em sentido estrito, considera-se a organização do trabalho na escola composto por relações de poder estabelecidas no interior das instituições educativas em consonância com as transformações no cenário social, político e econômico, bem como com as concepções de produção e uso de tecnologias educacionais. Além dos já listados, considera-se como objeto de análise a atuação do Estado na elaboração das políticas públicas educacionais e suas implicações para a reorganização do trabalho na escola, tais como: gestão, financiamento, condições de trabalho docente, relação público e privado, infraestrutura técnica e tecnológica e a estrutura e organização dos sistemas de ensino. Insere-se, ainda, nessa linha o estudo historiográfico das instituições escolares, entendidas aqui como locais historicamente privilegiados no processo de formação humana e que possuem organização jurídica e material próprias, na qual se estabelecem relações de poder (concretas e simbólicas); a constituição da identidade dos sujeitos envolvidos e a perpetuação da memória, cultura e história da sociedade a qual serve; bem como a constituição e o aprimoramento de metodologias e tecnologias educacionais. Isso deve colocar o educador pesquisador frente ao trabalho concreto que se desenvolve na escola e nos demais espaços educativos, com vistas ao desempenho e resultados qualitativamente mais avançados e comprometidos com a formação do discente e, em última instância, com a transformação da prática social.
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Organização do Trabalho Didático |
Organização do Trabalho Didático
Esta Linha de Pesquisa incide sobre o trabalho didático, aqui entendido como uma relação entre educadores e educandos, mediada por conteúdos e tecnologias e estabelecida num espaço físico determinado. A natureza histórica do trabalho didático impõe que esses elementos sejam pesquisados em estreita relação com as condições materiais de cada tempo e lugar. Significa pesquisar a escola de hoje na sua função especificamente pedagógica, apreender as teorias e objetivos que norteiam a sua ação, os recursos instrumentais, materiais e humanos utilizados na consecução desses objetivos. Isso deve colocá-la frente ao aluno concreto que ela abriga em seu interior, com vistas a desempenho e resultados qualitativamente mais avançados e comprometidos com a transformação do aluno e da prática social.
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