Mestrado em Ensino em Saúde

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RELATÓRIO TÉCNICO - GÊNERO, SEXUALIDADE E TERCEIRA IDADE: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA A TERCEIRA IDADE
Curso Mestrado em Ensino em Saúde
Tipo Dissertação
Data 16/08/2023
Área ENSINO
Orientador(es)
  • MARCIA MARIA DE MEDEIROS
Orientando(s)
  • RODRIGO DOMINGOS DE SOUZA
Banca
  • CASSIA BARBOSA REIS
  • CÁTIA PARANHOS
  • MARCIA MARIA DE MEDEIROS
Resumo
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    AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO SOBRE COMUNICAÇÃO EM SEXUALIDADE PARA PAIS OU RESPONSÁVEIS DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA
    Curso Mestrado em Ensino em Saúde
    Tipo Dissertação
    Data 12/06/2023
    Área ENSINO
    Orientador(es)
    • MARCIA REGINA MARTINS ALVARENGA
    Orientando(s)
    • SARA CARLITOS QUINAVA
    Banca
    • FERNANDO FALEIROS DE OLIVEIRA
    • MARCIA MARIA DE MEDEIROS
    • MARCIA REGINA MARTINS ALVARENGA
    Resumo
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      CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO CRÍTICO SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
      Curso Mestrado em Ensino em Saúde
      Tipo Dissertação
      Data 03/06/2019
      Área ENSINO
      Orientador(es)
      • ROGERIO DIAS RENOVATO
      Orientando(s)
      • LUIZ ALBERTO RUIZ DA SILVA
      Banca
      • GLAUCIA GABRIEL
      • MARCOS ANTONIO NUNES DE ARAUJO
      • ROBSON JOSÉ DE SOUZA DOMINGUES
      • ROGERIO DIAS RENOVATO
      Resumo As tecnologias educacionais estão inseridas nos ambientes educacionais e também fora deles,
      ou seja, na comunidade, com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem,
      facilitando a compreensão de determinados assuntos a que são destinadas. Este trabalho
      objetivou a construção de um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, com o
      intuito de auxiliar no processo de entendimento sobre algumas formas de tecnologias
      educacionais e/ou produções técnicas que são oriundas dos programas de mestrado
      profissional em Ensino em Saúde. O percurso metodológico de construção do dicionário
      crítico de tecnologias educacionais em saúde foi composto por três momentos. O primeiro
      consistiu no levantamento das dissertações e produções técnicas educativas oriundas de sete
      dos programas de mestrados profissionais em ensino em saúde ou ensino na saúde; 140
      dissertações com suas respectivas produções técnicas educativas fizeram parte do processo de
      análise para a construção do referido dicionário crítico. A segunda etapa constou da análise do
      material levantado dos programas de mestrados profissionais, a partir de duas partes, sendo
      elas com dados dos programas (nome do mestrado profissional, ano de defesa, graduação dos
      discentes, graduação e pós-graduação dos docentes) na primeira parte, e na segunda os dados
      das dissertações e produções técnicas (título, objetivos, público-alvo, percurso metodológico,
      referencial teórico e metodológico, validação e aplicação). A análise permitiu demonstrar um
      panorama acerca do que está sendo produzido nos programas de mestrados profissionais em
      ensino em saúde ou ensino na saúde, tipos de produções técnicas educativas, bem como das
      formações predominantes nesse cenário, tanto discente quanto docente. A terceira etapa foi
      constituída pela separação dos verbetes para a composição do dicionário crítico, como
      produção técnica educativa desta pesquisa, resultando em oito verbetes (Ambiente Virtual de
      Aprendizagem (AVA), Tecnologias Educacionais em Saúde; Manual Educativo; Sequência
      Didática; Educação em Saúde; Oficinas Educativas; Portfólio; e Videoaula. Cada verbete
      conta com uma breve introdução, discussão sobre o assunto referenciando caminhos teóricos e
      metodológicos, bem como de possíveis aplicações e desenvolvimento de produções técnicas
      diretamente relacionadas a tais verbetes. O processo de análise nos permitiu verificar dados
      como por exemplo, a formação acadêmica discente e docente, onde o curso de enfermagem
      obteve 27,86% de alunos formados, em seguida veio o curso de medicina com 21,43% e em
      terceiro o curso de psicologia com 7,14% de alunos com tal graduação. No que tange à
      graduação dos docentes orientadores, o curso de medicina obteve 31,58% de profissionais
      graduados, em segundo o curso de ciências biológicas com 13,16%, e em terceiro a
      enfermagem com 11,84%. Com relação ao doutorado dos docentes, 21,05% são doutores em
      educação, 13,16% tem doutorado em medicina, e 6,59% são doutores em ciências biológicas.
      Como meio de socializar e avaliar nosso constructo, foi elaborada uma oficina com alunos
      regularmente matriculados no programa de mestrado profissional em Ensino em Saúde, da
      Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, desenvolvida em três etapas, sendo elas da
      apresentação do percurso metodológico de construção do dicionário crítico de tecnologias
      educacionais em saúde, análise dos dados, separação dos verbetes e escrita dos mesmos; a
      segunda etapa constou da elaboração, por parte dos alunos, de um percurso metodológico
      relacionado a três verbetes propostos, sendo eles videoaula, portfólio e ambiente virtual de
      aprendizagem (AVA), com pontos chave a serem seguidos, como objetivos, público-alvo, e
      indicação de referencial metodológico e teórico para subsidiar tal construção. No terceiro e
      último momento, realizamos a socialização dos resultados desenvolvidos pelos alunos,
      apresentando nossos verbete posteriormente e demonstrando seu potencial de utilização para
      essas situações. Após essa etapa os alunos responderam a um questionário online, com
      perguntas diretamente relacionadas ao dicionário, com intuito de colaborar com possíveis
      melhorias no que tange ao seu conteúdo. Consideramos que o Dicionário Crítico de
      Tecnologias Educacionais em Saúde atingiu seu objetivo e demonstrou ser uma ferramenta
      com potencial para auxiliar alunos e professores envolvidos em programas de mestrados
      profissionais em ensino em saúde na resolução de possíveis dúvidas relacionadas à construção
      de produções técnicas educativas na área de ensino em saúde.
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