Resumo |
As tecnologias educacionais estão inseridas nos ambientes educacionais e também fora deles,
ou seja, na comunidade, com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem,
facilitando a compreensão de determinados assuntos a que são destinadas. Este trabalho
objetivou a construção de um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, com o
intuito de auxiliar no processo de entendimento sobre algumas formas de tecnologias
educacionais e/ou produções técnicas que são oriundas dos programas de mestrado
profissional em Ensino em Saúde. O percurso metodológico de construção do dicionário
crítico de tecnologias educacionais em saúde foi composto por três momentos. O primeiro
consistiu no levantamento das dissertações e produções técnicas educativas oriundas de sete
dos programas de mestrados profissionais em ensino em saúde ou ensino na saúde; 140
dissertações com suas respectivas produções técnicas educativas fizeram parte do processo de
análise para a construção do referido dicionário crítico. A segunda etapa constou da análise do
material levantado dos programas de mestrados profissionais, a partir de duas partes, sendo
elas com dados dos programas (nome do mestrado profissional, ano de defesa, graduação dos
discentes, graduação e pós-graduação dos docentes) na primeira parte, e na segunda os dados
das dissertações e produções técnicas (título, objetivos, público-alvo, percurso metodológico,
referencial teórico e metodológico, validação e aplicação). A análise permitiu demonstrar um
panorama acerca do que está sendo produzido nos programas de mestrados profissionais em
ensino em saúde ou ensino na saúde, tipos de produções técnicas educativas, bem como das
formações predominantes nesse cenário, tanto discente quanto docente. A terceira etapa foi
constituída pela separação dos verbetes para a composição do dicionário crítico, como
produção técnica educativa desta pesquisa, resultando em oito verbetes (Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA), Tecnologias Educacionais em Saúde; Manual Educativo; Sequência
Didática; Educação em Saúde; Oficinas Educativas; Portfólio; e Videoaula. Cada verbete
conta com uma breve introdução, discussão sobre o assunto referenciando caminhos teóricos e
metodológicos, bem como de possíveis aplicações e desenvolvimento de produções técnicas
diretamente relacionadas a tais verbetes. O processo de análise nos permitiu verificar dados
como por exemplo, a formação acadêmica discente e docente, onde o curso de enfermagem
obteve 27,86% de alunos formados, em seguida veio o curso de medicina com 21,43% e em
terceiro o curso de psicologia com 7,14% de alunos com tal graduação. No que tange à
graduação dos docentes orientadores, o curso de medicina obteve 31,58% de profissionais
graduados, em segundo o curso de ciências biológicas com 13,16%, e em terceiro a
enfermagem com 11,84%. Com relação ao doutorado dos docentes, 21,05% são doutores em
educação, 13,16% tem doutorado em medicina, e 6,59% são doutores em ciências biológicas.
Como meio de socializar e avaliar nosso constructo, foi elaborada uma oficina com alunos
regularmente matriculados no programa de mestrado profissional em Ensino em Saúde, da
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, desenvolvida em três etapas, sendo elas da
apresentação do percurso metodológico de construção do dicionário crítico de tecnologias
educacionais em saúde, análise dos dados, separação dos verbetes e escrita dos mesmos; a
segunda etapa constou da elaboração, por parte dos alunos, de um percurso metodológico
relacionado a três verbetes propostos, sendo eles videoaula, portfólio e ambiente virtual de
aprendizagem (AVA), com pontos chave a serem seguidos, como objetivos, público-alvo, e
indicação de referencial metodológico e teórico para subsidiar tal construção. No terceiro e
último momento, realizamos a socialização dos resultados desenvolvidos pelos alunos,
apresentando nossos verbete posteriormente e demonstrando seu potencial de utilização para
essas situações. Após essa etapa os alunos responderam a um questionário online, com
perguntas diretamente relacionadas ao dicionário, com intuito de colaborar com possíveis
melhorias no que tange ao seu conteúdo. Consideramos que o Dicionário Crítico de
Tecnologias Educacionais em Saúde atingiu seu objetivo e demonstrou ser uma ferramenta
com potencial para auxiliar alunos e professores envolvidos em programas de mestrados
profissionais em ensino em saúde na resolução de possíveis dúvidas relacionadas à construção
de produções técnicas educativas na área de ensino em saúde. |