Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional

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TRABALHO Ações
ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: Possibilidades Didáticas
Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 02/09/2024
Área HISTÓRIA
Orientador(es)
  • LEANDRO HECKO
Orientando(s)
  • LUIS FELIPE MESQUISTA GRANJA
Banca
  • CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS
  • LEANDRO HECKO
  • MARIA CELMA BORGES
Resumo
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    GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
    Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 02/09/2024
    Área HISTÓRIA
    Orientador(es)
    • DENI IRENEU ALFARO RUBBO
    Orientando(s)
    • THIAGO DE SOUZA BOBEDA
    Banca
    • Claudia Regina Nichnig
    • DENI IRENEU ALFARO RUBBO
    • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
    Resumo
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      Negros e indígenas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870): as aulas de História Regional na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.
      Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 02/09/2024
      Área HISTÓRIA
      Orientador(es)
      • ROGÉRIO DA PALMA
      Orientando(s)
      • EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO
      Banca
      • Dilza Porto Gonçalves
      • MANUELA AREIAS COSTA
      • ROGÉRIO DA PALMA
      Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a invisibilidade histórica que os negros e os povos indígenas enfrentam nas narrativas históricas sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), especialmente no que diz respeito às aulas da disciplina de História Regional da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME) Para tanto, pesquisaremos referenciais curriculares do município, livros didáticos adotados, produções historiográficas e entrevistas com professores que atuam na disciplina e/ou que lecionam história regional. Para a elaboração do produto final, pretendemos desenvolver um e-book que atenda à demanda contemporânea de um regime historiográfico de ampla circulação a partir do campo estabelecido pela História Pública. Dessa forma, este recurso pretende auxiliar profissionais da área e fornecer uma fonte de pesquisa histórica que analise a “Guerra Grande” sob a perspectiva decolonial, evidenciando o papel relevante de negros e indígenas no conflito.
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        POR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUNHANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL
        Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 31/08/2024
        Área HISTÓRIA
        Orientador(es)
        • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
        Orientando(s)
        • MARIELLE DE ARRUDA RIBEIRO
        Banca
        • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
        • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
        • DANIELLE TEGA
        Resumo A proposta deste estudo surge a partir das vivências acumuladas ao longo de dez anos de
        docência, durante os quais se constatou que, apesar da Lei 11.645/2008, que estabelece a
        obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena no Brasil, e de Mato Grosso do Sul ser o terceiro estado com maior população indígena, a presença desses povos não se reflete nos conteúdos escolares. A ausência dos indígenas na História ensinada aos alunos tornou-se um ponto de incômodo crescente. A dificuldade em encontrar materiais didáticos que não
        estereotipem, subalternizem, omitam ou invisibilizem os povos indígenas no processo
        histórico do país é uma constante na vida do professor em Mato Grosso do Sul, grupo ao qual me incluo. Esta pesquisa problematiza as possíveis causas da sub-representação dos indígenas
        no ensino de História. Além disso, será estudada a constituição e as lutas contemporâneas do coletivo de mulheres indígenas Kaiowá e Guarani, conhecido como Kuñangue Aty Guasu.
        Através de uma revisão bibliográfica sobre os Kaiowá e Guarani, busco compreender seus
        modos de ser e viver, bem como suas lutas e demandas. Utilizei o método de pesquisa
        exploratória, com ênfase na pesquisa bibliográfica e documental, e busquei uma perspectiva
        decolonial para entender epistemologias alternativas às impostas pelo Norte Global, que têm
        levado a apagamentos no ensino de História que devem ser revisados. Além das referências
        bibliográficas, analisei os Projetos Pedagógicos dos Cursos de História das universidades
        públicas do estado e imer-mei no site da Kuñangue Aty Guasu para compreender a construção deste importante coletivo de mulheres, que se mobiliza não apenas em pautas de gênero, mas também nas lutas pela garantia dos direitos dos povos Kaiowá e Guarani. O coletivo organizou diversos encontros com lideranças indígenas e representantes políticos, e uma rica documentação foi produzida. A partir da análise dessa documentação, proponho a elaboração de um material didático que inclua a narrativa dessas mulheres sobre si mesmas, seu povo e suas lutas. Assim, professores e alunos terão a oportunidade de conhecer a História dessas Kuña, que, embora reconheçam as especificidades de gênero, transcendem essas questões ao buscar conquistas para o povo Kaiowá e Guarani.
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          HISTÓRIA, TRAJETÓRIA E RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS URBANAS EM HANAITI MÊUM (CAMPO GRANDE/MS)
          Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
          Tipo Dissertação
          Data 28/08/2024
          Área HISTÓRIA
          Orientador(es)
          • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
          Orientando(s)
          • KLEBER GOMES
          Banca
          • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
          • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
          • Dr. Éder da Silva Novak
          Resumo A presença indígena fora de territórios delimitados é um fenômeno crescente nas últimas três décadas, corroborado pelos dados oficiais produzidos pelo IBGE, cujo Censo de 2022,
          indicou que a maioria da população indígena está fora destes espaços delimitados
          representando 1,1 milhão (63,27%) fora delas, enquanto 622,1 mil (36,73%) residem em
          Terras Indígenas. Estão presentes em 4832 municípios, nos quais Campo Grande/ Hanaiti
          Mêum é um destes. A população de pessoas que se autodeclaram como indígena na capital do Mato Grosso do Sul é de 18.439, sendo o maior contingente deste segmento em contexto
          urbano no estado. Entretanto, mesmo presente nas capitais e em municípios menores, estes
          indígenas seguem invisibilizados nos dados oficiais e nos materiais didáticos. O objetivo
          desta pesquisa foi realizar um levantamento detalhado dos locais onde há conhecimento de
          grupos familiares provenientes dos territórios delimitados e que instalaram de forma
          permanente em Campo Grande, tanto das aldeias já reconhecidas pelo poder público
          municipal, quanto aquelas que ainda são denominadas pelas lideranças como “comunidades”. Após os trabalhos de campo, os dados apontam oito aldeias já reconhecidas e mais dezesseis que ainda se reconhecem como uma comunidade, somando 24 territórios com a presença indígena no contexto urbano, sendo a maioria pertencente ao povo Terena. Como produto didático pedagógico a ser disponibilizado para os professores e professoras da educação básica para que possam com mais conhecimento abordar a temática indígena atendendo à Lei 11645/08, foi elaborado um mapa com a indicação destes 24 locais e planos de aula que utilizam este mapa, considerando que na disciplina de História os mapas demonstram as transformações e mudanças pelas quais as cidades vão se configurando. Assim, além dos processos históricos já conhecidos que impactaram e resultaram na expulsão de um contingente importante de suas terras tradicionais que atualmente tem resultado nas retomadas em todo o país com destaque para o MS, também deve ser objeto de formação do professorado a presença de indígenas nos contextos urbanos, e no presente caso, em Campo Grande.
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            GUERRA FRIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO FILME 007 SOMENTE PARA SEUS OLHOS (1981): ESPIONAGEM, ESTEREÓTIPOS E O ENSINO DE HISTÓRIA.
            Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 26/08/2024
            Área HISTÓRIA
            Orientador(es)
            • ALINE VANESSA LOCASTRE
            Orientando(s)
            • LUCIANO ARAUJO MARTINS
            Banca
            • ALINE VANESSA LOCASTRE
            • Andrey Minin Martin
            • Santiago Silva de Andrade
            Resumo Visando uma proposta metodológica audiovisual diferenciada nas aulas de História, bem como, produção de material didático, esta pesquisa objetiva apresentar uma análise do filme: 007 Somente Para Seus Olhos (1981) e como o mesmo apresenta visões estrategicamente construídas da visão ocidental sobre as demais nações através de estereótipos no contexto da Guerra Fria (1947-1991). Para este fim, o respectivo estudo ampara-se nos conceitos de História Social do Cinema, por meio de revisão bibliográfica e análise fílmica contemplados no Programa de Mestrado PROFHISTÓRIA, tais análises visam o questionamento sobre a espionagem inserida em uma perspectiva das relações internacionais. Investigaremos como a relação entre espionagem, geopolítica e o universo de James Bond no contexto da Guerra fria, possibilitaram a produção e disseminação do filme “007 Somente Para Seus Olhos” (1981) e como a respectiva película possui grande potencial no ensino de História no respectivo contexto histórico anteriormente citado. Apresentaremos a relevância do ensino e história e cinema. Abordaremos o processo de elaboração e o guia didático propriamente dito do filme “007 Somente Para Seus Olhos” (1981) como recurso pedagógico nas aulas de História. Este guia conterá sugestões metodológicas para professores utilizarem o filme em sala de aula, a fim de enriquecer seus recursos metodológicos e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes no ensino de História.
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              HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAQUIRAÍ (1970 – 1980)
              Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 29/11/2018
              Área HISTÓRIA
              Orientador(es)
              • GLAUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PECLAT
              Orientando(s)
              • JULIO CESAR SARZI
              Banca
              • ALEXANDRE PIEREZAN
              • GLAUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PECLAT
              • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
              Resumo Este trabalho analisa como se deu o processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi, no início da década de 1980, a partir de narrativas de memória e como esse processo está diretamente ligado às transformações nas relações de poder político desencadeadas com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, no final dos anos de 1970. Como forma de contextualizar o objeto de pesquisa, foi necessária a análise de diversos elementos importantes relacionados à história do Mato Grosso Uno, levando em consideração episódios considerados relevantes em meados do século XIX, até o final da década de 1970 quando aconteceu a separação entre as porções norte e sul do estado de Mato Grosso. O processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi privilegiou a análise de diferentes narrativas orais, por meio de entrevistas e das memórias escritas. Observamos a existência de memórias referentes ao episódio político abordado, da mesma forma que também se tornaram evidentes vários silenciamentos em Itaquiraí que se deram a partir da consolidação de determinadas memórias coletivas, o que se evidenciou metodologicamente através da História Oral. O exercício de pesquisa desenvolvido também tem como objetivo propor a aplicabilidade das ideias abordadas ao longo da dissertação nos trabalhos desenvolvidos dentro do Ensino de História para a Educação Básica ao tratar de diversas temáticas importantes aos estudos de História de Mato Grosso do Sul e de História de Itaquiraí através da proposição de abordagens diferenciadas e da discussão de conceitos importantes para o Ensino de História.

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              HISTÓRIAS EM MOVIMENTO: CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS NO ASSENTAMENTO SUL BONITO DE ITAQUIRAÍ MATO GROSSO DO SUL
              Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 19/10/2018
              Área HISTÓRIA
              Orientador(es)
              • VIVIANE SCALON FACHIN
              Orientando(s)
              • DENILDO DE SOUZA
              Banca
              • ALZIRA SALETE MENEGAT
              • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
              • VIVIANE SCALON FACHIN
              Resumo
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                FRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILER
                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 19/10/2018
                Área HISTÓRIA
                Orientador(es)
                • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                Orientando(s)
                • ROSELI DA CUNHA SANCHES
                Banca
                • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
                • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                • NOEMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA
                Resumo
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                  NARRATIVA HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA NA OBRA "A RETIRADA DA LAGUNA" DE ALFREDO D´ESCRAGNOLLE TAUNAY
                  Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 19/10/2018
                  Área HISTÓRIA
                  Orientador(es)
                  • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                  Orientando(s)
                  • VALERIA CRISTINA MOREIRA
                  Banca
                  • ALZIRA SALETE MENEGAT
                  • MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
                  • SANDRA CRISTINA DE SOUZA
                  Resumo
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