ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: Possibilidades Didáticas |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- LUIS FELIPE MESQUISTA GRANJA
|
Banca |
- CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS
- LEANDRO HECKO
- MARIA CELMA BORGES
|
Resumo |
|
Download |
|
|
GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Claudia Regina Nichnig
- DENI IRENEU ALFARO RUBBO
- SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Negros e indígenas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870): as aulas de História Regional na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO
|
Banca |
- Dilza Porto Gonçalves
- MANUELA AREIAS COSTA
- ROGÉRIO DA PALMA
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho é investigar a invisibilidade histórica que os negros e os povos indígenas enfrentam nas narrativas históricas sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), especialmente no que diz respeito às aulas da disciplina de História Regional da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME) Para tanto, pesquisaremos referenciais curriculares do município, livros didáticos adotados, produções historiográficas e entrevistas com professores que atuam na disciplina e/ou que lecionam história regional. Para a elaboração do produto final, pretendemos desenvolver um e-book que atenda à demanda contemporânea de um regime historiográfico de ampla circulação a partir do campo estabelecido pela História Pública. Dessa forma, este recurso pretende auxiliar profissionais da área e fornecer uma fonte de pesquisa histórica que analise a “Guerra Grande” sob a perspectiva decolonial, evidenciando o papel relevante de negros e indígenas no conflito.
|
Download |
|
|
POR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUNHANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/08/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
|
Orientando(s) |
- MARIELLE DE ARRUDA RIBEIRO
|
Banca |
- BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
- CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
- DANIELLE TEGA
|
Resumo |
A proposta deste estudo surge a partir das vivências acumuladas ao longo de dez anos de
docência, durante os quais se constatou que, apesar da Lei 11.645/2008, que estabelece a
obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena no Brasil, e de Mato Grosso do Sul ser o terceiro estado com maior população indígena, a presença desses povos não se reflete nos conteúdos escolares. A ausência dos indígenas na História ensinada aos alunos tornou-se um ponto de incômodo crescente. A dificuldade em encontrar materiais didáticos que não
estereotipem, subalternizem, omitam ou invisibilizem os povos indígenas no processo
histórico do país é uma constante na vida do professor em Mato Grosso do Sul, grupo ao qual me incluo. Esta pesquisa problematiza as possíveis causas da sub-representação dos indígenas
no ensino de História. Além disso, será estudada a constituição e as lutas contemporâneas do coletivo de mulheres indígenas Kaiowá e Guarani, conhecido como Kuñangue Aty Guasu.
Através de uma revisão bibliográfica sobre os Kaiowá e Guarani, busco compreender seus
modos de ser e viver, bem como suas lutas e demandas. Utilizei o método de pesquisa
exploratória, com ênfase na pesquisa bibliográfica e documental, e busquei uma perspectiva
decolonial para entender epistemologias alternativas às impostas pelo Norte Global, que têm
levado a apagamentos no ensino de História que devem ser revisados. Além das referências
bibliográficas, analisei os Projetos Pedagógicos dos Cursos de História das universidades
públicas do estado e imer-mei no site da Kuñangue Aty Guasu para compreender a construção deste importante coletivo de mulheres, que se mobiliza não apenas em pautas de gênero, mas também nas lutas pela garantia dos direitos dos povos Kaiowá e Guarani. O coletivo organizou diversos encontros com lideranças indígenas e representantes políticos, e uma rica documentação foi produzida. A partir da análise dessa documentação, proponho a elaboração de um material didático que inclua a narrativa dessas mulheres sobre si mesmas, seu povo e suas lutas. Assim, professores e alunos terão a oportunidade de conhecer a História dessas Kuña, que, embora reconheçam as especificidades de gênero, transcendem essas questões ao buscar conquistas para o povo Kaiowá e Guarani. |
Download |
|
|
HISTÓRIA, TRAJETÓRIA E RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS URBANAS EM HANAITI MÊUM (CAMPO GRANDE/MS) |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/08/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
- CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
- Dr. Éder da Silva Novak
|
Resumo |
A presença indígena fora de territórios delimitados é um fenômeno crescente nas últimas três décadas, corroborado pelos dados oficiais produzidos pelo IBGE, cujo Censo de 2022,
indicou que a maioria da população indígena está fora destes espaços delimitados
representando 1,1 milhão (63,27%) fora delas, enquanto 622,1 mil (36,73%) residem em
Terras Indígenas. Estão presentes em 4832 municípios, nos quais Campo Grande/ Hanaiti
Mêum é um destes. A população de pessoas que se autodeclaram como indígena na capital do Mato Grosso do Sul é de 18.439, sendo o maior contingente deste segmento em contexto
urbano no estado. Entretanto, mesmo presente nas capitais e em municípios menores, estes
indígenas seguem invisibilizados nos dados oficiais e nos materiais didáticos. O objetivo
desta pesquisa foi realizar um levantamento detalhado dos locais onde há conhecimento de
grupos familiares provenientes dos territórios delimitados e que instalaram de forma
permanente em Campo Grande, tanto das aldeias já reconhecidas pelo poder público
municipal, quanto aquelas que ainda são denominadas pelas lideranças como “comunidades”. Após os trabalhos de campo, os dados apontam oito aldeias já reconhecidas e mais dezesseis que ainda se reconhecem como uma comunidade, somando 24 territórios com a presença indígena no contexto urbano, sendo a maioria pertencente ao povo Terena. Como produto didático pedagógico a ser disponibilizado para os professores e professoras da educação básica para que possam com mais conhecimento abordar a temática indígena atendendo à Lei 11645/08, foi elaborado um mapa com a indicação destes 24 locais e planos de aula que utilizam este mapa, considerando que na disciplina de História os mapas demonstram as transformações e mudanças pelas quais as cidades vão se configurando. Assim, além dos processos históricos já conhecidos que impactaram e resultaram na expulsão de um contingente importante de suas terras tradicionais que atualmente tem resultado nas retomadas em todo o país com destaque para o MS, também deve ser objeto de formação do professorado a presença de indígenas nos contextos urbanos, e no presente caso, em Campo Grande. |
Download |
|
|
GUERRA FRIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO FILME 007 SOMENTE PARA SEUS OLHOS (1981): ESPIONAGEM, ESTEREÓTIPOS E O ENSINO DE HISTÓRIA. |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2024 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ALINE VANESSA LOCASTRE
- Andrey Minin Martin
- Santiago Silva de Andrade
|
Resumo |
Visando uma proposta metodológica audiovisual diferenciada nas aulas de História, bem como, produção de material didático, esta pesquisa objetiva apresentar uma análise do filme: 007 Somente Para Seus Olhos (1981) e como o mesmo apresenta visões estrategicamente construídas da visão ocidental sobre as demais nações através de estereótipos no contexto da Guerra Fria (1947-1991). Para este fim, o respectivo estudo ampara-se nos conceitos de História Social do Cinema, por meio de revisão bibliográfica e análise fílmica contemplados no Programa de Mestrado PROFHISTÓRIA, tais análises visam o questionamento sobre a espionagem inserida em uma perspectiva das relações internacionais. Investigaremos como a relação entre espionagem, geopolítica e o universo de James Bond no contexto da Guerra fria, possibilitaram a produção e disseminação do filme “007 Somente Para Seus Olhos” (1981) e como a respectiva película possui grande potencial no ensino de História no respectivo contexto histórico anteriormente citado. Apresentaremos a relevância do ensino e história e cinema. Abordaremos o processo de elaboração e o guia didático propriamente dito do filme “007 Somente Para Seus Olhos” (1981) como recurso pedagógico nas aulas de História. Este guia conterá sugestões metodológicas para professores utilizarem o filme em sala de aula, a fim de enriquecer seus recursos metodológicos e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes no ensino de História. |
Download |
|
|
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAQUIRAÍ (1970 – 1980) |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/11/2018 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- GLAUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PECLAT
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ALEXANDRE PIEREZAN
- GLAUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PECLAT
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
|
Resumo |
Este trabalho analisa como se deu o processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi, no início da década de 1980, a partir de narrativas de memória e como esse processo está diretamente ligado às transformações nas relações de poder político desencadeadas com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, no final dos anos de 1970. Como forma de contextualizar o objeto de pesquisa, foi necessária a análise de diversos elementos importantes relacionados à história do Mato Grosso Uno, levando em consideração episódios considerados relevantes em meados do século XIX, até o final da década de 1970 quando aconteceu a separação entre as porções norte e sul do estado de Mato Grosso. O processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi privilegiou a análise de diferentes narrativas orais, por meio de entrevistas e das memórias escritas. Observamos a existência de memórias referentes ao episódio político abordado, da mesma forma que também se tornaram evidentes vários silenciamentos em Itaquiraí que se deram a partir da consolidação de determinadas memórias coletivas, o que se evidenciou metodologicamente através da História Oral. O exercício de pesquisa desenvolvido também tem como objetivo propor a aplicabilidade das ideias abordadas ao longo da dissertação nos trabalhos desenvolvidos dentro do Ensino de História para a Educação Básica ao tratar de diversas temáticas importantes aos estudos de História de Mato Grosso do Sul e de História de Itaquiraí através da proposição de abordagens diferenciadas e da discussão de conceitos importantes para o Ensino de História.
|
Download |
|
|
HISTÓRIAS EM MOVIMENTO: CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS NO ASSENTAMENTO SUL BONITO DE ITAQUIRAÍ MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/10/2018 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ALZIRA SALETE MENEGAT
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
- VIVIANE SCALON FACHIN
|
Resumo |
|
Download |
|
|
FRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILER |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/10/2018 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
- CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
- NOEMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
NARRATIVA HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA NA OBRA "A RETIRADA DA LAGUNA" DE ALFREDO D´ESCRAGNOLLE TAUNAY |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/10/2018 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ALZIRA SALETE MENEGAT
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
- SANDRA CRISTINA DE SOUZA
|
Resumo |
|
Download |
|
|