Especialização em Educação Científica

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TRABALHO Ações
Proposta de Organizadores Prévios a partir da coleta de concepções iniciais de alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre a fisiologia da membrana plasmática.
Curso Especialização em Educação Científica
Tipo Artigo Científico
Data 24/11/2018
Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
Orientando(s)
  • ADAYANI ROBERTA LAQUANETTI DE SOUZA
Banca
  • Doutor Dario Xavier Pires
  • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
  • Mestra Estela Mara de Andrade
Resumo
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O EXPERIMENTO COMO MOTIVAÇÃO À APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Curso Especialização em Educação Científica
Tipo Artigo Científico
Data 24/11/2018
Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • ELIANE CERDAS LABARCE
Orientando(s)
  • ANDERSON AFONSO AREVALO
Banca
  • ELIANE CERDAS LABARCE
  • Mestra Carine Fernandes Botelho Custódio
  • Mestre Agnaldo de Oliveira
Resumo
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ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SOBRE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA.
Curso Especialização em Educação Científica
Tipo Artigo Científico
Data 24/11/2018
Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • ELIANE CERDAS LABARCE
Orientando(s)
  • ANDREA DOS SANTOS
Banca
  • Doutor Antonio Balbino Neto
  • ELIANE CERDAS LABARCE
  • Mestra Carine Fernandes Botelho Custódio
Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar se uma sequencia didática fundamentada nos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky pode contribuir com a aprendizagem de conteúdos referentes à classificação biológica. A sequência didática foi aplicada em uma escola estadual no município de Campo Grande- MS, em uma turma de 2º ano do ensino médio e tinha como ênfase a aplicação de atividades práticas. Ao da sequência didática foi possível observar que os alunos tiveram uma maior compreensão dos conceitos abordados e a produção de um insetário proporcionou motivação maior para os estudos e contribuiu também para melhor observação das características utilizadas na classificação destes animais. A partir dos resultados, pudemos concluir que atividades práticas e teórica são importantes para a aprendizagem dos conteúdos de classificação biológica e ambas se complementam.
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA DO LIXO
Curso Especialização em Educação Científica
Tipo Artigo Científico
Data 24/11/2018
Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • ELIANE CERDAS LABARCE
Orientando(s)
  • CLAUDIA MACEDO NAZARO
  • VERA LÚCIA VIEIRA PIRES DE OLIVEIRA
Banca
  • ELIANE CERDAS LABARCE
  • Mestra Carine Fernandes Botelho Custódio
  • Mestra Estela Mara de Andrade
Resumo Considerando que o lixo é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, a proposta deste trabalho foi investigar como uma Sequência Didática (SD) apoiada na teoria de Vygotsky pode promover, além da aprendizagem de conceitos químicos, mudanças atitudinais nos alunos com relação a essa problemática. A SD foi aplicada em turmas de nono ano do Ensino Fundamental em três escolas estaduais de Campo Grande, MS. A coleta de dados realizou-se por meio de anotações, questionários, produções textuais e avaliação objetiva. Os dados foram analisados por métodos quantitativos e qualitativos. Identificamos que os alunos responderam de formas diferentes à metodologia didática utilizada e que o trabalho com educação ambiental deve ser contínuo para promover mudanças atitudinais. A SD contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e atitudinais por parte dos alunos e levou as educadoras a um processo de maior reflexão em relação aos aspectos relativos ao ensino e à aprendizagem.
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SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA
Curso Especialização em Educação Científica
Tipo Artigo Científico
Data 24/11/2018
Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
Orientando(s)
  • JULIANO BIASIN CAPELARI
  • CLÁUDIO ANTONIO MOSQUEIRA MACIEL
Banca
  • ELIANE CERDAS LABARCE
  • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
  • Mestra Ana Lúcia Serrou Castilho
Resumo Esta pesquisa teve por objetivo analisar a aprendizagem de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Campo Grande – MS no conteúdo de genética, utilizando uma sequência didática como intervenção metodológica, embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como analisar as dificuldades encontradas pelos mesmos. A expectativa a partir da resolução dos problemas de genética e do estudo de mapas conceituais é desenvolver no aluno uma autonomia com base na ideia de aprender pela pesquisa, descoberta e investigação, objetivando consolidar os fundamentos genéticos, proporcionando o processo de aprendizagem do referido tema. O método de pesquisa foi qualitativo, apoiando-se em técnicas de coletas de dados também quantitativos, como aplicação de questionários e observação de atividades. A partir dos dados coletados, observou-se que a maioria dos educandos incrementou e desenvolveu o aprendizado a partir das ações propostas em sala de aula, consolidando o conhecimento de genética em sua estrutura de pensamento, e, portanto, melhorando seu saber. Em contrapartida, é importante destacar que uma inovação na metodologia de ensino se faz necessária para retirar os alunos da situação de aprendizagem superficial e mecânica, e com isso contribuir para a melhoria na qualidade de ensino, que é o objetivo primário da educação.
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APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Curso Especialização em Educação Científica
Tipo Artigo Científico
Data 24/11/2018
Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • EDMILSON DE SOUZA
Orientando(s)
  • ELAINE CRISTINA VITORINO NIMBU
  • MARIA APARECIDA DIAS DE MOURA
Banca
  • Doutor Antonio Balbino Neto
  • EDMILSON DE SOUZA
  • Mestra Estela Mara de Andrade
Resumo O presente trabalho visa propor uma sequência didática de Cinemática para o Ensino
Fundamental com uso de recursos tecnológicos por meio de uma abordagem
investigativa. Dessa forma, propôs-se a utilização do celular (smartphone) em sala de
aula para captura de vídeos e posterior análise, a partir do software Tracker. A
pesquisa de cunho qualitativo apoiou-se nas fundamentações do Educar pela
Pesquisa. Com os resultados do presente trabalho espera-se contribuir para o
desenvolvimento de novas práticas que beneficiem o professor no cotidiano da sala
de aula.
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    CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA, CIENTISTA E PERCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO FAZER CIENTÍFICO EM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO
    Curso Especialização em Educação Científica
    Tipo Artigo Científico
    Data 24/11/2018
    Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
    Orientador(es)
    • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
    Orientando(s)
    • STHEFANY CAROLINE BEZERRA DA CRUZ SILVA
    • PATRICK SCHISTL LEITE
    Banca
    • Doutor Antonio Balbino Neto
    • Doutor Dario Xavier Pires
    • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
    Resumo Concepções erradas sobre o que é ciência, cientista e o fazer científico ou método científico muitas vezes se tornam obstáculos para a aproximação dos estudantes da pesquisa e educação científica. Diante disso, é necessário que compreendamos quais são as concepções prévias sobre esses temas que o discente possui. O objetivo desse estudo foi diagnosticar a concepção de ciência, cientista e do fazer científico de discentes, antes e após sequência didática que tinha por objetivo, através de vídeos e discussões, desmistificar as concepções estereotipadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quali e quantitativa, com o 2º ano do ensino médio da EE Profa Ada Teixeira dos Santos Pereira (Campo Grande/MS), que se preparava para desenvolver projetos de pesquisa científica que serão apresentados na Feira Científica anual da escola. O instrumento de pesquisa, aplicado antes e depois da sequência, foi um questionário composto por questões abertas e de múltipla escolha, além da questão Draw a Scientist Test (DAST). Foi possível perceber que a sequência obteve êxito pois os discentes apresentaram concepções menos estereotipadas e mais realistas sobre a temática, resultando também em desenhos com menos indicadores de estereótipo.
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      SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • ANTONIO SALES
      Orientando(s)
      • SIMONE VILHALVA DERING
      • MAIKEL DA SILVA FERREIRA LUIZ
      Banca
      • ANTONIO SALES
      • ELIANE CERDAS LABARCE
      • Mestra Estela Mara de Andrade
      Resumo O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido no curso de Educação Cientifica com a finalidade de executar e avaliar uma sequência didática em sala de aula sobre alimentação saudável. Fundamentou-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam a promoção do tema Transversal Saúde, e que abordagens sobre a alimentação e a nutrição sejam partes do currículo do ensino de Ciências da Natureza. A sequência didática teve como objetivo sensibilizar estudantes das séries finais do ensino fundamental, sobre a alimentação saudável, por meio de uma série de atividades em sua maioria em grupos e algumas individuais utilizando como referencial a tipologia de conteúdos proposta por Antoni Zabala. A metodologia adotada foi a dialogia proposta por Paulo Freire. Após a análise dos discursos dos alunos durante as aulas ficou evidente a necessidade de temas como esse serem frequentemente trabalhados no ambiente escolar e familiar, pois apesar de conhecerem os riscos de uma alimentação inadequada e muitas vezes terem consciência dos próprios erros alimentares, os estudantes revelaram ter dificuldade em mudar seus hábitos e em estabelecer uma rotina alimentar adequada.

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      Introdução à química no ensino fundamental: Ideias prévias sobre a constituição da matéria
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
      Orientando(s)
      • ELSON BORGES DOS SANTOS
      • GABRIEL MOREIRA MOURÃO DÁI
      Banca
      • ELIANE CERDAS LABARCE
      • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
      • Mestra Estela Mara de Andrade
      Resumo O uso de imagens, modelos, analogias e metáforas para facilitar a aprendizagem é
      muito difundido, no entanto, aquilo que deveria ajudar, muitas vezes não auxilia de fato e
      apenas substitui uma linha de raciocínio por um esquema, cristalizando intuições (Gomes e
      Oliveira, 2007). Os autores também afirmam que um modelo deve ser apenas uma
      representação, portanto é preciso abstrair para que haja compreensão, já que as
      representações podem conduzir a ideias erradas de localização e funcionalidade, e de acordo
      com Arnold & Simpson (2007) mesmo na sala de aula, um ambiente controlado, os alunos
      não aprendem apenas aquilo que é ensinado e suas teorias próprias podem coexistir com as
      científicas afetando a assimilação da última.
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      Resultado de Sequência Didática sobre Soluções, Misturas e Separação de Misturas na Perspectiva de Zabala
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • ANTONIO SALES
      Orientando(s)
      • KARLA SANTOS DE ALMEIDA
      Banca
      • ANTONIO SALES
      • Doutor Dario Xavier Pires
      • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
      Resumo Este trabalho é resultado do desenvolvimento da aplicação de uma sequência didática voltada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, abordando, como temática, os conteúdos programáticos sobre Misturas e Separação de Misturas com o objetivo promover melhor aprendizado do conteúdo abordado em sala de aula, utilizando metodologias que permita ao estudante ser um agente ativo e crítico diante das atividades propostas pelo professor. Para isso foi utilizado como suporte teórico para análise dos resultados a tipologia de conteúdo proposta por Antoni Zabala. Considerando que as metodologias de abordagem tradicional vêm recebendo críticas constantes por não estimularem a participação dos estudantes no processo de aprendizagem, observou-se que a referida sequência trouxe melhor resultado.


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      Aquecimento Global: proposta de uma sequência didática para a compreensão do efeito estufa através do Educar pela Pesquisa.
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • EDMILSON DE SOUZA
      Orientando(s)
      • EVERTON KUNZLER BRONZONI
      Banca
      • Doutora Maria Celina Piazza Recena
      • Doutor Dario Xavier Pires
      • EDMILSON DE SOUZA
      Resumo O assunto “efeito estufa” é popular nas mídias, frequentemente em rodas de conversa, quando esta se trata dos danos causados pelo homem ao meio ambiente. O entendimento do aquecimento global depende da compreensão deste mecanismo. Recentemente vieram à tona críticas sobre o aquecimento global, com a afirmação, até por membros respeitados da comunidade científica, de que não passa de uma falácia. Para que se possa discutir o tema com autonomia e sem a influência de outros interesses, é necessária a compreensão do efeito estufa, que por sua vez exige o conhecimento de alguns conceitos físicos e químicos, cujo contato se dá no último ano do ensino fundamental, em ciências da natureza. O que se propõe é discutir a temática e proporcionar a aprendizagem de tais conceitos através do Educar pela Pesquisa, do autor Pedro Demo.

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      COMO DIMINUIR O CUSTO DA ÁGUA E DO ESGOTO APROVEITANDO A ÁGUA DAS CHUVAS NAS RESIDÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DE PROJETO EDUCACIONAL
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • EDMILSON DE SOUZA
      Orientando(s)
      • ILIDIA PEREIRA RODRIGUES
      Banca
      • EDMILSON DE SOUZA
      • Mestra Ana Lúcia Serrou Castilho
      • Mestra Estela Mara de Andrade
      Resumo A utilização do consumo consciente de água, a preservação do meio ambiente e o cuidado com a contaminação da
      água por meio do esgoto representam temas que demandam maiores estudos para promover novos hábitos sociais
      permitindo a preservação dos recursos naturais. A alfabetização científica de crianças no âmbito da Educação
      Formal, através do trabalho pedagógico com projetos educacionais, representa uma forma de motivar os estudantes
      no desenvolvimento de novos hábitos sociais a partir da investigação de maneira contextualizada. A pesquisa foi
      conduzida segundo a abordagem de projeto educacional e desenvolvida com estudantes da Escola Estadual São
      Francisco, em que foi investigada a redução dos custos envolvendo o consumo de água e esgoto. Os resultados
      confirmam que as atividades propostas e desenvolvidas através da abordagem de projetos educacionais alcançaram
      seus objetivos, entre elas o desenvolvimento de um aparato para explorar o reuso residencial de água, que
      contribuiu de maneira concreta para a aprendizagem, e, adicionalmente, permitiram o fortalecimento de
      habilidades sócio emocionais que auxiliaram na aproximação das atividades escolares com o núcleo familiar dos
      estudantes.
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      Sequencia didática Piagetiana sobre a relação da corrente elétrica e o brilho das lâmpadas em circuitos elétricos
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
      Orientando(s)
      • JOWILSON RIBAS NUNES
      Banca
      • ANTONIO SALES
      • Doutor Antonio Balbino Neto
      • MARIA CELINA PIAZZA RECENA
      Resumo É comum em sala de aula se deparar com o desinteresse do aluno para o estudo de física. Assim
      professores se desdobrar para deixar mais atrativo o que ensina a seus alunos. Nesse artigo busca-se nas
      teorias de Jean Piajet elaborar uma sequencia didática experimental pedagógica composta por um kit
      experimental e um roteiro experimental para que o aluno através da interação com o meio (experimento) e o
      social (grupo com seus colegas de sala, elaborarem juntos respostas para o questionamentos contido no
      roteiro através do observado na execução do experimento) e assim buscar a desequilibração, a acomodação
      nas estruturas previas promovendo assim aprendizagem.
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      REFLEXÕES SOBRE O USO DE TICs NA ESCOLA: ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVEM CATALOGO DIGITAL SOBRE FAUNA E BIOMA MS
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • EDMILSON DE SOUZA
      Orientando(s)
      • MÁRCIA DA SILVA TEIXEIRA CORREIA
      • ZENILCI GONÇALVES DO BONFIM ROMÃO
      Banca
      • Doutor Antonio Balbino Neto
      • EDMILSON DE SOUZA
      • Mestra Ana Lúcia Serrou Castilho
      Resumo O presente artigo tem como pressuposto uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem por investigação com abordagem na área de Ciências da Natureza aliada ao uso de TIC’s - Tecnologias da Informação e Comunicação na escola, procedimento pelo qual estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de pesquisar e desenvolver o Catálogo Digital sobre a Fauna nos Biomas de MS. O objetivo deste artigo é o de propor uma análise sob a ótica de alunos protagonistas do seu processo de aprendizagem aliado ao uso das TIC’s mediados pelo professor e, assim evidenciar a importância da prática pedagógica interativa e investigativa por meio da pesquisa e sistematização do conhecimento de forma efetiva. A proposta ocorreu em dois momentos sendo o primeiro destinado a abordagem do tema utilizando vídeos informativos, slides de imagens e filmes sobre o tema em estudos; num segundo momento, houve o direcionamento e dinamização para estudo, pesquisa e produção dos estudantes publicados no blog da escola. Nessa perspectiva, as práticas pedagógicas mediadas pelas TIC’s, se tornam mais significativas, dinâmicas, efetivas e oportunizou a aprendizagem efetiva. Além disso, a temática desenvolvida apresentou-se como um novo e instigante contexto para a atuação protagonista do estudante.

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      USO DE MODELOS DE CÉLULAS NAS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • ELIANE CERDAS LABARCE
      Orientando(s)
      • MILENA COENGA CATANANTE RAZUK
      • PAULICEIA ARCE RIBEIRO
      Banca
      • ELIANE CERDAS LABARCE
      • Mestra Carine Fernandes Botelho Custódio
      • Mestre Agnaldo de Oliveira
      Resumo A elaboração deste trabalho partiu da própria prática pedagógica e o seu objeto em estudo foi focado na elaboração de modelos e modelagens de células, no ensino de ciências com o 7º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado com 35 alunos que frequentam a Escola Estadual Patronato São Francisco, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para coletas de dados analisamos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas aulas práticas e em sala de aula. Concluímos que os alunos em aulas expositivas podem construir ideias equivocadas a respeito da citologia. A construção de modelo celular combinada com sua observação ao microscópio é fundamental para que o aluno não só compreenda e memorize as inúmeras funções celulares, mas entre em contato com aspectos importantes da natureza da própria ciência.

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      Classificação Biológica: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • ELIANE CERDAS LABARCE
      Orientando(s)
      • PAULO EDUARDO DALL'ACQUA
      Banca
      • Doutor Dario Xavier Pires
      • ELIANE CERDAS LABARCE
      • Mestre Agnaldo de Oliveira
      Resumo O ensino de biologia esbarra em várias dificuldades, uma vez que seus conceitos são baseados em experimentações e pesquisas, mas o ensino acaba por ser expositivo. Assim, elaboramos uma sequência didática (SD) que buscou o ensino sobre classificação biológica a partir de atividades de investigação. A SD foi elaborada e aplicada com 37 estudantes de uma escola pública estadual, contendo etapas para o seu desenvolvimento e uma avaliação. Nesta, mais de 83% dos estudantes conseguiram notas acima da média, e mais de 59% dos estudantes conseguiram notas acima de 8,0, indicando a eficácia da atividade. Assim, a elaboração dessa SD foi uma ferramenta eficaz, uma vez que os estudantes demonstraram interesse no tema, efetivamente participaram das atividades e apresentaram um aporte de aprendizagem, que foram demonstrados na avaliação proposta.
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      ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO ENFRENTAMENTO DA DENGUE A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR COM USO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
      Curso Especialização em Educação Científica
      Tipo Artigo Científico
      Data 24/11/2018
      Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • EDMILSON DE SOUZA
      Orientando(s)
      • VALDEMIR JOSÉ DA SILVA
      Banca
      • ANTONIO SALES
      • Doutor Antonio Balbino Neto
      • EDMILSON DE SOUZA
      Resumo Ler o mundo, ou as representações dele, requer um exercício constante no estabelecimento de
      relações para que ocorram as (re)significações. Na cidade de Campo Grande/MS, a dengue é
      um problema absolutamente relevante e, também, mantido pelas autoridades, no Estado e no
      País, como um problema sério no âmbito da saúde pública. As Escolas de Educação Básica,
      na compreensão dos proponentes desse estudo, por serem uma referência na formação do
      cidadão através da alfabetização científica, devem ocupar-se dos problemas presentes no
      tecido social e, através, da formação de consciência crítica no estudante, auxiliar, também no
      enfrentamento dos problemas cotidianos da vida do estudante. Nesse contexto, o presente
      estudo reúne um grupo de professores, em uma experiência multidisciplinar, na elaboração de
      uma sequência didática, que utiliza como abordagem o Educar pela Pesquisa, investigando as
      incidências de casos de dengue no período entre 2013 e 2016 e sua correlação com a
      segregação de bairros, dando destaque ao Bairro Aero Rancho. Este está concatenado
      diretamente com a proposta instituída pela Secretaria de Estado de Educação, no âmbito da
      formação de Escolas de Tempo Integral que adotam a pesquisa como princípio educativo.
      Foram selecionadas algumas produções de estudantes e submetidos à Análise de Conteúdo, o
      que identificou uma mudança na estrutura do discurso em dois momentos distintos da
      execução da sequência didática. A metodologia empregada, pautada no Educar pela Pesquisa,
      demonstrou, através das respostas dos estudantes, em todas as etapas, que é possível afirmar
      que as atividades propostas proporcionaram aprendizagem da temática, e, também, o
      desenvolvimento de uma postura crítica. Por fim, a abordagem investigativa auxiliou os
      estudantes a problematizarem as questões propostas sobre a incidência de dengue em Campo
      Grande, uma capital brasileira com uma estrutura urbana complexa, mas passível de ser
      estudada dentro do escopo curricular para o 7º ano do Ensino Fundamental.
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